Fórmula E: Oliver Rowland, da Nissan, desbanca dupla da Porsche e vence E-Prix Hankook Cidade do México

 


Oliver Rowland, da Nissan, fez ultrapassagens heroicas no final da prova para quebrar o domínio da Porsche na 2ª etapa da Temporada 11 da Fórmula E, no E-Prix Hankook da Cidade do México de 2025, que teve 40 mil pessoas esgotando a capacidade das arquibancadas, assim como ocorreu no E-Prix de São Paulo, em dezembro. O piloto inglês desbancou a dupla da Porsche, António Félix da Costa e Pascal Wehrlein.

Pascal Wehrlein havia conseguido sua segunda Pole Position consecutiva, levando mais um Troféu Julius Baer, fechando a Fila 1 no grid com o companheiro de equipe Da Costa, no circuito Autódromo Hermanos Rodríguez. Rowland, enquanto isso, se culpou após um erro que o deixou na quarta posição, atrás de Jean-Éric Vergne, da DS Penske.

Na corrida, Rowland se posicionou bem enquanto a prova se encaminhava para o clímax, usando seu segundo MODO ATAQUE no final. Um Safety-Car quase estragou seu impulso de 6 minutos com 50 kW extras e tração nas quatro rodas, mas na volta 31 a pista estava limpa e o piloto da Nissan tinha um minuto restante daquele impulso para tirar vantagem e ultrapassar o então líder da Costa, o atual campeão Wehrlein e Jake Dennis (Andretti Racing).

Uma série impressionante de ultrapassagem se seguiu enquanto o Porsche Taycan GT usado como Safety-Car retornou aos boxes para liberar o pelotão. Rowland passou por Dennis na Curva 1, Wehrlein na chicane com uma frenagem tardia passou o líder da Costa, enquanto a fila se dirigia para o estádio Foro Sol.

Primeiro troféu no México para Rowland, que agora venceu duas das últimas três corridas, de quebra encerrando a sequência de quatro temporadas de vitórias de carros com motorização da Porsche no México.

 Os pilotos de fábrica da Porsche tinham um pouco de energia de vantagem sobre Rowland, mas nenhum deles conseguiu realizar a manobra conforme as voltas passavam - da Costa superou o companheiro de equipe Wehrlein para ficar na P2. Dennis lamenta uma oportunidade perdida, com o campeão na Temporada 9, tendo liderado após a primeira rodada de ativações do MODO ATAQUE. Ainda assim, foi seu melhor resultado desde Misano no ano passado.

Os DS PENSKE de Jean-Eric Vergne e Maximilian Guenther ficaram em quinto e sexto, a dupla usando uma estratégia similar àquela de Rowland, com ativações tardias do MODO ATAQUE, mas arruinados por uma das duas entradas do Safety-Car. Stoffel Vandoorne (Maserati MSG Racing) seguiu em sétimo, com mais pontos para Nyck de Vries (Mahindra Racing) em oitavo. Nico Mueller (Andretti) e Taylor Barnard (NEOM McLaren) completaram o Top 10.

Tudo isso fez com que da Costa assuma o topo da Classificação de Pilotos, à frente de Rowland, com 37 pontos a 25, enquanto a Porsche lidera sobre a NEOM McLaren na tabela de Equipes, com 58 pontos a 29. A Porsche lidera, com a Nissan em segundo, no Campeonato Mundial de Construtores.

Pilotos, equipes e público da Fórmula E voltam a se encontrar dentro de um mês, para rodada dupla nos dias 14 e 15 de fevereiro, com o E-Prix de Jeddah, na Arábia Saudita. As provas 3 e 4 marcam a primeira vez em que a competição corre no traçado de Corniche, que também recebe a Fórmula 1.

Por: Assessoria de imprensa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Castroneves e Trackhouse utilizarão a isenção provisória aberta para garantir Daytona 500

Grupo Automotivo Bommarito 500 Muda para o horário nobre de domingo na FOX

Fórmula E revela lista completa de celebridades e programação do Evo Sessions, em Miami