Cup Series fará história com evento na Cidade do México em 2025

 



Autoridades da NASCAR anunciaram na terça-feira que a Cup Series acontecerá no México na próxima temporada, adicionando o primeiro evento internacional de pontos na história moderna da divisão ao calendário de 2025.

A corrida histórica está marcada para domingo, 15 de junho, no Autódromo Hermanos Rodríguez, na Cidade do México, capital do país. Uma corrida complementar para a NASCAR Xfinity Series está marcada para o dia anterior. O evento da Cup Series será transmitido ao vivo no Prime Video, enquanto a disputa da Xfinity Series de sábado será transmitida ao vivo na The CW.

“Isso está no nosso radar há muito tempo”, disse Ben Kennedy, vice-presidente executivo da NASCAR, diretor de inovação em locais e corridas. “Temos falado sobre a iteração contínua da nossa programação, certo? Você pode voltar alguns anos, fomos a novos mercados como Nashville e Austin, Texas. Fomos ao Coliseum para o Clash. … Fomos à nossa primeira corrida de rua no centro de Chicago, e esta será outra estreia para nós de muitas maneiras. Este será certamente um evento monumental para nós, a primeira vez que iremos ao sul da fronteira.”

RELACIONADO: Como ser notificado sobre o lançamento do cronograma de 2025

Embora um evento da Cup Series com pagamento de pontos no México seja o primeiro, a NASCAR há muito tempo mantém uma posição no país. O circuito Hermanos Rodríguez sediou quatro corridas da Xfinity Series de 2005 a 2008, e três estrelas atuais da Cup Series estão entre seus vencedores — Martin Truex Jr., Denny Hamlin e Kyle Busch.

A NASCAR também sancionou a NASCAR México Series desde sua formação em 2004, e o circuito Hermanos Rodríguez será o local da final da temporada deste ano em 3 de novembro. O piloto mexicano da Cup Series, Daniel Suárez — que venceu a abertura da temporada da série no Los Angeles Memorial Coliseum em fevereiro — está entre aqueles que saíram dessa turnê.

“Isto, para mim, é como um sonho”, disse Suárez no anúncio de terça-feira. “Este é realmente um sonho que se tornou realidade. Exatamente 10 anos atrás, eu estava aqui correndo na NASCAR México em 2014, e ganhei uma corrida aqui antes de deixar a NASCAR México e me mudar em tempo integral para a NASCAR Xfinity Series em 2015, e eu sabia que alguns, alguns anos antes do meu tempo, a NASCAR Xfinity Series teve a oportunidade de vir para o México por alguns anos e eu me lembro de pensar que sonho seria para mim correr a NASCAR Cup Series um dia no meu país. Eu me lembro de pensar isso, e avançando agora nove anos depois, e aqui estamos na Cidade do México.”

Kennedy disse que a parceria com a Cidade do México é um acordo plurianual, e a expansão da pegada da Cup Series para fora das fronteiras dos Estados Unidos marca o mais recente passo inovador dado pelos criadores de cronograma da NASCAR nas últimas temporadas. A Cup Series realizou duas corridas no Canadá em seus primeiros anos — um evento de 1952 vencido por Buddy Shuman no Stamford Park em Niagara Falls, Ontário, e um encontro de 1958 no Canadian Exposition Stadium em Toronto, onde Lee Petty prevaleceu e seu filho, Richard, fez a primeira de suas 1.184 largadas recordes da Cup. A série também realizou uma série de corridas de exibição no Japão de 1996 a 1998.

RELACIONADO: Conexões da NASCAR com o México ao longo dos anos

Kennedy disse que retornar a principal divisão do esporte ao cenário global sempre foi uma prioridade.

