Pedro Perdoncini e Nicolas Giaffone vencem na Elite em Campo Grande
A julgar pelo desfecho da etapa de abertura da temporada
2025 da Copa Truck, a categoria Super Truck Elite promete ser pautada por duas
características que certamente farão toda a diferença para definir seu novo
campeão: equilíbrio e regularidade. A rodada de abertura do calendário foi
disputada teve seu apogeu neste domingo (23), em Campo Grande, capital do Mato
Grosso do Sul, e foi palco das vitórias de Pedro Perdoncini (Mercedes-Benz da
ASG Motorsport) e do estreante Nicolas Giaffone (Volkswagen da R9 Competições).
Entretanto, o líder do campeonato é Diogo Moscato, que corre com um ‘bruto’
Iveco da Scuderia Chiarelli. O piloto terminou as duas corridas na segunda
posição.
O placar extraoficial aponta Moscato na liderança da tabela
de pontos com 36 tentos, contra 35 de Pedro Perdoncini e 33 de Nicolas
Giaffone, pole position na Cidade Morena.
As corridas aconteceram sob temperatura mais amena em
relação a sexta-feira e sábado, com os termômetros a marcar 28ºC. Na pista, a
Super Truck Elite entregou disputas bastante acirradas diante de grande público
nas arquibancadas e camarotes. Além das performances de Perdoncini, Nic
Giaffone e Diogo Moscato, Campo Grande viu também como destaque a estreia de
Arthur Scherer, com pódio na Corrida 1, e Leo Rufino, terceiro colocado na
segunda prova, e Hugo Cibien, com dois P4 no Mato Grosso do Sul.
“É um misto quase inexplicável de emoções. Ano passado
brigamos pelo título até o fim e aprendemos muito com a Bia Figueiredo e toda a
equipe. A emoção de ganhar, um ano depois da estreia e na mesma pista, tem um
sabor especial. Temos muito ainda para aprender e, com a Mercedes-Benz e a ASG
Motorsports, vamos trazer muitos canecos e muita alegria. Atingimos nosso
objetivo, de pontuar bem nas duas provas, mas também sei que teremos uma
sequência ‘pegada’ de temporada. O campeonato é longo, então temos de fazer o
máximo possível de pontos”, destacou Pedro Perdoncini depois do triunfo no Mato
Grosso do Sul.
Nicolas Giaffone foi um dos nomes do fim de semana, que
marcou sua estreia na Copa Truck, com pole e uma vitória que veio após o jovem
de 20 anos ter se recuperado após deslize que lhe custou o triunfo na Corrida
1. “Estou feliz pela segunda prova e frustrado com a primeira. Não era para ter
errado do jeito que errei. Escorreguei no óleo, fui ultrapassado, e depois
‘queimei’ o radar por 0,5 km/h em uma disputa lado a lado. Larguei em primeiro
com a inversão de grid, busquei a redenção e fiquei feliz por ter conseguido
conquistar o resultado na segunda prova”.
A Copa Truck volta a acelerar no fim de semana de 11 a 13 de
abril no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Londrina, no norte do Paraná.
Como foram as corridas
Perdoncini abre temporada com vitória
Estreante na Copa Truck, Nicolas Giaffone fez sua primeira
largada correndo de caminhão de forma segura e sustentou a primeira colocação,
embora seguido bem de perto por Pedro Perdoncini e Diogo Moscato. Arthur
Scherer e Hugo Cibien completaram a ordem dos cinco primeiros da Elite.
Nic trilhou um caminho confortável até então e não se
intimidou com a maior experiência de Perdoncini: o piloto de 20 anos abriu
vantagem ligeira para seu oponente mais próximo e construiu os pilares para
triunfar logo no seu debute.
Entretanto, o momento-chave da corrida aconteceu pouco
depois, quando Perdoncini deu o bote e passou Giaffone. Em seguida, a prova foi
neutralizada em regime de safety-truck depois que alguns pilotos escaparam da
pista em razão da presença de óleo no asfalto no fim da Reta Oposta. A
intervenção foi realizada para a limpeza do trecho antes da retomada da
disputa, já na fase derradeira da corrida.
A bandeira verde tremulou com três minutos para o fim com
Perdoncini na frente e Giaffone logo atrás, seguidos por Arthur Scherer, também
estreante, em uma muito positiva terceira posição, com Diogo Moscato e Hugo
Cibien nas posições seguintes. Minutos depois, Nic Giaffone foi punido por
exceder o limite de velocidade no radar.
Perdoncini confirmou a vitória, enquanto Diogo Moscato
passou Arthur Scherer no fim para terminar em segundo lugar. Hugo Cibien foi o
quarto colocado, à frente de Djalma Pivetta, Kleber Eletric, Leo Rufino e
Nicolas Giaffone, que com o oitavo lugar obteve o direito de puxar a fila da
segunda prova da etapa.
