William Byron recovers from penalty to win Xfinity Series race at Charlotte

 



O longo rali de William Byron após uma penalidade por excesso de velocidade nos boxes colocou o piloto do Chevrolet nº 17 da Hendrick Motorsports na Victory Lane — e deixou o atual campeão da NASCAR Xfinity Series, Justin Allgaier, de coração partido.

Logo após o anúncio de uma extensão de contrato de quatro anos com Hendrick, Byron ultrapassou Allgaier na liderança na curva 4 da primeira volta da prorrogação no Charlotte Motor Speedway e permaneceu na frente até que um acidente violento envolvendo Jeb Burton e Brennan Poole provocou a 11ª bandeira amarela da corrida e congelou o grid.

Naquela altura, Connor Zilisch ficou em segundo e Nick Sanchez em terceiro, enquanto Allgaier caiu para quarto.

RELACIONADO: Resultados da corrida 

Mas o ponto crucial da corrida aconteceu muito antes, quando Allgaier, liderando sob bandeira amarela na volta 180 de 205, decidiu permanecer na pista em vez de ir aos boxes para trocar pneus.

Byron recebeu pneus novos sob a bandeira amarela. Isso, somado a uma série de bandeiras amarelas que lhe permitiram se aproximar da frente do grid em uma série de relargadas, deu a Byron a posição de pista necessária para garantir a vitória.

Uma penalidade por excesso de velocidade nos boxes durante o intervalo da Etapa 2 mandou Byron para o fundo do grid para uma relargada na volta 99, e ele levou até a prorrogação para voltar à liderança. A vitória foi a sua quinta na série e a primeira em Charlotte, sua pista natal.

"Eu estava relativamente confiante", disse Byron sobre suas perspectivas de um rali. "Senti que, se tivéssemos algumas bandeiras amarelas, seria bom, mas, cara, não funcionou como esperávamos. Tivemos muitas bandeiras verdes e não conseguimos voltar para a frente."

Até as últimas 20 voltas, claro. Após um acidente envolvendo vários carros na Curva 1, na volta 184, Byron reiniciou em nono. Ele ganhou uma posição antes de um acidente envolvendo Katherine Legge e JJ Yeley reduzir a velocidade do grid novamente na volta 189.

Na reinicialização seguinte, no entanto, Byron ganhou terreno e estava em terceiro quando o Toyota de Brandon Jones bateu na parede externa e pegou o Chevrolet Cope Family Racing nº 70 de Leland Honeyman e o Ford RSS Racing nº 28 de Kyle Sieg.

Essa advertência, a décima da corrida, forçou a prorrogação e deu a Byron a chance de reiniciar atrás de Allgaier, na última fila. No final das contas, os pneus mais novos fizeram a diferença.

"Cara, é incrível vencer na minha pista", disse Byron. "É uma sensação muito boa. É divertido estar de volta à Victory Lane. Faz tempo que não ganho. Eu só precisava chegar às primeiras filas, e só consegui na última."

“Justin teve uma boa reinicialização, e eu consegui pressioná-lo e me afastar do 88 (Zilisch) e tive um pouco de ar limpo no nariz.”

Allgaier não sentiu nada além de arrependimento pelo resultado.

"Eu deveria ter vindo pelo pit lane", disse ele. "Achei que haveria muitas corridas no pit lane e, se (aqueles com pneus novos) tivessem que enfrentar muito trânsito, talvez tivéssemos um bom desempenho."

“E todas essas advertências, uma após a outra, foram ótimas porque conseguimos segurar esses caras, mas elas realmente nos prejudicaram porque eles (seus perseguidores) conseguiram uma ou duas posições a cada reinício.

“Estou com o coração partido… Minha filha só queria um troféu de aniversário, e sinto que dei isso de graça. Essa é a parte mais difícil.”

Allgaier liderou 103 voltas, a maior parte depois de Byron ter liderado 69 de suas 71 voltas, vencendo as duas primeiras etapas. Apesar da decepção, Allgaier manteve uma vantagem de 72 pontos sobre o segundo colocado Austin Hill na classificação da categoria.

Sammy Smith terminou em quinto, seguido por Dean Thompson, Josh Williams, Hill, Ryan Ellis e Christian Eckes. Em sua 144ª largada, Ellis conquistou o primeiro top 10 de sua carreira na Xfinity Series.

Quatro novatos da Sunoco — Zilisch, Sanchez, Thompson e Eckes — terminaram entre os 10 primeiros.

A Xfinity Series retorna à ação no próximo sábado para a Tennessee Lottery 250 no Nashville Superspeedway (19h30 horário do leste dos EUA, The CW, PRN Radio, SiriusXM NASCAR Radio).

