De volta ao automobilismo brasileiro, Helio Castroneves vai disputar a BRB Stock Car em 2025
Helio Castroneves está de volta ao cenário do esporte a
motor brasileiro e vai disputar a BRB Stock Car Pro Series em 2025. O anúncio
foi realizado nesta terça-feira (29) e traz ainda mais peso ao estelar grid da
mais importante categoria do país. Aos 49 anos e com uma carreira que fala por
si, Helinho vai correr com a RTR Sport Team, equipe que fará sua estreia na BRB
Stock Car, e vai pilotar o Chevrolet Tracker nesta sua mais nova empreitada na
carreira.
A última vez que Castroneves disputou uma temporada no seu
país-natal foi em 1994, há 31 anos, portanto, quando competiu na Fórmula 3
Brasil e terminou como vice-campeão. Daí em diante, Helinho trilhou caminho
internacional primeiramente na Europa, e a partir de 1996 seguiu para os
Estados Unidos, onde se consolidou como um dos pilotos mais vitoriosos no seu
tempo, com destaque para as quatro vitórias nas 500 Milhas de Indianápolis
(2001, 2002, 2009 e 2021), além de triunfar em três oportunidades nas 24 Horas
de Daytona (2021, 2022 e 2023) e levantar o título do IMSA SportsCar em 2020.
Sua primeira experiência na BRB Stock Car Pro Series
aconteceu em 2012, quando correu como convidado da Shell Racing na Corrida do
Milhão e acelerou o Peugeot 408 Sedan #3 em Interlagos, finalizando em 14º
lugar.
Agora, Castroneves retorna ao automobilismo brasileiro
consagrado e, em meio a grandes nomes do grid, mostra que ainda tem muita lenha
pra queimar na sequência da sua trajetória nas pistas. “Estou muito feliz com o
convite que o Lincoln Oliveira [CEO da Vicar] me fez e não pensei duas vezes na
hora de aceitar, pois sou muito fã da categoria, principalmente agora que o
desafio é redobrado com a entrada do inédito conceito SUV”, declarou o piloto.
“Não vejo a hora de entrar na pista de Interlagos, que tanto
amo, com meu Chevrolet Tracker”, revelou Castroneves, que manterá nos Estados
Unidos suas obrigações como sócio da Meyer Shank Racing, que compete na Indy e
no IMSA, e também como piloto nas 500 Milhas de Indianápolis.
Nesta temporada, que marca a abertura de uma nova era com a
revolução da BRB Stock Car e a chegada da geração de carros SUV, Castroneves
vai competir com a RTR Sport Team. A equipe é baseada em Ribeirão Pires (SP),
comandada pelo empresário Maique Papareli e desde a metade de 2022 compete na
Stock Light. Desta forma, 2025 marca também a ascensão da RTR ao nível da
principal categoria do automobilismo nacional ao lado de um dos maiores pilotos
brasileiros de todos os tempos.
“É uma honra anunciar Helio Castroneves como piloto da RTR
Sport Team para a temporada 2025 da BRB Stock Car. Ter um nome com a história e
o talento do Helio no nosso projeto é a realização de um grande sonho e um
marco na trajetória da equipe. Estamos muito confiantes de que sua experiência
e dedicação trarão resultados excepcionais, além de impulsionar ainda mais o
crescimento da nossa equipe na principal categoria do automobilismo
brasileiro”, afirmou Papareli.
“A RTR Sport Team foi construída com o propósito de desafiar
limites e buscar a excelência em cada etapa, e a chegada do Helio reforça este
compromisso. Estamos prontos para escrevermos juntos um novo e vitorioso
capítulo na BRB Stock Car”, complementou o empresário.
Helinho, um vencedor — Ao longo de quase 40
anos, Helio Castroneves construiu carreira brilhante que o colocou no panteão
dos maiores e mais vitoriosos pilotos brasileiros da história. Nascido em São
Paulo e criado em Ribeirão Preto, Helinho alcançou vitórias importantes no seu
início de carreira e foi vice-campeão da F3 Sul-Americana (1993), Fórmula 3
Brasil (1994) e terceiro colocado na Fórmula 3 Britânica (1995).
Em 1996, ainda chamado Helio Castro Neves, o jovem deu
sequência à sua jornada na América do Norte a partir da Indy Lights nos Estados
Unidos, país onde se consolidou no cenário do automobilismo. Na categoria do
‘Road to Indy’, Helinho foi vice-campeão em 1997, em disputa direta com os
compatriotas Tony Kanaan (campeão) e Cristiano da Matta (terceiro colocado).