Nic Giaffone aproveita nova chance e triunfa na estreia
Com expectativa de muita emoção e grandes embates na pista,
a Corrida 2 da Elite começou com Nic Giaffone na frente, lado a lado com Leo
Rufino. Kleber Eletric saiu em terceiro, seguido por Djalma Pivetta, Hugo
Cibien, Arthur Scherer, Diogo Moscato e Pedro Perdoncini.
Disposto a não deixar escapar nova oportunidade, Giaffone
impôs seu ritmo e de cara abriu vantagem para o restante do pelotão, que tinha
Rufino em segundo e Pivetta em terceiro.
Djalma perdeu performance e caiu muitas posições ao longo da
prova, o que permitiu a Diogo Moscato assumir novamente um lugar no top-3,
atrás de Rufino e de Nicolas Giaffone, com mais de oito segundos de vantagem
quando restavam seis minutos para o fim da prova.
Moscato foi um dos nomes da Corrida 2 e consolidou a bela
jornada de abertura do campeonato ao passar Rufino por fora antes da entrada da
reta dos boxes e assumir de vez a segunda colocação. Diogo só não conseguiu
alcançar Nicolas Giaffone, que terminou sua estreia na Copa Truck com vitória
na Elite. Moscato foi o segundo colocado, seguido por Leo Rufino, Hugo Cibien e
Pedro Perdoncini, formando o grupo dos cinco melhores posicionados.
Confira os resultados da Super Truck Elite neste domingo em
Campo Grande
Corrida 1
1º – Pedro Perdoncini (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), 12 voltas em 27min11s992
2º – Diogo Moscato (Scuderia Chiarelli/Iveco), a 1s770
3º – Arthur Scherer (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 2s673
4º – Hugo Cibien (Vannucci Racing/Volvo), a 3s688
5º – Djalma Pivetta (Iveco Usual Racing/Iveco), a 7s085
6º – Kleber Eletric (Eletric Truck/Scania), a 14s725
7º – Leo Rufino (PP Motorsport/Mercedes-Benz), a 18s548
8º – Nicolas Giaffone (R9 Competições/Volkswagen), a 20s450
9º – Ricardo Alvarez (Tiger Team Race/Mercedes-Benz), a 22s040
10º – Felipe Gama (Tiger Team Race/Mercedes-Benz), a 23s872
11º – Thaline Chicoski (DMais Motorsport/Mercedes-Benz), a 26s724
12º – Juca Bala (Eletric Truck/Scania), a 27s825
13º – Maicon Roncen (Tokio Petro Racing/Mercedes-Benz), a 39s976
14º – Daniel Kelemen (DMais Motorsport/Mercedes-Benz), a 56s052
15º – Jô Augusto Dias (R9 Competições/Volkswagen), a volta
Não completaram
Maurício Arias (AJ5 Eco Sports/Mercedes-Benz), a 7 voltas
Rodrigo Taborda (Vannucci Racing/Volvo), a 8 voltas
Marcio Giordano (Scuderia Chiarelli/Iveco), a 11 voltas
Corrida 2
1º – Nicolas Giaffone (R9 Competições/Volkswagen), 10 voltas em 23min18s928
2º – Diogo Moscato (Scuderia Chiarelli/Iveco), a 14s727
3º – Leo Rufino (PP Motorsport/Mercedes-Benz), a 15s027
4º – Hugo Cibien (Vannucci Racing/Volvo), a 19s291
5º – Pedro Perdoncini (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 19s969
6º – Arthur Scherer (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 20s684
7º – Ricardo Alvarez (Tiger Team Race/Mercedes-Benz), a 35s901
8º – Felipe Gama (Tiger Team Race/Mercedes-Benz), a 38s576
9º – Djalma Pivetta (Iveco Usual Racing/Iveco), a 39s545
10º – Maicon Roncen (Tokio Petro Racing/Mercedes-Benz), a 56s891
Não completaram
Daniel Kelemen (DMais Motorsport/Mercedes-Benz), a 5 voltas
Jô Augusto Dias (R9 Competições/Volkswagen), a 5 voltas
Juca Bala (Eletric Truck/Scania), a 5 voltas
Kleber Eletric (Eletric Truck/Scania), a 7 voltas
Thaline Chicoski (DMais Motorsport/Mercedes-Benz), a 10 voltas
CALENDÁRIO 2025
Etapa 1 – 23 de março – Campo Grande (MS)
Etapa 2 – 13 de abril – Londrina (PR)
Etapa 3 – 18 de maio – Interlagos (SP)
Etapa 4 – 15 de junho – Rio Grande do Sul (RS)
Etapa 5 – 13 de julho – Cascavel (PR)
Etapa 6 – 24 de agosto – Santa Cruz do Sul (RS)
Etapa 7 – 21 de setembro – Curvelo (MG)
Etapa 8 – 19 de outubro – Londrina (PR)
Etapa 9 – 7 de dezembro – Interlagos (SP)
Por: Assessoria de imprensa
Comentários
Postar um comentário