Oval Aces busca vitória decisiva em Milwaukee e Nashville
A primeira dessas corridas de encerramento da temporada é a Snap-on Milwaukee Mile 250, neste fim de semana, na Milwaukee Mile (domingo, 14h, horário do leste dos EUA, FOX, aplicativo FOX Sports, INDYCAR Radio Network). O evento do ano passado foi uma rodada dupla, o que significa que há dois pilotos especialmente ansiosos para retornar ao circuito oval de 1,6 km mais histórico do país.
Pato O'Ward, da Arrow McLaren, e Scott McLaughlin, da Team Penske, foram os vencedores da corrida em Milwaukee há um ano. O'Ward venceu duas corridas nesta temporada, incluindo a primeira de duas realizadas no Iowa Speedway em julho. Segundo na classificação, ele não consegue ultrapassar o campeão da série, Alex Palou, da Chip Ganassi Racing, mas quer manter o companheiro de equipe de Palou, Scott Dixon, atrás dele. A vantagem considerável de Palou sobre o hexacampeão da série é de 64 pontos.
McLaughlin está em uma situação diferente.
O neozelandês, como toda a equipe Penske, está passando por uma temporada difícil. McLaughlin ainda não venceu uma corrida, e esta será a primeira vez como piloto nesta categoria que ele não melhorou – ou pelo menos manteve – sua posição na temporada. Desde que terminou em 14º como estreante em 2021, McLaughlin terminou em quarto, terceiro e terceiro lugares no campeonato, mas está em 11º lugar este ano, dois pontos atrás de David Malukas, da AJ Foyt Racing. McLaughlin venceu três corridas em cada uma das duas últimas temporadas, incluindo a do ano passado.
Josef Newgarden é outro piloto da Team Penske que ainda busca sua primeira vitória na temporada. O bicampeão da categoria venceu pelo menos uma corrida em cada uma das últimas 10 temporadas e, em nove desses anos, venceu duas ou mais corridas. Em 2022, conquistou cinco vitórias, o melhor resultado de sua carreira, e no ano seguinte, quatro.
A favor de Newgarden para as próximas duas corridas está sua excelência em ovais curtos. Ele tinha um carro forte no World Wide Technology Raceway em junho, quando, como um dos principais candidatos à vitória, foi atingido em um assustador acidente na reta frontal. No mês passado, em Iowa, Newgarden se classificou nas quatro primeiras posições para ambas as corridas, terminando em segundo e décimo, respectivamente, com um total de 304 voltas lideradas.
McLaughlin e Newgarden foram os vencedores do prêmio Milwaukee NTT P1 do ano passado.
O'Ward e Palou, agora tetracampeão da série, venceram as corridas de Iowa. Kyle Kirkwood, da Andretti Global, venceu na World Wide Technology Raceway. Aguarde que todos eles estejam na disputa para chegar à linha de chegada no domingo.
Conor Daly, da Juncos Hollinger Racing, é outro piloto ansioso para retornar a Milwaukee. Ele terminou em terceiro na primeira corrida do ano passado, um de seus dois pódios na carreira, e teve 51 ultrapassagens, o recorde da temporada, para conquistar posições. Daly também tem um histórico de boas corridas em ovais curtos. Sua única pole position na categoria foi em Iowa, em 2020. Este ano, ele terminou em sexto no World Wide Technology Raceway e em sétimo na primeira corrida em Iowa.
Santino Ferrucci, da AJ Foyt Racing, terminou em quarto lugar nas duas corridas de Milwaukee no ano passado. Ele terminou em quinto em junho deste ano no World Wide Technology Raceway e, assim como Daly, obteve seus melhores resultados em pistas ovais. Ele foi um dos nove pilotos a liderar em Milwaukee no ano passado.
