Ross Chastain overtakes William Byron late to win Coca-Cola 600 at Charlotte
Bem-vindo à festa, Ross Chastain — e aos playoffs da NASCAR
Cup Series, aliás.
Largando do final do grid em um carro reserva, sua equipe
precisou de uma noite inteira para se preparar. Chastain superou o carro
dominante de William Byron para vencer a Coca-Cola 600 no domingo à noite no
Charlotte Motor Speedway.
RELACIONADO: Resultados
da corrida
Byron liderou 283 das 400 voltas e dominou as três primeiras
etapas da corrida mais longa da NASCAR. Chastain liderou as seis últimas etapas
após mergulhar abaixo do Chevrolet de Byron na entrada da Curva 1 na volta 395
e deslizar para cima na Curva 2 para ultrapassar Byron na saída da curva.
Chastain cruzou a linha de chegada 0,673 segundos à frente
do piloto da Hendrick Motorsports para vencer pela primeira vez nesta
temporada, a primeira vez em Charlotte e a sexta vez em sua carreira.
Foi muito diferente do treino de sábado, quando Chastain
furou um pneu do seu Chevrolet nº 1 e bateu no muro externo entre as curvas 3 e
4, forçando sua equipe Trackhouse Racing a construir um carro reserva.
Incapaz de fazer uma corrida de qualificação, Chastain
recebeu a bandeira verde em 40º e passou o resto da corrida trabalhando
metodicamente para chegar à frente.
Chastain tinha apenas admiração por sua organização
Trackhouse.
“Quando saí da loja ontem à noite, fui até lá e sentei neste
carro pela primeira vez”, disse Chastain. “Eram umas 10 horas quando saí. Eles
trabalharam até 2h30. Voltaram às 5h30 da manhã. A maioria deles dirige de 30 a
45 minutos para casa. Um banho rápido, eu acho. Nem sei se dormiram. Voltam lá
às 5h30. Eles deixam tudo pronto, e essa é a dedicação que a Trackhouse exige.
Havia pessoas lá que estavam de folga no sábado ontem e vieram.”
“Correr naquela volta final na (Coke) 600 e ultrapassar dois
carros que tinham sido muito melhores a noite toda... (o chefe de equipe) Phil
Surgen queria que eu parasse nos boxes duas voltas antes (na fase final). Dei
duas voltas a mais (até a volta 350) só por causa de uma pequena confusão.
Cara, isso valeu a pena no final. Esses Goodyear Eagles aguentaram mais porque
estavam um pouco mais descansados.”
“Nossa, acabamos de ganhar os 600m!”
Vencedor da corrida da NASCAR Xfinity Series no sábado em
Charlotte, Byron ficou compreensivelmente desapontado por não ter conseguido
completar a varredura.
"Ele estava me alcançando e eu estava tentando apenas
me defender", disse Byron sobre a corrida final decisiva. "Eu estava
ficando um pouco tenso. Aí, o cenário com os carros que estavam por perto
(Hamlin após sua parada não programada e Joey Logano) foi difícil."
Então, sim, ele me ultrapassou e conseguiu chegar ao fundo e
me tirar da (Curva) 2. Foi decepcionante liderar tantas voltas e um esforço tão
grande de toda a nossa equipe. É, acho que eu poderia ter previsto aquela
última volta um pouco melhor. Corri com ar sujo por um bom tempo e esquentei
meus pneus. Aí perdemos um bom tempo, e o 45 (Tyler Reddick) quase bateu na
nossa frente. É, que pena.
“Continuaremos e tentaremos organizar corridas assim.”
Chastain, no entanto, não foi um fator para a liderança, já
que Byron e Denny Hamlin lutaram pela primeira posição em uma emocionante
terceira etapa, na qual trocaram a liderança nove vezes.
Após o intervalo na metade da prova, quando os carros
pararam no pit lane para homenagear os heróis americanos caídos com um momento
de silêncio, Byron não estava tão dominante quanto nas duas primeiras etapas.
Hamlin o perseguiu impiedosamente até que Zane Smith rodou na curva 2, causando
a quinta bandeira amarela na volta 237.
Um acidente envolvendo cinco carros na Curva 4, nove voltas
depois, eliminou o Ford de Ryan Blaney e os Chevrolets de Kyle Larson e Daniel
Suarez. Hamlin ultrapassou Byron após a relargada e o ultrapassou na volta 262,
assumindo a liderança.
Mais forte na reta final, no entanto, Byron recuperou a
liderança na volta 291 e superou Hamlin e Carson Hocevar para completar a
vitória nas três primeiras etapas. Hocevar era um candidato a pelo menos uma
colocação entre os cinco primeiros até que uma falha no motor encerrou sua
corrida após 307 voltas.