“É enorme”, disse Kennedy. “Quando falamos como uma equipe de liderança sobre onde sentimos que estão nossas maiores oportunidades de crescimento como esporte, o internacional é sempre uma das primeiras coisas que surgem. … Trouxemos a Craftsman Truck Series para o Canadá por vários anos, tivemos a Xfinity Series no México. Este é um momento monumental para o nosso esporte no sentido de que este é o nosso primeiro passo para realmente levar a Cup Series internacionalmente, e acho que isso pode nos preparar para o futuro em novos mercados potenciais. Acho que fomos honestos sobre nosso interesse em levar nossa Cup Series para o exterior, seja ao norte ou ao sul da fronteira, e então, conforme falamos sobre algumas de nossas outras corridas, há oportunidades para levarmos a Cup Series ainda mais longe do que isso.

“Então, vai ser um grande projeto para nós. Há muitas perguntas que temos. Tenho certeza de que a indústria também terá algumas perguntas, mas estou animado para assumir isso e ir para um dos maiores mercados — não apenas no país, mas no mundo — vai ser enorme para o nosso esporte.”

A pista da Cidade do México — que tem circuito de rua e configurações ovais — sediou várias séries desde sua construção em 1959. O circuito, nomeado em homenagem aos irmãos de corrida Ricardo e Pedro Rodríguez logo após sua inauguração, foi remodelado em 2015 e sediou oito grandes prêmios de Fórmula 1 desde então.

A NASCAR usou um layout de 2,518 milhas durante as corridas da Xfinity Series em 2005-08, aquém do percurso completo de 2,674 milhas e 17 curvas. Kennedy disse que os comprimentos das corridas para as corridas da Cup e da Xfinity Series estavam em desenvolvimento.

Kennedy disse que a NASCAR fará parceria com a OCESA, que promove o Grande Prêmio da Cidade do México de Fórmula 1 e organizou outros eventos de entretenimento de grande escala no país.

“Na OCESA, nos dedicamos a entreter as pessoas, e isso nos posicionou como a plataforma de eventos ao vivo mais poderosa do México e da América Latina, bem como uma das mais importantes globalmente”, disse Alejandro Soberón, fundador e CEO da OCESA. “A chegada da NASCAR Cup Series ao nosso país reflete o crescimento significativo que o automobilismo tem experimentado no México, uma conquista na qual a Escudería Telmex desempenhou um papel importante ao promover a NASCAR Mexico Series e apoiar pilotos como Daniel Suárez.”

Kennedy também confirmou que o Richmond Raceway passaria de dois fins de semana anuais de corrida da NASCAR para um fim de semana em 2025 para acomodar a adição da Cidade do México.

“Ainda estamos comprometidos com Richmond”, disse Kennedy. “É uma pista importante, um mercado importante certamente, conforme pensamos sobre onde nossos fãs da NASCAR estão hoje. Vimos algumas histórias emocionantes certamente saindo dessa pista nos últimos anos e estamos animados para continuar lá no ano que vem, fazer um grande evento para nossos fãs e colocar muita energia e recursos nesse evento.”

Quanto à energia da grande revelação de terça-feira, Kennedy elogiou a recepção da mídia nacional e dignitários. A lista completa para o calendário da NASCAR de 2025 foi anunciada apenas parcialmente, mas o esporte adicionou novos locais à programação por cinco anos consecutivos.

Agora, diz Kennedy, o planejamento de logística, transporte e montagem começa com o suporte local para um evento que acontecerá em menos de um ano.

“Estou certo de que isso também é apenas o começo”, disse Kennedy. “Temos 10 meses de planejamento pela frente e muitas outras oportunidades de fazer anúncios que levem a esse evento. Então, você sabe, estou animado para continuar a impulsionar essa energia até junho do ano que vem.”



Por: Assessoria de imprensa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Novo carro da NASCAR Brasil simboliza evolução e mentalidade de futuro

A equipe AJ Foyt Racing contrata Caio Collet para pilotar em 2026

Grupo Automotivo Bommarito 500 Muda para o horário nobre de domingo na FOX