Começo de Ouro: Norris e McLaren Dominam na Austrália
Lando Norris lidera o primeiro treino livre da temporada
2025 da Fórmula 1!
A temporada 2025 da Fórmula 1 já começou acelerada! No
primeiro treino livre para o Grande Prêmio da Austrália, Lando Norris e a
McLaren mostraram que a boa forma da pré-temporada é real, cravando o melhor
tempo da sessão.
O treino foi bastante movimentado, marcado por duas
bandeiras vermelhas. A primeira foi causada por detritos na pista, e a segunda,
por um forte acidente de Oliver Bearman, da Haas. Esses incidentes acabaram
prejudicando o ritmo de alguns pilotos, que tiveram suas voltas interrompidas.
George Russell foi o piloto mais ativo na pista, completando
26 voltas. Já Bearman, devido à sua batida, foi quem menos rodou, com apenas 12
voltas.
Confira a tabela completa de tempos do primeiro treino
livre:
Charles Leclerc assume a ponta no segundo treino livre na Austrália
A Fórmula 1 2025 finalmente teve seu início oficial, e a
madrugada brasileira foi palco do segundo treino livre para o GP da Austrália.
Para alívio das equipes, a sessão transcorreu sem acidentes ou bandeiras
vermelhas, tornando-se a mais produtiva do dia.
A Ferrari demonstrou sua força com a primeira colocação de
Leclerc, enquanto Hamilton fechou o top 5. A McLaren, apontada por muitos como
favorita para este fim de semana, garantiu a segunda e terceira posições com
Piastri e Norris, respectivamente. Tsunoda, da Racing Bulls, teve um desempenho
sólido com o quarto melhor tempo, seguido de perto por seu companheiro Hadjar,
em sexto.
Após algumas tentativas de voltas rápidas, as equipes
focaram em simulações de corrida com pneus médios e trechos mais longos. No
entanto, a previsão de chuva para o domingo levanta dúvidas sobre a utilidade
dessas simulações em pista seca. Resta aguardar para ver como o clima
influenciará a corrida.
Oliver Bearman, que sofreu um forte acidente no TL1, não
conseguiu participar da segunda sessão, apesar dos esforços da equipe da Haas
para reparar seu carro.
Oscar Piastri fecha os treinos livres da Austrália na
liderança
A McLaren mostrou mais uma vez sua força ao terminar na
frente do último treino livre antes da classificação. Oscar Piastri registrou o
melhor tempo do fim de semana, com 1:15.921, colocando a equipe de Woking como
forte candidata à pole position. No entanto, a disputa promete ser acirrada,
com Ferrari, Mercedes e Red Bull mostrando um ritmo muito próximo.
Um dos destaques da sessão foi Gabriel Bortoleto, que com
uma ótima volta colocou sua Sauber na 11ª posição, muito perto do top 10 e à
frente de seu companheiro de equipe, Nico Hulkenberg.
Oliver Bearman voltou a ter problemas, parando na brita e
causando mais uma bandeira vermelha, o que comprometeu totalmente sua sessão,
impedindo-o de marcar tempo. Liam Lawson, da Red Bull, também enfrentou
dificuldades e não conseguiu registrar nenhuma volta cronometrada.
Lando Norris conquista a pole position para o GP da
Austrália!
A primeira sessão de classificação do ano chegou, e com ela,
a confirmação do favoritismo inicial da McLaren para a temporada 2025: Lando
Norris garantiu a pole position, com seu companheiro Oscar Piastri logo atrás,
em segundo lugar!
RESUMO DA CLASSIFICAÇÃO
Q1: A primeira parte da classificação foi bastante
agitada, com pilotos e equipes buscando as primeiras referências na pista.
Ollie Berman enfrentou problemas de câmbio e não conseguiu marcar tempo,
ficando na última colocação. Liam Lawson, da Red Bull, teve muitas dificuldades
e escapou da pista diversas vezes, sendo eliminado precocemente. Kimi
Antonelli, da Mercedes, também não avançou para o Q2, com a equipe reportando
danos no assoalho após uma escapada na curva 6, o que comprometeu o desempenho
de seu carro. O brasileiro Gabriel Bortoleto, da Sauber, fez uma excelente
volta nos instantes finais e garantiu sua vaga no Q2, em 15º lugar.
ELIMINADOS NO Q1: 16. ANTONELLI (Mercedes) 17.
