Começo de Ouro: Norris e McLaren Dominam na Austrália

 



Lando Norris lidera o primeiro treino livre da temporada 2025 da Fórmula 1!

A temporada 2025 da Fórmula 1 já começou acelerada! No primeiro treino livre para o Grande Prêmio da Austrália, Lando Norris e a McLaren mostraram que a boa forma da pré-temporada é real, cravando o melhor tempo da sessão.

O treino foi bastante movimentado, marcado por duas bandeiras vermelhas. A primeira foi causada por detritos na pista, e a segunda, por um forte acidente de Oliver Bearman, da Haas. Esses incidentes acabaram prejudicando o ritmo de alguns pilotos, que tiveram suas voltas interrompidas.

George Russell foi o piloto mais ativo na pista, completando 26 voltas. Já Bearman, devido à sua batida, foi quem menos rodou, com apenas 12 voltas.

Confira a tabela completa de tempos do primeiro treino livre:



Charles Leclerc assume a ponta no segundo treino livre na Austrália

A Fórmula 1 2025 finalmente teve seu início oficial, e a madrugada brasileira foi palco do segundo treino livre para o GP da Austrália. Para alívio das equipes, a sessão transcorreu sem acidentes ou bandeiras vermelhas, tornando-se a mais produtiva do dia.

A Ferrari demonstrou sua força com a primeira colocação de Leclerc, enquanto Hamilton fechou o top 5. A McLaren, apontada por muitos como favorita para este fim de semana, garantiu a segunda e terceira posições com Piastri e Norris, respectivamente. Tsunoda, da Racing Bulls, teve um desempenho sólido com o quarto melhor tempo, seguido de perto por seu companheiro Hadjar, em sexto.

Após algumas tentativas de voltas rápidas, as equipes focaram em simulações de corrida com pneus médios e trechos mais longos. No entanto, a previsão de chuva para o domingo levanta dúvidas sobre a utilidade dessas simulações em pista seca. Resta aguardar para ver como o clima influenciará a corrida.

Oliver Bearman, que sofreu um forte acidente no TL1, não conseguiu participar da segunda sessão, apesar dos esforços da equipe da Haas para reparar seu carro.







Oscar Piastri fecha os treinos livres da Austrália na liderança

A McLaren mostrou mais uma vez sua força ao terminar na frente do último treino livre antes da classificação. Oscar Piastri registrou o melhor tempo do fim de semana, com 1:15.921, colocando a equipe de Woking como forte candidata à pole position. No entanto, a disputa promete ser acirrada, com Ferrari, Mercedes e Red Bull mostrando um ritmo muito próximo.

Um dos destaques da sessão foi Gabriel Bortoleto, que com uma ótima volta colocou sua Sauber na 11ª posição, muito perto do top 10 e à frente de seu companheiro de equipe, Nico Hulkenberg.

Oliver Bearman voltou a ter problemas, parando na brita e causando mais uma bandeira vermelha, o que comprometeu totalmente sua sessão, impedindo-o de marcar tempo. Liam Lawson, da Red Bull, também enfrentou dificuldades e não conseguiu registrar nenhuma volta cronometrada.





Lando Norris conquista a pole position para o GP da Austrália!

A primeira sessão de classificação do ano chegou, e com ela, a confirmação do favoritismo inicial da McLaren para a temporada 2025: Lando Norris garantiu a pole position, com seu companheiro Oscar Piastri logo atrás, em segundo lugar!

RESUMO DA CLASSIFICAÇÃO

Q1: A primeira parte da classificação foi bastante agitada, com pilotos e equipes buscando as primeiras referências na pista. Ollie Berman enfrentou problemas de câmbio e não conseguiu marcar tempo, ficando na última colocação. Liam Lawson, da Red Bull, teve muitas dificuldades e escapou da pista diversas vezes, sendo eliminado precocemente. Kimi Antonelli, da Mercedes, também não avançou para o Q2, com a equipe reportando danos no assoalho após uma escapada na curva 6, o que comprometeu o desempenho de seu carro. O brasileiro Gabriel Bortoleto, da Sauber, fez uma excelente volta nos instantes finais e garantiu sua vaga no Q2, em 15º lugar.