Sua primeira temporada na Indy foi em 1998, correndo pela
Bettenhausen, equipe pela qual faturou um pódio. Na temporada seguinte, evoluiu
com a mudança para a Hogan Racing, time liderado por Carl Hogan. Mas o divisor
de águas da carreira veio no fim daquele ano: Greg Moore tinha fechado com a
poderosa equipe Penske, mas sua trágica e precoce morte nas 500 Milhas de
Fontana mudou a sorte para o brasileiro, que já assinava Castroneves para
estabelecer um padrão na imprensa nos Estados Unidos, que ora o chamava de
Castro, ora de Neves.
Rumo ao apogeu — Como companheiro de equipe do
saudoso Gil de Ferran no início do século e correndo pela mais importante
equipe de monopostos dos Estados Unidos, Helinho alcançou o apogeu da carreira:
venceu as 500 Milhas de Indianápolis em 2001 e 2002. Neste ano, além de ter
feito um teste com o carro de Fórmula 1 da Toyota, o brasileiro ficou muito
perto do título e foi vice-campeão da Indy.
Sua jornada bem-sucedida na América do Norte teve sequência
na década de 2000 com o vice-campeonato da Indy em 2008 e a terceira vitória
nas 500 Milhas de Indianápolis, no ano seguinte. Nesta década, Helio ainda
venceu as Mil Milhas Brasileiras em 2006, correndo em Interlagos ao lado de
Nelson Piquet, Nelsinho Piquet e Christophe Bouchut, ao volante de um Aston
Martin DBR9.
Os anos 2010 também reservaram a Castroneves a oportunidade
de estrear na Stock Car pela equipe liderada por Rodolpho Mattheis. O piloto
disputou a Corrida do Milhão de 2012, em Interlagos, e finalizou em 14º lugar.
Em 2013, Helinho participaria da etapa de Ribeirão Preto, mas a chance de
correr em casa não aconteceu em razão de forte acidente durante um dos treinos
livres.
Recheada de vitórias na Indy e no IMSA SportsCar, onde
sagrou-se campeão em 2020, Castroneves entrou de vez para a história com sua
quarta vitória nas 500 Milhas de Indianápolis, em 2021, em um feito então
improvável com a Meyer Shank Racing e inédito para o automobilismo brasileiro.
Os anos 2020 reservaram, ainda, três vitórias nas 24 Horas de Daytona, além de
dois triunfos na Petit Le Mans. Em fevereiro de 2025, Helio teve a chance de
estrear na Nascar e disputar as 500 Milhas de Daytona como piloto da Trackhouse
Racing.
Também a partir de 2025, Helio vai fazer sua primeira
temporada na BRB Stock Car Pro Series, elevando ainda mais o nível técnico do
grid da principal categoria do automobilismo nacional, repleta de pilotos com
trajetória nas maiores competições do mundo como o Mundial de Fórmula 1, Indy,
FIA WEC, Fórmula 2, Nascar e a nova geração do esporte a motor brasileiro.
A temporada de estreia de Helio Castroneves na BRB Stock Car
Pro Series terá início neste fim de semana, entre dois e quatro de maio, no
Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo.
Helio Castroneves
Idade: 49 (10/05/1975)
Naturalidade: São Paulo (SP)
Carreira: dono de quatro vitórias nas 500 Milhas de Indianápolis (2001, 2002,
2009 e 2021); três vezes vencedor das 24 Horas de Daytona (2021, 2022 e 2023);
391 largadas na Indy, com 31 vitórias e 50 poles; campeão do IMSA SportsCar
(2020); quatro vezes vice-campeão da Indy (2002, 2008, 2013 e 2014); vencedor
das Mil Milhas Brasileiras (2006)
Carro: Chevrolet Tracker
Equipe: RTR Sport Team
Sede: Ribeirão Pires (SP)
Chefe: Maique Papareli
BRB Stock Car Pro Series, temporada 2025*
1ª etapa: 4 de maio, Interlagos (SP)
2ª etapa: 25 de maio, Cascavel (PR)
3ª etapa: 8 de junho, Velopark (RS)
4ª etapa: 29 de junho, Velocitta (SP)
5ª etapa: 20 de julho, Velocitta (SP)
6ª etapa: 17 de agosto, Belo Horizonte (MG)
7ª etapa: 7 de setembro, Cascavel (PR) – ou alternativa**
8ª etapa: 5 de outubro, Velocitta (SP)
9ª etapa: 26 de outubro, Rio Grande do Sul – ou alternativa**
10ª etapa: 16 de novembro, Goiânia (GO)
11ª etapa: 30 de novembro, Brasília (DF) – ou alternativa**
12ª etapa: 14 de dezembro, Interlagos (SP)
*sujeito a alterações
Créditos da foto: IndyCar
Texto: Stock Car
Comentários
Postar um comentário