Chase Briscoe vence corrida da Cup Series em Pocono, sob muita pressão
Chase
Briscoe vence corrida da Cup Series em Pocono, sob muita pressão
Chase Briscoe
conquistou quatro pole positions, a melhor marca da temporada da NASCAR Cup
Series, e liderou voltas em oito corridas em sua primeira temporada dirigindo o
famoso Toyota nº 19 da Joe Gibbs Racing, e finalmente – finalmente – na tarde
de domingo, esse trabalho duro se traduziu em seu primeiro troféu, superando
seu companheiro de equipe da JGR, Denny Hamlin, no The Great American Getaway
400 apresentado pela VisitPA.com no Pocono Raceway.
Tudo se resumiu
às voltas finais cheias de suspense, com Briscoe tendo que economizar o máximo
de combustível possível enquanto mantinha a liderança nas últimas 34 voltas com
o piloto de Pocono com maior número de vitórias de todos os tempos, Hamlin, e o
bicampeão de Pocono, Ryan Blaney, da Team Penske, diretamente em seu espelho
retrovisor, empurrando-o volta após volta.
Mas Briscoe
conseguiu — controlando o acelerador com perfeição para manter a liderança e
não deixar o carro sem combustível —, finalmente vencendo Hamlin na linha de
chegada por 0,682 segundo e garantindo formalmente sua vaga nos Playoffs de
2025. O piloto de 30 anos, natural de Indiana, liderou 72 das 160 voltas do
dia, seu melhor desempenho, e ainda teve combustível suficiente para a merecida
comemoração da vitória.
"Havia
muita [pressão]", admitiu Briscoe, sorrindo. "Foi meio estranho. Eu
não estava pilotando com força, então não era como se eu estivesse no limite,
mas era muito difícil ter um cara te perseguindo, especialmente o cara que é o
melhor de todos os tempos aqui, tentando economizar combustível e tudo
mais."
“Foi um dia
simplesmente incrível para nossa equipe de corrida”, ele continuou. “Realmente
a primeira corrida que realizamos o ano todo.”
Hamlin,
tricampeão este ano, está retornando às competições após perder a corrida da
Cidade do México na semana passada para estar em casa, na Carolina do Norte,
para o nascimento do filho, e mostrou por que é heptacampeão em Pocono. Seu
segundo lugar marca a décima vez que ele termina em primeiro ou segundo lugar
no singular oval de 4 km em 36 largadas.
"Com
certeza seria difícil", disse Hamlin, que largou na pole, venceu a Etapa 1
e liderou 32 voltas. "A equipe fez um ótimo trabalho e estávamos na
segunda posição em nossa estratégia, mas não deu certo."
“Estamos muito
fortes e não demonstramos nenhuma fraqueza neste momento, estamos muito
orgulhosos do esforço que fizemos”, continuou ele. “Adoraríamos conquistar mais
vitórias, mas, no geral, foi um dia bom e sólido para nós. Agora, vamos para a
próxima série de corridas.”
Blaney, que
conquistou sua primeira vitória na Cup Series em Pocono em 2017 e respondeu com
uma vitória no ano passado, também teve um ótimo dia estratégico com seu
terceiro lugar — especialmente impressionante considerando que ele largou do
fundo do grid após fazer ajustes em seu carro após a classificação. Seu rali
aconteceu com um traje térmico problemático que o obrigou a correr mais de 100
voltas sem que o dispositivo funcionasse corretamente naquela tarde quente e
úmida de verão.
O piloto da RFK
Racing, Chris Buescher, que também conquistou sua primeira vitória na Cup
Series em Pocono (2016), largou com seu Ford nº 17 em segundo e esteve entre os
nove líderes do dia — terminando em quarto. Chase Elliott, da Hendrick
Motorsports, ficou em quinto, com resultados consecutivos entre os cinco
primeiros pela primeira vez neste ano.
A vitória de
Briscoe — a terceira de sua carreira — faz dele o 11º piloto a ganhar uma vaga
no grid de 16 pilotos do Playoff — o sexto diferente apenas nas últimas oito
semanas.
“Finalmente
conquistar uma vitória é uma sensação incrível. … um peso enorme tirado dos
meus ombros”, disse Briscoe. “Tenho dito à minha esposa nas últimas semanas que
preciso vencer, então vir aqui e vencer é um dia maravilhoso.”
John Hunter
Nemechek, do Legacy Motor Club, terminou em sexto, seguido por Kyle Larson, da
Hendrick Motorsports, Ryan Preece, da RFK, e Brad Keselowski, coproprietário e
piloto da RFK. Austin Cindric, da Team Penske, completou o top 10.
O piloto da
Hendrick Motorsports, William Byron, largou do final do grid após um acidente
na classificação, avançou em determinado momento, mas terminou em 27º. Ele
ainda lidera a classificação da Cup Series com 54 pontos de vantagem sobre seu
companheiro de equipe, Larson.