ELIMINADOS NO Q1: 16. ANTONELLI (Mercedes) 17. HULKENBERG (Sauber) 18. LAWSON (Red Bull) 19. OCON (Haas) 20. BEARMAN (Haas) – sem tempo

Q2: A segunda parte da classificação foi mais tranquila, sem grandes surpresas. Fernando Alonso fez apenas uma volta cronometrada, mas não foi o suficiente para avançar ao Q3. Bortoleto tentou melhorar seu tempo, mas acabou ficando na mesma 15ª posição do Q1. Apesar disso, um ótimo resultado para o brasileiro, considerando o carro que tem em mãos e ficando à frente de seu companheiro de equipe. Hadjar ficou muito perto da classificação para o Q3, terminando em 11º. Uma boa estreia para o vice-campeão da F2 de 2024.

ELIMINADOS NO Q2: 11. HADJAR (Racing Bulls) 12. ALONSO (Aston Martin) 13. STROLL (Aston Martin) 14. DOOHAN (Alpine) 15. BORTOLETO (Sauber)

Q3: A disputa pela pole position começou emocionante: Norris cravou o melhor tempo logo de cara, mas sua volta foi anulada por exceder os limites da pista. Com isso, Verstappen assumiu a liderança provisória. No entanto, em sua segunda tentativa, a McLaren confirmou seu favoritismo sem problemas: pole position para Lando Norris e o segundo lugar para Oscar Piastri. Verstappen ficou em terceiro, quase quatro décimos atrás do tempo de Norris. George Russell salvou o dia da Mercedes com um bom quarto lugar, enquanto Tsunoda brilhou na quinta posição. Albon conquistou um excelente sexto lugar para a Williams. A Ferrari foi a grande decepção da sessão, com Leclerc e Hamilton apenas em sétimo e oitavo, respectivamente. Muito trabalho pela frente para a equipe de Maranello. Gasly, da Alpine, e Sainz completaram o top 10 da primeira classificação do ano.



Lando Norris vence o GP da Austrália e assume a liderança do campeonato!

Que corrida eletrizante em Albert Park, abrindo a temporada de um jeito espetacular! Tivemos emoção antes mesmo da largada, com um piloto abandonando na volta de apresentação, e diversos acontecimentos ao longo da prova: batidas, vários Safety Cars, chuva, ultrapassagens e muita adrenalina. Essa é a Fórmula 1 2025!

RESUMO DO GP DA AUSTRÁLIA

A corrida começou agitada: antes mesmo da largada oficial, na volta de apresentação, Isack Hadjar perdeu o controle e bateu sozinho, abandonando a prova antes que ela sequer começasse. Devido ao incidente, a largada foi abortada e uma nova volta de apresentação foi necessária, reduzindo o número de voltas oficiais do GP de 58 para 57.

Dez minutos depois, a corrida finalmente começou, mas a ação na pista durou pouco: Jack Doohan sofreu um forte acidente e abandonou o GP na primeira volta. Pouco depois, foi a vez de Carlos Sainz: batida e abandono.

Após o período de Safety Car, Norris, Verstappen e Piastri lideravam o pelotão. A partir da volta 12, a pista começou a secar consideravelmente, permitindo a ativação do DRS. Na volta 18, após um erro, Max Verstappen travou os pneus dianteiros e saiu da pista, permitindo a ultrapassagem de Oscar Piastri.

A partir desse momento, a McLaren começou a dominar completamente a corrida, abrindo uma vantagem de cerca de 16 segundos para Max Verstappen na volta 30. Na volta 31, Piastri se aproximou bastante de Norris, mas a McLaren pediu para ambos manterem suas posições.

Na volta 34, Fernando Alonso sofreu um forte acidente, acionando o Safety Car e provocando uma onda de pit stops. A maioria optou por pneus duros para pista seca, com exceção de Bearman e Ocon, que trocaram para pneus médios ainda sob Safety Car. A lentidão na remoção dos carros acidentados durante todo o GP foi uma das marcas desta corrida, algo que precisa ser melhorado urgentemente.

Na volta 45, a chuva apertou de vez, causando uma leve escapada de Lando Norris, seguida por uma rodada de Oscar Piastri, que acabou custando caro: o australiano caiu para a última posição. Nesse momento, quase todas as equipes e pilotos decidiram trocar para pneus intermediários rapidamente. A Ferrari, com Lewis Hamilton, atrasou essa decisão para a volta seguinte, o que fez Lewis liderar sua primeira volta oficial com a Ferrari (volta 46). No entanto, a decisão se mostrou equivocada, e Lewis foi obrigado a parar na volta seguinte, já que as condições da pista não eram adequadas para os pneus duros. Com isso, ele perdeu várias posições, retornando em P9.

