Chase Elliott controla e vence o Cook Out Clash no retorno da Cup Series para Bowman Gray
O vencedor da pole, Chase Elliott, segurou uma investida dramática de Ryan Blaney para vencer o Cook Out Clash de domingo à noite no Bowman Gray Stadium, diante de uma multidão lotada e barulhenta no histórico quarto de milha.
Trabalhando habilmente no trânsito nas etapas finais da corrida de exibição de abertura da temporada, com 200 voltas, Elliott cruzou a linha de chegada 1,333 segundos à frente de Blaney, que largou em último entre os 23 competidores com uma pontuação provisória para o piloto.
Elliott conquistou sua primeira vitória no The Clash, que veio para Bowman Gray após uma temporada de três anos no Los Angeles Memorial Coliseum. O piloto do No. 9 Hendrick Motorsports Chevrolet se deleitou com o retorno da NASCAR Cup Series à icônica pista curta após uma ausência de 54 anos.
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“Este ambiente é especial”, disse Elliott, que liderou 171 voltas, incluindo as primeiras 96, antes de entregar a liderança ao eventual terceiro colocado Denny Hamlin. “Este é um lugar que tem uma história profunda na NASCAR. Acho que eles merecem este evento, sinceramente.
“Espero que não tenhamos decepcionado. Foi divertido para mim, pelo menos, e esperamos voltar aqui um dia.”
Hamlin liderou duas vezes por 28 voltas, mas perdeu o controle depois que Elliott retomou a primeira posição na volta 126. E quando Blaney ultrapassou o Toyota de Hamlin na volta 147, a corrida se tornou uma corrida de dois pilotos.
Mas o carro de Blaney se acelerou no final, impedindo o piloto da equipe Penske Ford nº 12 de desafiar a vitória. Blaney pensou melhor antes de fazer uma manobra excessivamente agressiva contra o sete vezes vencedor do prêmio de Piloto Mais Popular da série.
“Eu não vou atacá-lo e ser expulso daqui com forcados”, Blaney brincou. “… Eu simplesmente não tinha traseiro direito suficiente no final para fazer um movimento nele.”
Joey Logano terminou em quarto, seguido por Bubba Wallace, que avançou de sua 14ª posição inicial. Ross Chastain, Austin Cindric, Tyler Reddick, Shane van Gisbergen e Chris Buescher completaram o top 10.
Hamlin lamentou a relargada final na volta 121 após a sétima advertência por Brad Keselowski ter rodado no para-choque de Wallace.
“Eu simplesmente não fui muito bem naquela relargada e meio que perdi a parte de baixo, e Chase tirou vantagem disso”, disse Hamlin. “Depois que você assume a liderança, é muito mais fácil mantê-la.
“Achei que eles estavam um pouco melhores naquele segundo tempo do que nós, junto com o 12 (Blaney) também. Só precisamos melhorar um pouco, mas no geral, um bom dia para o nosso Sport Clips Toyota.”
No Last Chance Qualifier que determinou as posições 21 e 22 no evento principal, Kyle Larson partiu da 10ª posição inicial e sobreviveu a nove advertências para vencer o evento de 75 voltas e avançar para o Clash.
Na volta 72, Larson assumiu a liderança de Josh Berry, que fazia sua primeira largada competitiva pela Wood Brothers Racing na pista onde o patriarca da equipe e membro do Hall da Fama da NASCAR, Glen Wood, garantiu todas as suas quatro vitórias na Cup Series.
Larson assumiu o primeiro lugar pela primeira vez na volta 30 e liderou 36 circuitos, o melhor da corrida, a caminho da vitória. No entanto, o Chevrolet No. 5 da Hendrick Motorsports de Larson sofreu danos depois que ele cedeu a liderança para Erik Jones para uma relargada na volta 65.
Em uma confusão logo após a retomada da corrida, Jones rodou em um acidente de três posições com Berry e Larson e saiu da disputa.
“Meu carro estava muito melhor do que ontem”, disse Larson, cuja oitava colocação na bateria de sábado o relegou ao Last Chance Qualifier. “Foi divertido. Consegui chegar à frente sem realmente bater em muitas pessoas.
“Mas depois daquela longa pausa (pelo acidente grave do campeão local Burt Myers na volta 61), pedalei muito apertado para aquela relargada e permiti que Erik passasse na minha frente e meio que perdi o controle da corrida naquele ponto. Então, na próxima relargada, ficou uma loucura, e sofri um monte de danos.”
Berry, que começou em 13º, ficou em segundo para garantir a 22ª posição no Clash. Berry e Larson terminaram em 13º e 17º, respectivamente, no evento principal.
“Ficou bem difícil”, disse Berry. “Você odeia que chegue a esse ponto, mas é o que é — é o 'Madhouse', é o Bowman Gray Stadium, é uma pista de corrida apertada, e vocês vão se esbarrar.”
MAIS: Cronograma da Cup Series 2025
A Cup Series dará início oficialmente à temporada regular de 2025 no Daytona International Speedway para a Daytona 500 no domingo, 16 de fevereiro (14h30 horário do leste dos EUA, FOX, MRN Radio, SiriusXM NASCAR Radio).
OBSERVAÇÃO: A inspeção pós-corrida foi concluída sem problemas na garagem da Cup Series, confirmando Chase Elliott como o vencedor.
Por: Nascar.com
Tradução: Ana
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