Christian Lundgaard construindo uma base sólida para a futura corrida pelo título
Christian Lundgaard está discretamente preparando o cenário para o que ele espera ser uma futura corrida pelo campeonato da NTT INDYCAR SERIES.
Embora grande parte dos holofotes este ano tenham se voltado para seu companheiro de equipe na Arrow McLaren, Pato O'Ward, que teve um verão de nível de campeonato com 10 resultados entre os sete primeiros nas últimas 12 corridas, incluindo duas vitórias e dois segundos lugares, a recente ascensão de Lundgaard não deve passar despercebida.
Alex Palou garantiu seu quarto título da NTT INDYCAR SERIES – e o terceiro consecutivo – com um terceiro lugar em 10 de agosto no Portland International Raceway, capitalizando uma falha elétrica precoce que acabou com as esperanças de título de O'Ward. Enquanto isso, Will Power conquistou sua primeira vitória e a da Equipe Penske na temporada ao vencer o Grande Prêmio de Portland da BITNILE.COM, apresentado pela askROI. Essa foi uma vitória oportuna em um ano de contrato em que os planos de Power para 2026 permanecem incertos.
E Lundgaard?
Ele terminou em segundo em Portland, seu segundo segundo lugar consecutivo e o terceiro da temporada. Mais impressionante ainda, ele fez isso após ganhar o prêmio NTT P1 e cumprir uma punição de seis posições no grid por uma troca de motor não autorizada na sexta-feira à noite, o que o forçou a largar em sétimo.
"É uma pena terminar em segundo duas vezes", disse Lundgaard. "Sempre fico feliz em me decepcionar com um segundo lugar. Acho que essa é a mentalidade que você precisa ter."
Pessoalmente, acho que todos no carro 7 saíram de Portland com a sensação de 'vencemos naquele fim de semana'. Fomos o carro mais rápido durante todo o fim de semana. Tivemos uma penalidade de motor, mas voltamos para o segundo lugar. Tive que segurar o Alex Palou, que venceu oito corridas nesta temporada. Estivemos lá com a Power durante todo o fim de semana. Sem a penalidade, não tenho dúvidas de que poderíamos ter tido um resultado melhor.
Desde que chegou à Arrow McLaren nesta temporada e assumiu o comando do Chevrolet nº 7, Lundgaard conquistou seis pódios em 15 largadas. Esse carro havia conquistado apenas quatro pódios em 81 largadas antes de sua chegada.
Ele já tem tantos pódios nesta temporada quantos conseguiu em 52 largadas com a Rahal Letterman Lanigan Racing.
“A trajetória da equipe é apenas ascendente, e estou animado para os próximos anos”, disse ele.
Para dar o próximo passo, porém, Lundgaard sabe que precisa melhorar nos ovais.
Estatisticamente, as pistas circulares continuam sendo seu tipo de pista mais fraco. Em 21 largadas em ovais na carreira, sua média de chegada é de 16,38. Em comparação, sua média em circuitos de rua é de 11,05 (18 largadas) e em circuitos de rua é de 8,35 (28 largadas).
Ainda assim, há um progresso claro. Seu melhor resultado em um oval, um sexto lugar, foi em sua largada mais recente no mês passado, no Iowa Speedway. Seu segundo melhor resultado: nono lugar, na temporada passada, na Milwaukee Mile. Este ano, sua média em ovais é de 14,25, uma melhora em relação a 2022 (18,4), 2023 (17,6) e 2024 (15,28).
Parte da melhoria do oval de 2025 é Lundgaard admitindo que ainda tinha muito a aprender sobre ovais depois de se juntar à Arrow McLaren.
“Há uma base sendo construída este ano para o ano que vem porque realmente sinto que estou reaprendendo tudo”, disse Lundgaard.
Participando da Snap-on Milwaukee Mile 250 de domingo (14h, horário do leste dos EUA, FOX, aplicativo FOX Sports, INDYCAR Radio Network), Lundgaard ocupa o quarto lugar na pontuação, apenas 14 atrás de Scott Dixon, em terceiro. Com duas corridas restantes, ambas em pistas ovais na Milwaukee Mile e no Nashville Superspeedway (31 de agosto), ele tem a chance de colocar dois carros da Arrow McLaren entre os três primeiros no final do campeonato.
Isso seria uma afirmação, considerando a empresa que ele está perseguindo. Entre Palou e Dixon, há 10 campeonatos da categoria. O'Ward está na Arrow McLaren há seis temporadas.
"Tirando o carro número 10, fomos os segundos melhores em circuitos de rua", disse Lundgaard. "Tivemos corridas de rua em que tivemos dificuldades, mas ainda assim obtivemos bons resultados. Se conseguirmos completar o circuito oval no ano que vem e formos consistentes lá, estaremos na briga pelo título."
Foi isso que o carro número 10 fez este ano. Alex nunca tinha vencido um oval, então ele venceu as 500 Milhas de Indianápolis, depois Iowa. Foi uma temporada completa para ele.
Scott Dixon está sempre lá. E eu vi tudo em primeira mão das performances do Pato. Há muito pouca diferença entre nós.