Na mesma volta 47, ocorreram duas batidas e abandonos simultâneos: Liam Lawson e Gabriel Bortoleto deram adeus à prova. Após todos esses incidentes, apenas 14 carros restavam na pista.

O Safety Car permaneceu na pista até o final da volta 51, deixando Norris (P1) e Verstappen (P2) frente a frente para disputar a vitória. As últimas voltas do GP foram emocionantes, com várias ultrapassagens, destacando-se a de Leclerc sobre Hamilton e a de Piastri também sobre Hamilton.

A pista foi secando, e Verstappen se aproximou bastante de Norris, chegando a ativar o DRS nas últimas voltas, mas a investida não foi suficiente para superar o rival: vitória de Lando Norris no Grande Prêmio da Austrália, assumindo a liderança do campeonato de Fórmula 1 pela primeira vez em sua carreira!

Menções honrosas para diversos pilotos que tiveram um ótimo início de temporada: Russell e Antonelli (P3 e P4), Albon com a Williams em um excelente P5, Stroll fazendo uma corrida consistente em P6 e Hulkenberg levando sua Sauber a um espetacular P7.

A decepção ficou por conta da Ferrari (P8 e P10) e da Haas, que permaneceu no fundo do pelotão durante toda a corrida e viu sua estratégia de pneus dar completamente errado.


RESULTADO DO GP DA AUSTRÁLIA

Posição

Piloto

Equipe

Tempo

1

Lando Norris        

McLaren

1:42:06.304

2

Max Verstappen

Red Bull

+0.895s

3

George Russell

Mercedes

+8.481s

4

Kimi Antonelli

Mercedes

+10.135s

5

Alexander Albon

Williams

+12.773s

6

Lance Stroll

Aston Martin

+17.413s

7

Nico Hulkenberg

Sauber

+18.423s

8

Charles Leclerc

Ferrari

+19.826s

9

Oscar Piastri

McLaren

+20.448s

10

Lewis Hamilton

Ferrari

+22.473s

11

Pierre Gasly

Alpine

+26.502s

12

Yuki Tsunoda

Racing Bulls

+29.884s

13

Esteban Ocon

Haas

+33.161s

14

Oliver Bearman

Haas

+40.351s

NC

Liam Lawson

Red Bull

DNF

NC

Gabriel Bortoleto

Sauber

DNF

NC

Fernando Alonso

Aston Martin

DNF

NC

Carlos Sainz

Williams

DNF

NC

Jack Doohan

Alpine

DNF

NC

Isack Hadjar

Racing Bulls

DNF

 

 

 

CAMPEONATO DE PILOTOS

Posição

Piloto

Equipe

Pontos

1

Lando Norris

McLaren

25

2

Max Verstappen

Red Bull

18

3

George Russell

Mercedes

15

4

Kimi Antonelli

Mercedes

12

5

Alexander Albon

Williams

10

6

Lance Stroll

Aston Martin

8

7

Nico Hulkenberg

Sauber

6

8

Charles Leclerc

Ferrari

4

9

Oscar Piastri

McLaren

2

10

Lewis Hamilton

Ferrari

1

11

Pierre Gasly

Alpine

0

12

Yuki Tsunoda

Racing Bulls

0

13

Esteban Ocon

Haas

0

14

Oliver Bearman

Haas

0

 

 

 

CAMPEONATO DE EQUIPES

Posição

Equipe

Pontos

1

McLaren

27

2

Mercedes

27

3

Red Bull Racing

18

4

Williams

10

5

Aston Martin

8

6

Sauber

6

7

Ferrari

5

8

Alpine

0

9

Racing Bulls

0

10

Haas

0

 

Texto: Autoral
Imagens: F1 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grupo Automotivo Bommarito 500 Muda para o horário nobre de domingo na FOX

Fórmula E revela lista completa de celebridades e programação do Evo Sessions, em Miami

Castroneves e Trackhouse utilizarão a isenção provisória aberta para garantir Daytona 500