A disputa pelo título de Estreante do Ano deve ser acirrada. Louis Foster, da Rahal Letterman Lanigan Racing, tem seis pontos de vantagem sobre Robert Shwartzman, da PREMA Racing. Shwartzman tem tido resultados melhores nos ovais, incluindo duas colocações entre os 10 primeiros (nono na segunda corrida de Iowa e décimo no World Wide Technology Raceway, além da pole position nas 500 Milhas de Indianápolis, apresentada pela Gainbridge). O melhor resultado de Foster no oval foi um 12º lugar no Indianapolis Motor Speedway.
É hora de se mexer. Depois de Milwaukee, a série segue para Nashville Superspeedway para o Borchetta Bourbon Music City Grand Prix, que encerra a temporada e é apresentado pela WillScot, no domingo, 31 de agosto.
The NTT INDYCAR SERIES season is down to this: Two ovals on two Sundays.
The first of these season-ending races is this weekend’s Snap-on Milwaukee Mile 250 at the Milwaukee Mile (Sunday, 2 p.m. ET, FOX, FOX Sports app, INDYCAR Radio Network). Last year’s event was a doubleheader, which means there are two drivers especially eager to return to the country’s most historic 1-mile oval.
Arrow McLaren’s Pato O’Ward and Team Penske’s Scott McLaughlin were Milwaukee’s race winners a year ago. O’Ward has won two races this season, including the first of two held at Iowa Speedway in July. Second in the standings, he cannot overtake series champion Alex Palou of Chip Ganassi Racing, but he wants to keep Palou’s teammate, Scott Dixon, behind him. Palou’s sizable advantage on the six-time series champion is 64 points.
McLaughlin is in a different situation.
The New Zealander is, like all of Team Penske, enduring a difficult season. McLaughlin has yet to win a race, and this will be the first time as a driver in this series that he hasn’t improved – or at least maintained -- his season standing. Since finishing 14th as a rookie in 2021, McLaughlin has finished fourth, third and third in the championship, but he is 11th this year, two points behind AJ Foyt Racing’s David Malukas. McLaughlin has won three races each of the past two seasons, including last year.
Josef Newgarden is another Team Penske driver still chasing his first win of the season. The two-time series champion has won at least one race each of the past 10 seasons, and in nine of those years, he won two or more races. In 2022, he won a career-best five, and the next year he won four.
Working in Newgarden’s favor for the next two races is his past excellence on short ovals. He had a strong car at World Wide Technology Raceway in June when, as one of the top contenders to win, he was collected in a frightening frontstretch accident. Last month at Iowa, Newgarden qualified in the first four positions for both races, finishing second and 10th, respectively, with a combined 304 laps led.
McLaughlin and Newgarden were last year’s Milwaukee NTT P1 Award winners.
O’Ward and Palou, who is now a four-time series champion, won the Iowa races. Andretti Global’s Kyle Kirkwood won at World Wide Technology Raceway. Look for all of them to be in the mix to reach victory lane Sunday.
Juncos Hollinger Racing’s Conor Daly is another driver eager to return to Milwaukee. He finished third in last year’s first race, one of his two career podium finishes, and he had a season-high 51 passes for position. Daly also has a history of strong runs on short ovals. His only series pole came at Iowa in 2020. This year, he finished sixth at World Wide Technology Raceway and was seventh in the first Iowa race.
AJ Foyt Racing’s Santino Ferrucci finished fourth in both Milwaukee races last year. He finished fifth this June at World Wide Technology Raceway and, like Daly, has had his best results on oval tracks. He was one of nine drivers to lead at Milwaukee last year.
The Rookie of the Year battle figures to go down to the wire. Louis Foster of Rahal Letterman Lanigan Racing leads PREMA Racing’s Robert Shwartzman by six points. Shwartzman has had better results on the ovals, including a pair of top-10 finishes (ninth in the second Iowa races and 10th at World Wide Technology Raceway to go with his pole for the Indianapolis 500 presented by Gainbridge). Foster’s best oval finish was 12th at Indianapolis Motor Speedway.
It’s time to get busy. After Milwaukee, the series heads to Nashville Superspeedway for the season-ending Borchetta Bourbon Music City Grand Prix presented by WillScot on Sunday, Aug. 31.
Por: Indycar
Tradução: Autoral
Comentários
Postar um comentário