HULKENBERG (Sauber) 18. LAWSON (Red Bull) 19. OCON (Haas) 20. BEARMAN (Haas) –
sem tempo
Q2: A segunda parte da classificação foi mais
tranquila, sem grandes surpresas. Fernando Alonso fez apenas uma volta
cronometrada, mas não foi o suficiente para avançar ao Q3. Bortoleto tentou
melhorar seu tempo, mas acabou ficando na mesma 15ª posição do Q1. Apesar
disso, um ótimo resultado para o brasileiro, considerando o carro que tem em
mãos e ficando à frente de seu companheiro de equipe. Hadjar ficou muito perto
da classificação para o Q3, terminando em 11º. Uma boa estreia para o
vice-campeão da F2 de 2024.
ELIMINADOS NO Q2: 11. HADJAR (Racing Bulls) 12.
ALONSO (Aston Martin) 13. STROLL (Aston Martin) 14. DOOHAN (Alpine) 15.
BORTOLETO (Sauber)
Q3: A disputa pela pole position começou emocionante:
Norris cravou o melhor tempo logo de cara, mas sua volta foi anulada por
exceder os limites da pista. Com isso, Verstappen assumiu a liderança
provisória. No entanto, em sua segunda tentativa, a McLaren confirmou seu
favoritismo sem problemas: pole position para Lando Norris e o segundo lugar
para Oscar Piastri. Verstappen ficou em terceiro, quase quatro décimos atrás do
tempo de Norris. George Russell salvou o dia da Mercedes com um bom quarto
lugar, enquanto Tsunoda brilhou na quinta posição. Albon conquistou um
excelente sexto lugar para a Williams. A Ferrari foi a grande decepção da
sessão, com Leclerc e Hamilton apenas em sétimo e oitavo, respectivamente.
Muito trabalho pela frente para a equipe de Maranello. Gasly, da Alpine, e
Sainz completaram o top 10 da primeira classificação do ano.
Lando Norris vence o GP da Austrália e assume a liderança do campeonato!
Que corrida eletrizante em Albert Park, abrindo a temporada
de um jeito espetacular! Tivemos emoção antes mesmo da largada, com um piloto
abandonando na volta de apresentação, e diversos acontecimentos ao longo da
prova: batidas, vários Safety Cars, chuva, ultrapassagens e muita adrenalina.
Essa é a Fórmula 1 2025!
RESUMO DO GP DA AUSTRÁLIA
A corrida começou agitada: antes mesmo da largada oficial,
na volta de apresentação, Isack Hadjar perdeu o controle e bateu sozinho,
abandonando a prova antes que ela sequer começasse. Devido ao incidente, a
largada foi abortada e uma nova volta de apresentação foi necessária, reduzindo
o número de voltas oficiais do GP de 58 para 57.
Dez minutos depois, a corrida finalmente começou, mas a ação
na pista durou pouco: Jack Doohan sofreu um forte acidente e abandonou o GP na
primeira volta. Pouco depois, foi a vez de Carlos Sainz: batida e abandono.
Após o período de Safety Car, Norris, Verstappen e Piastri
lideravam o pelotão. A partir da volta 12, a pista começou a secar
consideravelmente, permitindo a ativação do DRS. Na volta 18, após um erro, Max
Verstappen travou os pneus dianteiros e saiu da pista, permitindo a
ultrapassagem de Oscar Piastri.
A partir desse momento, a McLaren começou a dominar
completamente a corrida, abrindo uma vantagem de cerca de 16 segundos para Max
Verstappen na volta 30. Na volta 31, Piastri se aproximou bastante de Norris,
mas a McLaren pediu para ambos manterem suas posições.
Na volta 34, Fernando Alonso sofreu um forte acidente,
acionando o Safety Car e provocando uma onda de pit stops. A maioria optou por
pneus duros para pista seca, com exceção de Bearman e Ocon, que trocaram para
pneus médios ainda sob Safety Car. A lentidão na remoção dos carros acidentados
durante todo o GP foi uma das marcas desta corrida, algo que precisa ser
melhorado urgentemente.
Na volta 45, a chuva apertou de vez, causando uma leve
escapada de Lando Norris, seguida por uma rodada de Oscar Piastri, que acabou
custando caro: o australiano caiu para a última posição. Nesse momento, quase
todas as equipes e pilotos decidiram trocar para pneus intermediários
rapidamente. A Ferrari, com Lewis Hamilton, atrasou essa decisão para a volta
seguinte, o que fez Lewis liderar sua primeira volta oficial com a Ferrari
(volta 46). No entanto, a decisão se mostrou equivocada, e Lewis foi obrigado a
parar na volta seguinte, já que as condições da pista não eram adequadas para
os pneus duros. Com isso, ele perdeu várias posições, retornando em P9.
