Gianluca Petecof arranca para vencer primeira sprint de 2025


 


Gianluca Petecof escalou o degrau mais alto do pódio e triunfou na primeira corrida da etapa de Cascavel, válida pela temporada 2025 da BRB Stock Car Pro Series. Na tarde deste sábado (24), o piloto da CAR Racing KTF encaixou grande arrancada nas primeiras voltas após ter largado em quarto, superou Felipe Massa, Ricardo Zonta e Rafael Suzuki e consolidou a dianteira depois da janela de pit-stops. Nas voltas finais, segurou um princípio de pressão de Gaetano Di Mauro e confirmou a conquista da sua segunda vitória na categoria.


A bordo do Mitsubishi Eclipse Cross #101, Gianluca coroou com êxito a 50ª corrida da marca dos três diamantes na BRB Stock Car, no momento especial que marca o regresso da montadora japonesa ao grid da categoria. A Mitsubishi ainda completou dobradinha com Gaetano Di Mauro, piloto da Eurofarma RC, em segundo lugar, repetindo resultado obtido em Interlagos, no início do mês, e que lhe valeu a liderança provisória do campeonato, agora com 64 pontos somados.


Também em grande fase com a Cavaleiro Valda, Guilherme Salas marcou mais um terceiro lugar, assim como foi em São Paulo há quatro semanas, com o Chevrolet Tracker da Cavaleiro Valda. Foi o quarto pódio seguido do piloto de Jundiaí.


A corrida deste sábado entregou escaladas marcantes. Gabriel Casagrande (A.Mattheis Vogel) foi o quarto lugar com seu Tracker #83 depois de ter largado em 12º, enquanto Nelsinho Piquet (Scuderia Bandeiras Sports) colocou mais um Mitsubishi no top-5 após iniciar a disputa deste sábado em 18º em razão de punição imposta na sequência da inspeção técnica. Zezinho Muggiati (CAR Racing Sterling) foi o sexto e melhor Toyota Corolla Cross após ter iniciado a prova em 15º lugar. Tanto Nelsinho como o paranaense subiram uma posição depois que Casagrande foi punido em 5s em razão de um incidente com Thiago Camilo.


Pole position pela manhã, Felipe Fraga (Eurofarma RC) conquistou o sétimo lugar, seguido por Felipe Baptista, companheiro de equipe de Petecof. Com o Toyota Corolla Cross da Full Time Cavaleiro, Rubens Barrichello foi o nono depois de ter partido da 21ª colocação no grid, seguido pelo companheiro de equipe Denis Navarro. Enzo Elias (Scuderia Bandeiras) terminou em 11º com o Chevrolet Tracker após ter escalado 14 posições ao ter largado em 25º.


A primeira Sprint de 2025 — Foi a primeira corrida da nova era SUV da BRB Stock Car diante do formato habitual da etapa, com pontos em sua totalidade para a prova sprint, acionamento do push-to-pass e pit-stop, com a obrigatoriedade da troca de um pneu neste sábado.


12º colocado na classificação, Rafael Suzuki puxou a fila da primeira prova sprint do ano e dos carros SUV na BRB Stock Car. O piloto da TMG Racing liderou o pelotão nas primeiras voltas e foi seguido por Ricardo Zonta, Felipe Massa, Gianluca Petecof e Cesar Ramos.


A prova reservou disputas sensacionais e belas ultrapassagens, como a de Zezinho Muggiati, que de uma só vez superou dois tricampeões: Daniel Serra e Gabriel Casagrande. A luta pela vitória também esquentou diante da forte performance de Petecof, que passou Zonta e foi pra cima de Suzuki.


A mudança na liderança veio no fim da sexta volta, pouco antes de Gianluca ir aos boxes para aproveitar a abertura da janela de pit-stops. Durante o procedimento, incrivelmente três carros ficaram lado a lado após suas paradas: Rubens Barrichello, Casagrande e Serra. Na sequência, Daniel e Allam Khodair foram punidos com drive-through por excesso de velocidade nos boxes.


Candidato à vitória, Zonta enfrentou problemas no turbo e ficou lento na pista, tal qual Cesar Ramos, que teve um furo no pneu. Quem não teve problemas foi Petecof, que após a janela de pit-stop reassumiu a liderança, com Gaetano Di Mauro em segundo, Salas em terceiro e Casagrande em quarto. E Nelsinho Piquet, de 18º no grid, figurava na quinta posição.


Gianluca controlou a ligeira vantagem para Di Mauro e cruzou a linha de chegada em primeiro em Cascavel. O desfecho da corrida coroou a grande fase de Gaetano, segundo colocado, e de Guilherme Salas, terceiro, no que foi seu quarto pódio seguido em etapas da BRB Stock Car. Casagrande foi o quarto e Nelsinho Piquet confirmou a grande escalada para concluir o top-5 na pista.


A consagração — Segundo vencedor da nova era SUV da BRB Stock Car, Gianluca recordou a jornada complicada que teve na abertura do campeonato e destacou sua luta para subir ao topo do pódio pela segunda vez, repetindo o resultado da prova sprint do Velopark, em setembro do ano passado.


“Muito feliz! Vitória que tem um gosto especial depois da etapa difícil que tivemos em Interlagos. Chegamos aqui, resolvemos os problemas, e a corrida de hoje foi perfeita. Tive ritmo, estava em primeiro antes dos pit-stops, e quando vi o Gaetano mais atrás dei tudo o que tinha, ‘queimei’ os pushes, já que não é todo dia que a gente consegue estar em posição de vencer uma corrida. O gosto da vitória de hoje é magnífico”, comemorou.