Hamlin continuou a desafiar nas últimas 100 voltas, até que
um erro no pit lane frustrou suas chances de vitória. Durante o último pit stop
com bandeira verde na volta 348, a equipe de Hamlin não conseguiu colocar o
segundo tanque de combustível no carro, e Hamlin saiu da disputa com um pit
stop não planejado na volta 388.
"Não sou um cara de box, mas tentei fazer tudo o que
pude pela equipe Toyota do National Debt Relief", disse Hamlin.
"Tínhamos um ótimo carro e foi divertido brigar na frente. Foi uma batalha
e tanto."
“Eu gostaria de ter continuado, mas infelizmente não
consegui colocar gasolina suficiente e tive que voltar.”
O pole position Chase Briscoe superou uma violação de pneu
em seu primeiro pit stop e terminou em terceiro. AJ Allmendinger terminou em
quarto e Brad Keselowski em quinto, conquistando seu primeiro top 10 da
temporada.
Chase Elliott, Michael McDowell, Christopher Bell, Ryan
Preece e Noah Gragson completaram o top 10.
Ainda bem que Larson se diz ter memória curta, porque
domingo foi um dia para esquecer para o piloto do Chevrolet nº 5 da Hendrick
Motorsports. Depois de rodar na esteira de Takuma Sato na volta
92 das 500 Milhas de Indianápolis e sair da corrida, Larson voou para
Charlotte para largar na primeira fila da Coke 600.
Por um breve período, a sorte de Larson melhorou. Ele
ultrapassou Byron na volta 9 e assumiu a liderança por 33 voltas. Durante essa
corrida, porém, Larson bateu no muro externo. Na volta 42, ele rodou na curva 4
e deslizou lateralmente pela grama no tri-oval.
"A ponta do pé pode ter saído um pouco", Larson
comunicou por rádio ao chefe da equipe, Cliff Daniels. "Bati com bastante
força na parede, e não em esquadro. Verifique, por favor."
O ângulo do pneu estava mais do que ligeiramente
desalinhado, e repetidas paradas nos boxes não conseguiram corrigir o problema.
O dia esquecível de Larson terminou com o acidente envolvendo cinco carros na
volta 246, quando o carro de Daniel Suárez, que rodou, deu o golpe de
misericórdia na suspensão do Chevrolet de Larson.
"Simplesmente cometi muitos erros esta noite, e isso me
deixou para trás", disse Larson após uma visita ao posto de saúde.
"Eu me perdi (enquanto) liderava no início e bati no muro, o que nos
deixou para trás, mas acho que nossa equipe recuperou o carro em melhores
condições."
"Odeio o jeito que o dia passou. Queria poder recomeçar
e tentar de novo amanhã."
A 700ª largada de Jimmie Johnson na Cup Series chegou ao fim
de forma igualmente repentina. Na Curva 4, na volta 112, o Toyota nº 84 de
Johnson se liberou e alcançou os carros de Cole Custer e Connor Zilisch, o
fenômeno da Xfinity Series que fazia sua primeira largada na Cup em uma pista
oval.
Johnson abandonou a corrida em 40º. Zilisch perseverou e
chegou em 23º.
NOTA: A inspeção pós-corrida na garagem da NASCAR Cup Series
foi tranquila, confirmando Chastain como o vencedor da corrida.
Starting from the rear of the field in a backup car, his
team needed all night to prepare, Chastain ran down the dominant car of William
Byron to win Sunday night’s Coca-Cola 600 at Charlotte Motor Speedway.
RELATED: Race
results | At-track
photos
Byron led 283 of 400 laps and swept the first three stages
of NASCAR’s longest race. Chastain led the final six after diving below Byron’s
Chevrolet entering Turn 1 on Lap 395 and sliding up in Turn 2 to clear Byron
off the corner.
Chastain crossed the finish line 0.673 seconds ahead of the
Hendrick Motorsports driver to win for the first time this season, the first
time at Charlotte and the sixth time in his career.
It was a far cry from Saturday’s practice, when Chastain
blew a tire on his No. 1 Chevrolet and crashed into the outside wall between
Turns 3 and 4, ultimately forcing his Trackhouse Racing team to build a backup
car.
Unable to make a qualifying run, Chastain took the green
flag in 40th and spent the rest of the race methodically working his way toward
the front.
Chastain had nothing but admiration for his Trackhouse
organization.
“When I left the shop last night, I went over and sat in
this car for the first time,” Chastain said. “It was about 10 o’clock when I
left. They worked until 2:30. They were back at 5:30 this morning. Most of them
drive 30, 45 minutes home. A little shower, I think. I don’t even know if they
slept. Back there at 5:30. They get this thing ready, and that’s the dedication
it takes from Trackhouse. There were people there that had their Saturdays off
yesterday, and they came in.
