Tudo o que rolou nas 24 horas de Daytona
A largada foi tranquila para o BMW #24, que manteve a liderança na classe GTP com Dries Vanthoor, pole position na classificação de quinta-feira (23). Nick Yelloly, no Acura #93 da Meyer Shank, garantiu o segundo lugar, enquanto Felipe Nasr, com o Porsche #7, ficou em terceiro, seguido por Jack Aitken no Cadillac #31, que conta também com Felipe Drugovich.
Ainda na
primeira hora, Aitken ultrapassou Nasr, e Tom Blomqvist, no Acura #60, também
deixaram o brasileiro para trás, assumindo a quarta posição. Logo na largada,
houve o primeiro incidente: Nick Boulle perdeu o controle do #2 da United
Motorsports, rodou e caiu para a final do grid da LMP2, ficando para trás até
os carros da classe GT.
Na GTD Pro, o
BMW #48, programado por Dan Harper e que tem Augusto Farfus na equipe, assumiu
a liderança nos primeiros minutos. Embora tenha sido superado momentaneamente
pela Lamborghini #9 de Andrea Caldarelli, retomou a ponta e terminou a primeira
hora na liderança. Na GTD, Elliott Skeer, no Porsche #120 da Wright
Motorsports, e Franck Perera, na Lamborghini #78 da Forte Racing, travaram uma
disputa acirrada.
Na LMP2, Ben
Keating, no carro #52, largou na frente, mas perdeu a liderança após escapar da
pista, permitindo que PJ Hyett, no #99, assumisse a ponta, seguido por Chris
Cumming no #73, da equipe de Pietro Fittipaldi . Enquanto isso, Gar Robinson,
no #74 de Felipe Massa e Felipe Fraga, se manteve na oitava posição da LMP2.
A primeira
grande decepção veio antes da terceira hora: Mirko Bortolotti, que havia
figurado entre os quatro primeiros na primeira rodada de pit-stops, resolveu
problemas e recolheu um Lamborghini #63 para a garagem. Outro contratempo
ocorreu com Kaku Ohta, que saiu da pista com o Acura #93, caindo para 11º
lugar. Para piorar, Rodrigo Sales, líder da LMP2 com o #52, foi punido por
ultrapassar o limite de velocidade no pit-lane.
Dries Vanthoor
perdeu a liderança após um erro no pit-stop que o fez acertar a mureta, abrindo
espaço para o Acura #93 e o Cadillac #31, pilotado por Frederik Vesti,
assumindo as primeiras posições. Na GTD Pro, Farfus liderou com o BMW #48, mas
foi penalizado por infração nos boxes, caindo para terceiro e deixando os Fords
#65 e #64 à frente.
O primeiro
safety car foi acionado quando Hunter McElrea, nº 11, saiu da pista e atingiu a
barreira de pneus. Após as paradas, o Cadillac #31 liderou, seguido pelo
Porsche #7 de Nick Tandy. No entanto, o Cadillac perdeu rendimento após a
relalargada, e o Porsche substituiu a ponta.
Na GTD, um
Lamborghini #78 de Misha Goikhberg liderou, enquanto a Ferrari #34, de Daniel
Serra, apareceu em terceiro. Próximo da marca de quatro horas, Álex Palou parou
na pista com o Acura #93, provocando outra bandeira amarela. Com Felipe
Drugovich no comando, o Cadillac #31 chegou a liderar, mas foi superado por
Kévin Estre e Kamui Kobayashi.
Com seis horas
de prova, o Aston Martin #44 de Andy Lally ficou parado, provocando nova
bandeira amarela. Pouco depois, a largada trouxe confusão, com o Cadillac #40
de Kobayashi envolvido em um acidente que afetou o BMW #48 de Farfus e o #73 de
Fittipaldi, comprometendo suas corridas.
Na madrugada,
mais problemas surgiram para os brasileiros. O Cadillac #31, com Vesti no
volante, bateu na parede e abandonou. Enquanto isso, Felipe Nasr assumiu a
liderança com o Porsche #7, mantendo a equipe na disputa.
Com o
amanhecer, a Porsche consolidava sua liderança, com Nasr e Campbell revelando
na ponta. A BMW #24 também se manteve na briga, enquanto o Acura #60 perdeu
rendimento após um toque na barreira de pneus.
No próximo fim,
a Porsche dominou as primeiras posições, mas Nasr protagonizou uma intensa
disputa com a BMW #24 e o outro Porsche da equipe. Após uma bandeira amarela,
Nasr reassumiu a liderança com pouco mais de 20 minutos restantes, garantindo
uma emocionante briga tripla pela vitória.
No fim, o
Porsche #7 de Nasr resistiu à pressão, cruzando a linha de chegada em primeiro
após um grande esforço na reta final, consolidando a dobradinha da equipe.
Via: IMSA/Grande Prêmio
Comentários
Postar um comentário