Em grande forma, Gaetano Di Mauro destacou a performance do carro preparado pela Eurofarma RC. “Foi uma corrida muito boa. O ritmo do Gianluca foi muito forte, e acelerei para tentar incomodá-lo. Mas estamos muito bem, nosso Mitsubishi Eclipse Cross está muito forte e competitivo. Uma pena não ter conseguido ter feito a volta final na classificação, mas estamos bem e vamos seguir dando nosso máximo”.


Ao completar o pódio, Salas vibrou com a fase que atravessa desde a etapa de Goiânia, a penúltima da temporada 2024, e revelou ter ficado surpreso com o terceiro lugar. “Foi uma corrida em que não esperava ter esse resultado. Estivemos rápidos, mas não o suficiente para terminar em terceiro. Só agradecer pelo carro que a equipe me deu, comemorar e que venha amanhã com o quinto pódio na sequência”, concluiu.


Domingo de velocidade — O apogeu da segunda etapa da temporada acontece neste domingo, um dia que promete ser de muitas atrações aos fãs do esporte a motor. A programação começa com duas corridas da Turismo Nacional, a categoria dos carros mais vendidos do Brasil e que resgata o “automobilismo raiz”, a partir de 10h15. Ao meio-dia, está marcada a visitação aos boxes, um dos pontos altos do fim de semana, quando o público pode interagir com seu piloto preferido, conhecer de perto as novas máquinas que aceleram na BRB Stock Car e ainda ganhar brindes exclusivos.



Com uma primeira fila de campeões e Felipe Fraga partindo da pole, lado a lado com Daniel Serra, a disputa da corrida principal da etapa, com 50 minutos mais uma volta, acontece às 14h10. A BRB Stock Car Pro Series tem transmissão ao vivo ao longo da temporada 2025 pelo canal oficial da categoria no YouTube, Band na TV aberta e canais SporTV e BandSports, emissoras por assinatura.


BRB Stock Car Pro Series, temporada 2025

Etapa 2, Cascavel, Paraná

Corrida Sprint (sábado), resultado final

1º - Gianluca Petecof (CAR Racing KTF/Mitsubishi Eclipse Cross), 29 voltas em 31min19s916

2º - Gaetano Di Mauro (Eurofarma RC/Mitsubishi Eclipse Cross), a 0s936

3º - Guilherme Salas (Cavaleiro Valda/Chevrolet Tracker), a 7s044

4º - Nelson Piquet Jr. (Scuderia Bandeiras Sports/Mitsubishi Eclipse Cross), a 9s255

5º - Zezinho Muggiati (CAR Racing Sterling/Toyota Corolla Cross), a 11s642

6º - Felipe Fraga (Eurofarma RC/Mitsubishi Eclipse Cross), a 12s672

7º - Gabriel Casagrande (A.Mattheis Vogel/Chevrolet Tracker), a 13s047

8º - Felipe Baptista (CAR Racing KTF/Mitsubishi Eclipse Cross), a 13s532

9º - Rubens Barrichello (Full Time Cavaleiro/Toyota Corolla Cross), a 15s334

10º - Denis Navarro (Full Time Cavaleiro/Toyota Corolla Cross), a 16s027

11º -  Enzo Elias (Scuderia Bandeiras/Chevrolet Tracker), a 16s528

12º - Cacá Bueno (Scuderia Chiarelli/Chevrolet Tracker), a 18s881

13º - Ricardo Maurício (Cavaleiro Valda/Chevrolet Tracker), a 19s510

14º - Julio Campos (Crown Racing/Toyota Corolla Cross), a 20s601

15º - Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Toyota Corolla Cross), a 23s817

16º - Felipe Massa (TMG Racing/Chevrolet Tracker), a 24s233

17º - Lucas Foresti (A.Mattheis Vogel/Chevrolet Tracker), a 24s878

18º - Rafael Suzuki (TMG Racing/Chevrolet Tracker), a 26s142

19º - Vicente Orige (Scuderia Bandeiras Sports/Mitsubishi Eclipse Cross), a 29s786

20º - Rafael Reis (CAR Racing Sterling/Toyota Corolla Cross), a 31s916

21º - Arthur Gama (Full Time Gazoo Racing/Toyota Corolla Cross), a 34s221

22º - Lucas Kohl (Scuderia Chiarelli/Chevrolet Tracker), a 38s373

23º - Átila Abreu (Scuderia Bandeiras/Chevrolet Tracker), a 47s712

24º - Allam Khodair (Blau Motorsport/Mitsubishi Eclipse Cross), a 48s055

25º - Daniel Serra (Blau Motorsport/Mitsubishi Eclipse Cross), a 48s364

26º - João Paulo de Oliveira (Full Time Gazoo Racing/Toyota Corolla Cross), a 1 volta

27º - Cesar Ramos (Ipiranga Racing/Toyota Corolla Cross), a 4 voltas

28º - Bruno Baptista (RCM Motorsport/Mitsubishi Eclipse Cross), a 6 voltas


Não completaram

Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Mitsubishi Eclipse Cross), a 13 voltas

Arthur Leist (Crown Racing/Toyota Corolla Cross), a 9 voltas


Por: Stock Car 

Créditos da foto: Marcelo Machado de Melo/BRB Stock Car

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Castroneves e Trackhouse utilizarão a isenção provisória aberta para garantir Daytona 500

Grupo Automotivo Bommarito 500 Muda para o horário nobre de domingo na FOX

Fórmula E revela lista completa de celebridades e programação do Evo Sessions, em Miami