INDYCAR ANUNCIA PENALIDADES EM ST PETERSBURGO
A INDYCAR anunciou penalidades para a equipe Penske, incluindo desqualificações para o nº 2 (piloto Josef Newgarden) e nº 3 (Scott McLaughlin) e uma penalidade de 10 pontos para o nº 12 (Will Power) do Firestone Grand Prix de St. Petersburgo apresentado pela RP Funding no domingo, 10 de março, nas ruas de São Petersburgo.
A equipe Penske violou os seguintes parâmetros “Push to Pass”:
- Regra 14.19.15. Um indicador para ativar o Push to Pass será enviado via comunicação CAN do farol de cronometragem e pontuação a bordo do carro para o registrador de dados da equipe. Este sinal deve ser transmitido à ECU sem modificações e ininterruptamente durante todas as provas de percurso em estrada e rua.
- Regra 14.19.16. As largadas de corrida e qualquer reinício de corrida que ocorra antes da volta anterior à bandeira branca ou antes dos três minutos restantes em um evento de corrida cronometrado terão o sistema Push to Pass desativado e serão habilitados para um determinado carro assim que esse carro atingir a largada alternativa. /Linha de chegada.
De acordo com o regulamento, a violação é considerada uma Penalidade de Procedimento de Corrida (9.2.2.), que inclui o direito de reposicionar o Piloto/Carro na postagem ou nos resultados, com uma desclassificação (9.2.2.6.) que inclui a perda de pontos e prêmios.
Durante a sessão de aquecimento de domingo, 21 de abril, antes do Grande Prêmio Acura de Long Beach, a INDYCAR descobriu a possível violação das regras da equipe.
Uma extensa revisão dos dados da corrida nas ruas de São Petersburgo revelou que a equipe Penske manipulou o sistema de ultrapassagem para que os carros nº 2, 3 e 12 tivessem a capacidade de usar Push to Pass nas largadas e relargadas. De acordo com o livro de regras da INDYCAR, o uso de ultrapassagens não está disponível durante as corridas do campeonato até que o carro alcance a linha alternativa de largada e chegada.
Foi determinado que o nº 2 e o nº 3 ganharam uma vantagem competitiva ao usar Push to Pass nas reinicializações, enquanto o nº 12 não.
Além disso, todas as três inscrições foram multadas em US$ 25.000 e perderão todos os prêmios em dinheiro associados à corrida nas Ruas de São Petersburgo.
“A integridade do campeonato INDYCAR SERIES é fundamental para tudo o que fazemos”, disse o presidente da INDYCAR, Jay Frye. “Embora a violação não tenha sido detectada em São Petersburgo, a INDYCAR descobriu a manipulação durante o aquecimento de domingo em Long Beach e imediatamente abordou o problema, garantindo que todos os carros estivessem em conformidade para o Grande Prêmio Acura de Long Beach. A partir da corrida desta semana no Barber Motorsports Park, novos procedimentos de inspeção técnica serão implementados para impedir esta violação.”
Devido à penalidade de desqualificação do nº 2, o nº 5 da Arrow McLaren dirigido por Pato O'Ward é agora creditado com a vitória nas ruas de São Petersburgo.
Os resultados finais oficiais atualizados da corrida de São Petersburgo estão disponíveis aqui com a classificação atualizada da temporada de 2024 disponível aqui .
Os membros podem contestar a imposição das penalidades detalhadas nos procedimentos de revisão e apelação do livro de regras da NTT INDYCAR SERIES.
“Infelizmente, o software Push to Pass não foi removido como deveria ter sido, após os testes híbridos recentemente concluídos nos carros da Team Penske Indy”, disse o presidente da Team Penske, Tim Cindric. “Este software permitiu que o Push to Pass fosse implantado durante as reinicializações na corrida do Grande Prêmio de São Petersburgo, quando não deveria ter sido permitido. O carro nº 2 dirigido por Josef Newgarden e o carro nº 3 dirigido por Scott McLaughlin implantaram o Push to Pass na reinicialização, o que violou as regras da INDYCAR. A equipe Penske aceita as penalidades aplicadas pela INDYCAR.”
Por: Indycar
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