Shell Starship 3.0 Unveiled To Drive New Era of Energy-Efficient Transport in Racing


 

Shell Starship 3.0 revelada para impulsionar uma nova era
de Transporte Energeticamente Eficiente em Corridas

Primeiro caminhão Classe 8 movido a gás natural a se juntar à frota da INDYCAR;
Nova tecnologia de rastreamento de emissões da NTT DATA anunciada

 A NTT INDYCAR SERIES e o Indianapolis Motor Speedway (IMS) continuam acelerando em direção a um futuro mais limpo com novas iniciativas reveladas em 15 de maio no icônico local de corrida.

Como parte de seu esforço mais amplo em direção a um evento com desperdício zero e redução de emissões operacionais, a INDYCAR e a IMS anunciaram a adição do Starship 3.0 da Shell — um transportador inovador movido a gás natural — à frota da série após a 109ª edição das 500 Milhas de Indianápolis apresentada pela Gainbridge.

O Shell Starship 3.0 servirá como o novo transportador para o Pennzoil Tech Inspection Trailer da INDYCAR pelo restante da temporada de 2025. Sua estreia representa um marco importante na estratégia de sustentabilidade de longo prazo da Penske Entertainment, que inclui investimentos em infraestrutura de reciclagem no local para programas de desvio de vidro e poliestireno no IMS e uma plataforma de rastreamento de emissões lançada recentemente para a INDYCAR, em parceria com a NTT DATA.

Uma nave estelar construída para o futuro

O Shell Starship 3.0 é equipado com um motor Cummins X15N™ a gás natural, tornando-se o primeiro caminhão Classe 8 movido a gás natural a operar em uma frota nacional de automobilismo na América do Norte. Ele transportará o Pennzoil Tech Inspection Trailer da INDYCAR, começando com o Chevrolet Detroit Grand Prix apresentado por Lear em 1º de junho.

Com um corpo leve de fibra de carbono, design aerodinâmico avançado, um sistema de câmera de substituição de espelho e óleo de motor a gás natural Shell Rotella, o Shell Starship foi projetado para demonstrar o que é possível quando a tecnologia de ponta de frete comercial encontra a responsabilidade ambiental.

“Integrar a Shell Starship às operações da INDYCAR é um próximo passo empolgante para demonstrar como tecnologias de ponta podem apoiar a logística do mundo real, ao mesmo tempo em que ajudam a reduzir as emissões de carbono”, disse Thomas Mueller, gerente geral de Transporte Rodoviário Comercial da Shell. “Isso é inovação em movimento, e estamos ansiosos para ver como a Starship se sairá em uma aplicação prática em ambientes exigentes.”

O Shell Starship é o resultado de um programa de inovação e testes de vários anos desenvolvido em colaboração com o Conselho Norte-Americano para Eficiência de Frete (NACFE), que verifica de forma independente os resultados do caminhão desde seu lançamento em 2018.

Motores movidos a gás natural, como o Cummins X15N, emitem menos CO₂ do que seus equivalentes a diesel tradicionais e podem funcionar com gás natural renovável (GNR), um combustível derivado de resíduos orgânicos intercambiável com GNC e GNL. Em algumas aplicações, o GNR pode até mesmo apresentar uma pontuação de intensidade de carbono negativa em comparação com combustíveis fósseis com base no ciclo de vida, dependendo das matérias-primas [1] , tornando-se uma ferramenta poderosa para a descarbonização do transporte.

Progresso baseado em dados: software de rastreamento de emissões da NTT DATA

Também foi anunciado hoje um novo software de monitoramento de emissões da NTT DATA, parceira oficial de tecnologia da NTT INDYCAR SERIES. Desenvolvido em parceria com a Penske, esta plataforma de gerenciamento de emissões com tecnologia de IA fornecerá à INDYCAR e seus parceiros insights baseados em dados sobre a pegada de carbono das operações e logística das corridas ao longo da temporada.

O sistema de ponta simplifica a contabilidade de carbono — o processo de cálculo de emissões de gases de efeito estufa — ao coletar, padronizar e transformar diversos dados de atividades em painéis em tempo real e relatórios personalizados, oferecendo insights práticos sobre o tamanho, a composição e a saúde geral dos dados de emissões.

“Como líder global em negócios digitais e serviços de tecnologia, a NTT DATA tem orgulho de apoiar a INDYCAR e seus parceiros em sua jornada de sustentabilidade”, disse David Costa, diretor de sustentabilidade e negócios da NTT DATA, Inc. “Nossa plataforma de software está capacitando a INDYCAR com recursos abrangentes de monitoramento e geração de relatórios de emissões, integrando perfeitamente dados de atividades operacionais e parcerias com fornecedores. Ao otimizar o processo de coleta de dados, estamos permitindo que a INDYCAR tome decisões informadas e baseadas em dados que contribuem para a redução da pegada ambiental.”