NOTA: A inspeção pós-corrida da Xfinity Series em Charlotte foi concluída, confirmando William Byron como o vencedor. O carro nº 8 pilotado por Sammy Smith foi desclassificado por não atender ao requisito de peso mínimo e será creditado com uma classificação em último lugar. O carro nº 00 pilotado por Sheldon Creed foi encontrado com uma porca de roda solta, o que resultará em uma multa. Os carros nº 48, 26 e 39 retornarão ao Centro de P&D em Concord, Carolina do Norte, para uma inspeção mais detalhada.

William Byron’s long rally from a pit-road speeding penalty put the driver of the No. 17 Hendrick Motorsports Chevrolet in Victory Lane — and left reigning NASCAR Xfinity Series champion Justin Allgaier heartbroken.

Fresh from the announcement of a four-year contract extension with Hendrick, Byron passed Allgaier for the lead through Turn 4 of the first lap of overtime at Charlotte Motor Speedway and stayed out front until a violent wreck involving Jeb Burton and Brennan Poole brought out the 11th caution of the race and froze the field.

By then, Connor Zilisch had taken second and Nick Sanchez third, as Allgaier faded to fourth.

RELATED: Race results 

But the crux of the race had occurred much earlier, when Allgaier, leading under caution on Lap 180 of 205, chose to stay on the track instead of coming to pit road for new tires.

Byron got fresh rubber under the caution. That and a spate of cautions that allowed him to move closer to the front of the field for a succession of restarts gave Byron the track position he needed to salvage the victory.

A pit-road speeding penalty during the Stage 2 break sent Byron to the back of the field for a restart on Lap 99, and it took him until overtime to get back to the front. The victory was his fifth in the series and the first at Charlotte, his home track.

“I was somewhat confident,” Byron said of his prospects for a rally. “I felt like if we got some yellows, it would be good, but, man, it didn’t work out the way we thought it (would). Just had a lot of green-flag running and couldn’t get back to the front.”

Until the final 20 laps, that is. After a multicar wreck in Turn 1 on Lap 184, Byron restarted ninth. He gained one position before an accident involving Katherine Legge and JJ Yeley slowed the field again on Lap 189.

On the subsequent restart, however, Byron gained ground and was running third when Brandon Jones’ Toyota bounced off the outside wall and collected the No. 70 Cope Family Racing Chevrolet of Leland Honeyman and the No. 28 RSS Racing Ford of Kyle Sieg.

That caution, the 10th of the race, forced overtime and gave Byron the chance to restart behind Allgaier in the bottom lane. Ultimately, the fresher tires made the difference.

“Man, it feels awesome to win at my home track,” Byron said. “It feels really good. It’s fun to be back in Victory Lane. I haven’t won in a while. I just needed to get to the front couple of rows, and I wasn’t able to get there until the last one.

“Justin got a good restart, and I was able to push him and get clear of the 88 (Zilisch) and had some clean air on the nose.”

Allgaier felt nothing but regret at the outcome.

“I should have just come down pit road,” he said. “I thought there would be a lot of games played on pit road, and if (those on fresh tires) had to travel through a lot of traffic, we were going to maybe net OK.

“And all those cautions, one after the other, it was great because we were able to hold those guys off, but they really just hurt us because they (his pursuers) were able to get a spot or two every restart.

“I’m heartbroken… My daughter, all she wanted for her birthday was a trophy, and I feel like I gave that away. That’s the hardest part.”

Allgaier led 103 laps, the most coming after Byron led 69 of his 71 laps in sweeping the first two stages. Despite the disappointment, Allgaier maintained a 72-point lead over second-place Austin Hill in the series standings.

Sammy Smith finished fifth, followed by Dean Thompson, Josh Williams, Hill, Ryan Ellis and Christian Eckes. In his 144th start, Ellis posted the first top 10 of his Xfinity Series career.

Four Sunoco rookies — Zilisch, Sanchez, Thompson and Eckes — finished in the top 10.

The Xfinity Series returns to action next Saturday for the Tennessee Lottery 250 at Nashville Superspeedway (7:30 p.m. ET, The CW, PRN Radio, SiriusXM NASCAR Radio).

NOTE: Xfinity Series post-race inspection at Charlotte is complete, confirming William Byron as the race winner. The No. 8 car driven by Sammy Smith was disqualified for failing to meet the minimum weight requirement and will be credited with a last-place finish. The No. 00 car driven by Sheldon Creed was found with one loose lug nut, which will result in a monetary fine. The Nos. 48, 26 and 39 cars will return to the R&D Center in Concord, North Carolina for further inspection.

Por: Nascar

Tradução: Autoral


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grupo Automotivo Bommarito 500 Muda para o horário nobre de domingo na FOX

Fórmula E revela lista completa de celebridades e programação do Evo Sessions, em Miami

Castroneves e Trackhouse utilizarão a isenção provisória aberta para garantir Daytona 500