“To drive on that final run in the (Coke) 600 and pass two
cars that had been way better all night … (crew chief) Phil Surgen wanted me to
pit two laps earlier (in the final stage). I went two laps longer (to Lap 350)
just out of a little bit of confusion. Man, that paid off at the end. These
Goodyear Eagles held on longer because they were a little bit fresher.
“Holy cow, we just won the 600!”
Winner of Saturday’s NASCAR Xfinity Series race at
Charlotte, Byron was understandably disappointed at his failure to complete the
sweep.
“He was catching me, and I was trying to just defend,” Byron
said of the decisive final run. “I was getting a little bit tight. Then the
scenario there with the cars we were around (Hamlin after his unscheduled stop
and Joey Logano), it was tough.
“So, yeah, he got a run on me and was able to get to the
bottom and clear me off of (Turn) 2. Disappointing just to lead that many laps
and such a great effort by our whole team. Yeah, I guess I could have
anticipated that last run a little better. I ran in dirty air for a long time
and heated my tires up. Then we lost a chunk of time, and the 45 (Tyler
Reddick) about crashed in front of us. Yeah, sucks.
“We’ll just keep going and keep trying to put races together
like that.”
Chastain, however, wasn’t a factor for the lead as Byron and
Denny Hamlin battled for the top spot in a thrilling third stage that saw them
swap the lead nine times.
After the halfway break, when the cars stopped on pit road
to honor America’s fallen heroes with a moment of silence, Byron was not as
dominant as he had been in the first two stages. Hamlin hounded him mercilessly
until Zane Smith spun off Turn 2 to cause the fifth caution on Lap 237.
A five-car wreck in Turn 4 nine laps later eliminated the
Ford of Ryan Blaney and the Chevrolets of Kyle Larson and Daniel Suarez. Hamlin
ran down Byron after the subsequent restart and passed him for the lead on Lap
262.
Stronger on the long run, however, Byron reclaimed the top
spot on Lap 291 and held off Hamlin and Carson Hocevar to complete a sweep of
the first three stages. Hocevar was a contender for at least a top-five finish
until an engine failure ended his race after 307 laps.
Hamlin continued to challenge in the final 100 laps, until a
mistake on pit road foiled his winning chances. During the final green-flag pit
stop on Lap 348, Hamlin’s crew failed to get the second can of fuel in the car,
and Hamlin bowed out of contention with an unplanned pit stop on Lap 388.
“I’m not a pit guy, but I tried to do everything I could for
the National Debt Relief Toyota team,” Hamlin said. “We had a great car, and it
was fun battling up front. It was a heck of a battle there.
“I would have liked to see it through, but unfortunately,
just didn’t get enough gas in it and had to come back in.”
Pole winner Chase Briscoe overcame a tire violation on his
first pit stop to finish third. AJ Allmendinger ran fourth and Brad Keselowski
came home fifth, posting his first top-10 result of the season.
Chase Elliott, Michael McDowell, Christopher Bell, Ryan
Preece and Noah Gragson completed the top 10.
It’s a good thing Larson has a self-professed short memory,
because Sunday was a day to forget for the driver of the No. 5 Hendrick
Motorsports Chevrolet. After spinning in Takuma Sato’s wake on Lap
92 of the Indianapolis 500 and falling out of the race, Larson flew to
Charlotte to start on the front row for the Coke 600.
For a short while, Larson’s fortunes improved. He passed
Byron for the lead on Lap 9 and stayed out front for 33 circuits. During that
run, however, Larson slapped the outside wall. On Lap 42, he spun off Turn 4
and slid sideways through the turf in the tri-oval.
“The toe might be barely off,” Larson radioed to crew chief
Cliff Daniels. “I hit the wall pretty hard, and not square. Check it, please.”
The toe (tire angle) was more than barely off, and repeated
pit stops couldn’t make it right. Larson’s forgettable day ended in the
five-car accident on Lap 246 when the spinning car of Daniel Suárez applied the
coup de grace to the suspension of Larson’s Chevrolet.
“Just too many mistakes on my end tonight, and it got me
behind,” Larson said after a trip to the infield care center. “I got loose in
(while) leading early and smacked the wall and just kind of got us behind, but
I thought our team got the car back in better shape there.
“I hate the way that the day went. I wish I could just reset
and try again tomorrow.”
Jimmie Johnson’s 700th Cup Series start came to an end just
as suddenly. In Turn 4 on Lap 112, Johnson’s No. 84 Toyota broke loose and
collected the cars of Cole Custer and Connor Zilisch, the Xfinity Series phenom
who was making his first Cup start on an oval track.
Johnson retired from the race in 40th. Zilisch persevered to
come home 23rd.
NOTE: Post-race inspection in the NASCAR Cup Series garage
was all clear, confirming Chastain as the race winner.
Tradução: Autoral
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