A Shell está entre as primeiras a adotar este software, que será lançado de forma mais ampla nas próximas semanas como parte do compromisso da INDYCAR com a transparência e a inovação ambiental. Esta colaboração estabeleceu uma base sólida para esforços conjuntos de sustentabilidade, ajudando a impulsionar as metas ambientais de longo prazo da Penske e permitindo sua aplicação em diversas plataformas esportivas.

Juntos, esses anúncios ressaltam a poderosa aliança entre Shell, NTT DATA e INDYCAR para impulsionar um futuro mais sustentável para as corridas, dentro e fora das pistas.

[1] Conselho de Recursos do Ar da Califórnia - Intensidades de Carbono Certificadas pelo Caminho LCFS | Conselho de Recursos do Ar da Califórnia : Intensidades de Carbono Certificadas pelo Caminho LCFS | Conselho de Recursos do Ar da Califórnia


Shell Starship 3.0 Unveiled To Drive New Era
of Energy-Efficient Transport in Racing
 
 

First Natural Gas-Powered Class 8 Truck To Join INDYCAR Fleet; 
New Emissions Tracking Technology from NTT DATA Announced

The NTT INDYCAR SERIES and Indianapolis Motor Speedway (IMS) continue accelerating toward a cleaner future with new initiatives unveiled May 15 at the iconic racing venue.

As part of their broader push toward a zero-waste event and reduced operational emissions, INDYCAR and IMS announced the addition of Shell’s Starship 3.0 – a groundbreaking, natural gas-powered transporter – to the series’ fleet after the 109th Running of the Indianapolis 500 presented by Gainbridge.

Shell Starship 3.0 will serve as the new transporter for INDYCAR’s Pennzoil Tech Inspection Trailer for the remainder of the 2025 season. Its debut marks a major milestone in Penske Entertainment’s long-term sustainability strategy, which includes investments in onsite recycling infrastructure for glass and polystyrene diversion programs at IMS and a recently launched emissions tracking platform for INDYCAR, in partnership with NTT DATA.

A Starship Built for the Road Ahead

Shell Starship 3.0 is powered by a Cummins X15N™ natural gas engine – making it the first natural gas-powered Class 8 truck operating within a national motorsports fleet in North America. It will haul INDYCAR’s Pennzoil Tech Inspection Trailer starting with the Chevrolet Detroit Grand Prix presented by Lear on June 1.

With a lightweight, carbon fiber body, advanced aerodynamic design, a mirror-replacement camera system and Shell Rotella natural gas engine oil, the Shell Starship is designed to demonstrate what’s possible when cutting-edge commercial freight technology meets environmental responsibility.

“Integrating Shell Starship into INDYCAR’s operations is an exciting next step in demonstrating how cutting-edge technologies can support real-world logistics while helping reduce carbon emissions,” said Thomas Mueller, general manager of Commercial Road Transport at Shell. “This is innovation in motion, and we look forward to seeing how the Starship performs in a practical application in demanding environments.”

Shell Starship is the result of a multiyear innovation and testing program developed in collaboration with the North American Council for Freight Efficiency (NACFE), which has independently verified the truck’s results since its inception in 2018.

Natural gas-powered engines, like the Cummins X15N, emit less CO₂ than traditional diesel counterparts and can run on renewable natural gas (RNG), a fuel derived from organic waste that’s interchangeable with CNG and LNG. In some applications, RNG can even deliver a negative carbon intensity score compared to fossil fuels on a life cycle basis, depending on feedstocks[1],making it a powerful tool for decarbonizing transport.

Data-Powered Progress: Emissions Tracking Software from NTT DATA

Also announced today was new emissions tracking software from NTT DATA, the Official Technology Partner of the NTT INDYCAR SERIES. Developed in partnership with Penske, this AI-powered emissions management platform will provide INDYCAR and its partners with data-driven insights into the carbon footprint of race operations and logistics throughout the season.

The cutting-edge system streamlines carbon accounting – the process of calculating greenhouse gas emissions – by collecting, standardizing and transforming diverse activity data into real-time dashboards and custom reports, offering actionable insights into the size, composition and overall health of emissions data.

“As a global leader in digital business and technology services, NTT DATA is proud to support INDYCAR and its partner in their sustainability journey,” said David Costa, chief sustainability, business officer, NTT DATA, Inc. “Our software platform is empowering INDYCAR with comprehensive emissions tracking and reporting capabilities, seamlessly integrating data from operational activities and vendor partnerships. By streamlining the data collection process, we're enabling INDYCAR to make informed, data-driven decisions that contribute to a reduced environmental footprint.”

Shell is among the early adopters of this software, which will be rolled out more broadly in the coming weeks as part of INDYCAR’s commitment to transparency and environmental innovation. This collaboration has laid a strong foundation for joint sustainability efforts, helping to drive Penske’s long-term environmental targets forward and enabling its application across multiple sports platforms.

Together, these announcements underscore the powerful alliance between Shell, NTT DATA, and INDYCAR to drive a more sustainable future for racing – on and off the track.

[1] California Air Resource Board - LCFS Pathway Certified Carbon Intensities | California Air Resources BoardLCFS Pathway Certified Carbon Intensities | California Air Resources Board

 



Por: Indycar 

Tradução: Autoral

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