Na mesma volta 47, ocorreram duas batidas e abandonos
simultâneos: Liam Lawson e Gabriel Bortoleto deram adeus à prova. Após todos
esses incidentes, apenas 14 carros restavam na pista.
O Safety Car permaneceu na pista até o final da volta 51,
deixando Norris (P1) e Verstappen (P2) frente a frente para disputar a vitória.
As últimas voltas do GP foram emocionantes, com várias ultrapassagens,
destacando-se a de Leclerc sobre Hamilton e a de Piastri também sobre Hamilton.
A pista foi secando, e Verstappen se aproximou bastante de
Norris, chegando a ativar o DRS nas últimas voltas, mas a investida não foi
suficiente para superar o rival: vitória de Lando Norris no Grande Prêmio da
Austrália, assumindo a liderança do campeonato de Fórmula 1 pela primeira vez
em sua carreira!
Menções honrosas para diversos pilotos que tiveram um ótimo
início de temporada: Russell e Antonelli (P3 e P4), Albon com a Williams em um
excelente P5, Stroll fazendo uma corrida consistente em P6 e Hulkenberg levando
sua Sauber a um espetacular P7.
A decepção ficou por conta da Ferrari (P8 e P10) e da Haas,
que permaneceu no fundo do pelotão durante toda a corrida e viu sua estratégia
de pneus dar completamente errado.
RESULTADO DO GP DA AUSTRÁLIA
Posição |
Piloto |
Equipe |
Tempo |
1 |
Lando Norris |
McLaren |
1:42:06.304 |
2 |
Max Verstappen |
Red Bull |
+0.895s |
3 |
George Russell |
Mercedes |
+8.481s |
4 |
Kimi Antonelli |
Mercedes |
+10.135s |
5 |
Alexander Albon |
Williams |
+12.773s |
6 |
Lance Stroll |
Aston Martin |
+17.413s |
7 |
Nico Hulkenberg |
Sauber |
+18.423s |
8 |
Charles Leclerc |
Ferrari |
+19.826s |
9 |
Oscar Piastri |
McLaren |
+20.448s |
10 |
Lewis Hamilton |
Ferrari |
+22.473s |
11 |
Pierre Gasly |
Alpine |
+26.502s |
12 |
Yuki Tsunoda |
Racing Bulls |
+29.884s |
13 |
Esteban Ocon |
Haas |
+33.161s |
14 |
Oliver Bearman |
Haas |
+40.351s |
NC |
Liam Lawson |
Red Bull |
DNF |
NC |
Gabriel Bortoleto |
Sauber |
DNF |
NC |
Fernando Alonso |
Aston Martin |
DNF |
NC |
Carlos Sainz |
Williams |
DNF |
NC |
Jack Doohan |
Alpine |
DNF |
NC |
Isack Hadjar |
Racing Bulls |
DNF |
CAMPEONATO DE PILOTOS
Posição |
Piloto |
Equipe |
Pontos |
1 |
Lando Norris |
McLaren |
25 |
2 |
Max Verstappen |
Red Bull |
18 |
3 |
George Russell |
Mercedes |
15 |
4 |
Kimi Antonelli |
Mercedes |
12 |
5 |
Alexander Albon |
Williams |
10 |
6 |
Lance Stroll |
Aston Martin |
8 |
7 |
Nico Hulkenberg |
Sauber |
6 |
8 |
Charles Leclerc |
Ferrari |
4 |
9 |
Oscar Piastri |
McLaren |
2 |
10 |
Lewis Hamilton |
Ferrari |
1 |
11 |
Pierre Gasly |
Alpine |
0 |
12 |
Yuki Tsunoda |
Racing Bulls |
0 |
13 |
Esteban Ocon |
Haas |
0 |
14 |
Oliver Bearman |
Haas |
0 |
CAMPEONATO DE EQUIPES
Posição |
Equipe |
Pontos |
1 |
McLaren |
27 |
2 |
Mercedes |
27 |
3 |
Red Bull Racing |
18 |
4 |
Williams |
10 |
5 |
Aston Martin |
8 |
6 |
Sauber |
6 |
7 |
Ferrari |
5 |
8 |
Alpine |
0 |
9 |
Racing Bulls |
0 |
10 |
Haas |
0 |
Imagens: F1
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