"Ano que vem? Não acho que eles vão estar na frente. Acho que vão ficar para trás."
É por isso que as duas últimas corridas importam. Lundgaard buscará Dixon pelo terceiro lugar na pontuação ou se concentrará em ganhar experiência em ovais para construir um notebook mais forte para a corrida pelo título da Astor Cup de 2026?
"Ambos, honestamente", disse Lundgaard. "Há uma linha tênue. Você quer aprender o máximo possível, e acho que você aprende mais atacando. Você não vai aprender muito recuando ou fugindo da estratégia só para ser diferente."
Uma coisa que aprendi este ano, em maio, em Indianápolis, é que você precisa correr com as pessoas com quem quer correr. São os carros velozes. A mentalidade não é: 'Vamos construir para o ano que vem'. Acho que construímos indo em frente agora.”
Christian Lundgaard is quietly setting the stage for what he hopes is a future NTT INDYCAR SERIES championship run.
While much of the spotlight this year has been on his Arrow McLaren teammate Pato O’Ward, who delivered a championship-caliber summer with 10 top-seven finishes in the last 12 races, including two wins and two runner-up results, Lundgaard’s recent surge shouldn’t go unnoticed.
Alex Palou locked up his fourth NTT INDYCAR SERIES title – and his third in a row – with a third-place finish Aug. 10 at Portland International Raceway, capitalizing on an early electrical failure that ended O’Ward’s title hopes. Meanwhile, Will Power earned his and Team Penske’s first win of the season by capturing the BITNILE.COM Grand Prix of Portland presented by askROI. That was a timely victory in a contract year when Power’s 2026 plans remain uncertain.
And Lundgaard?
He finished second at Portland, his second consecutive runner-up finish and third of the season. Even more impressively, he did so after earning the NTT P1 Award and serving a six-spot grid penalty for an unapproved engine change Friday night, forcing him to start from seventh.
“It sucks finishing second twice,” Lundgaard said. “I'm always happy to be disappointed with a second. I think that's the mentality you need to have.
“Personally, I think everybody on the 7 car left Portland with a feeling of, ‘We won that weekend.’ We were the fastest car all weekend. We had an engine penalty, but we drove back to second. I had to hold off Alex Palou, who’s won eight races this season. We were right there with Power all weekend. Without the penalty, I have no doubt we could’ve had a better result.”
Since joining Arrow McLaren this season and taking over the No. 7 Chevrolet, Lundgaard has six podium finishes in 15 starts. That car had just four podiums in 81 starts before his arrival.
He already has as many podiums this season than he managed in 52 starts with Rahal Letterman Lanigan Racing.
“The trajectory the team is on is only upward, and I'm excited for the years to come,” he said.
To take the next step, though, Lundgaard knows he must improve on ovals.
Circle tracks remain his weakest track type statistically. Across 21 career oval starts, his average finish is 16.38. By comparison, his average on street circuits is 11.05 (18 starts), and on road courses it's 8.35 (28 starts).
Still, there’s clear progress. His best oval finish of sixth came in his most recent oval start last month at Iowa Speedway. His second-best: ninth, last season at the Milwaukee Mile. This year, his oval average is 14.25, an improvement over 2022 (18.4), 2023 (17.6) and 2024 (15.28).
Part of the 2025 oval improvement is Lundgaard admitting he still had plenty to learn about ovals once joining Arrow McLaren.
“There’s a foundation being built this year for next year because I really feel like I’m relearning it all,” Lundgaard said.
Entering Sunday’s Snap-on Milwaukee Mile 250 (2 p.m. ET, FOX, FOX Sports app, INDYCAR Radio Network), Lundgaard sits fourth in points, just 14 behind Scott Dixon in third. With two races remaining, both on ovals at Milwaukee Mile and Nashville Superspeedway (Aug. 31), he has a chance to put two Arrow McLaren cars inside the top three at the end of the championship.
That would be a statement, considering the company he's chasing. Between Palou and Dixon, there are 10 series championships. O’Ward has been with Arrow McLaren for six seasons.
“Apart from the 10 car, we’ve been the second-best on road courses,” Lundgaard said. “We’ve had street races where we struggled but still got good results. If we can complete the oval circle next year and be consistent there, we’re in a title fight.
“That’s what the 10 car has done this year. Alex had never won an oval, then he wins the (Indianapolis) 500, then Iowa. It’s been a complete season for him.
“Scott Dixon is just always there. And I’ve seen everything first-hand from Pato’s performances. There’s very little between us.
“Next year? I don’t think they’ll be ahead. I think they’ll be behind.”
That’s why the final two races matter. Does Lundgaard pursue Dixon for third in points or focus on gaining oval experience to build a stronger notebook for a 2026 Astor Cup championship trophy run?
“Both, honestly,” Lundgaard said. “There’s a fine line. You want to learn as much as possible, and I think you learn the most by attacking. You’re not going to learn much by hanging back or running off-strategy just to be different.
“One thing I learned this year in May at Indy is you have to run with the people you want to race with. That’s the fast cars. The mentality isn’t, ‘Let’s build for next year.’ I think we build by going for it now.”
Por: Indycar
Tradução: Autoral
Comentários
Postar um comentário