Com nove
corridas restantes para definir o campo dos playoffs, Alex Bowman, de Hendrick,
agora cai para a 16ª colocação na última posição de transferência, apenas por
pontos, com um novo vencedor da temporada.
A Cup Series
segue para o EchoPark Speedway (antigo Atlanta Motor Speedway) para um evento
no sábado à noite e o início do In-Season Challenge (19h, horário do leste dos
EUA, TNT Sports/truTV, HBO Max, PRN Radio, SiriusXM NASCAR Radio).
Joey Logano, da
Team Penske, é o atual vencedor da corrida. Christopher Bell, da Joe Gibbs
Racing, venceu em Atlanta em fevereiro.
Observação: A
inspeção pós-corrida foi concluída sem problemas, confirmando Briscoe como o
vencedor. Os carros nº 9 e 20 serão levados de volta ao Centro de Pesquisa e
Desenvolvimento da NASCAR em Concord, Carolina do Norte, para inspeções.
Chase
Briscoe wins pressure-packed Cup Series race at Pocono
Chase Briscoe
has earned a NASCAR Cup Series season-best four pole positions and led laps in
eight races in his first season driving the famous No. 19 Joe Gibbs Racing
Toyota, and finally – finally – on Sunday afternoon that hard work translated
into his first trophy, edging his JGR teammate Denny Hamlin in The Great
American Getaway 400 presented by VisitPA.com at Pocono Raceway.
It came down to
the suspenseful very final laps, Briscoe having to save as much fuel as
possible while maintaining the lead the last 34 laps with Pocono’s all-time
winningest driver Hamlin and two-time Pocono winner, Team Penske’s Ryan Blaney,
directly in his rearview mirror, pushing him lap after lap.
But Briscoe did it — perfectly executing throttle control to maintain the lead
and not run his car out of gas — ultimately beating Hamlin across the line by
.682-second to formally punch his win-and-in 2025 Playoff ticket. The
30-year-old Indiana-native led a race-best 72 of the 160 laps on the day and
even had enough fuel for the well-deserved victory celebration.
“There was a
lot [of pressure],” a smiling Briscoe conceded. “It was kind of weird. I wasn’t
driving hard, so it’s not like I was on the ragged edge, but it was just so
hard having a guy chasing you, especially the guy that’s the greatest of all
time here, to be trying to save fuel and everything else.
“Just an
amazing day for our race team,” he continued, “Really the first race we’ve
executed all year long.”
Hamlin, a
three-time winner this year, is returning to competition after missing last
week’s Mexico City race to be home in North Carolina for the birth of his son,
showed why he is a seven-time Pocono winner. His runner-up finish marks the
10th time he’s finished first or second at the unique 2.5-mile oval in 36
starts.
“It was
definitely going to be difficult,” said Hamlin, who started on pole, won Stage
1 and led 32 laps. “The team did a great job and we were next best in line of
our strategy, it just didn’t work out.”
“We’re really
strong and not showing up with any weaknesses right now, really proud of the
effort we put forth,” he continued. “Just love to get more wins, but still
overall a good solid day for us, now we move on to the next series of races.”
Blaney, who
earned his first career Cup Series victory at Pocono in 2017 and answered with
a win last year, also had a great strategic day pay off with his third-place
finish — especially impressive considering he started from the back of the grid
after making adjustments on his car following qualifying. His rally came in a
problematic cool-suit that forced him to run more than 100 laps without the
device working correctly on the steamy, hot summer afternoon.
RFK Racing
driver Chris Buescher, who also earned his first career Cup Series win at
Pocono (2016), started his No. 17 Ford second and was among the day’s nine
leaders — ultimately finishing fourth. Hendrick Motorsports’ Chase Elliott was
fifth with back-to-back top-five finishes for the first time this year.
Briscoe’s
victory – the third of his career – makes him the 11th driver to earn a
position in the 16-driver Playoff field – the sixth different in just the last
eight weeks.
“To finally
deliver a win is such an awesome feeling. … such a big weight off my
shoulders,” Briscoe said. “I’ve been telling my wife the last few weeks, I have
to win, and so to come here and do it, it is a great day.”
Legacy Motor
Club’s John Hunter Nemechek finished sixth, followed by Hendrick Motorsports’
Kyle Larson, RFK’s Ryan Preece and RFK co-owner-driver Brad Keselowski. Team
Penske’s Austin Cindric rounded out the top 10.
Hendrick
Motorsports driver William Byron started from the rear of the field after a
qualifying accident, moved forward at one point, but ultimately finished 27th.
He still leads the Cup Series standings by 54 points over his teammate Larson.
With nine races
remaining to set the playoff field, Hendrick’s Alex Bowman now bumps down to
the 16th-place position for that final points-only transfer position with a new
season winner.
The Cup Series
heads to EchoPark Speedway (formerly Atlanta Motor Speedway) for a Saturday
night affair and the start of the In-Season Challenge (7 p.m. ET, TNT
Sports/truTV, HBO Max, PRN Radio, SiriusXM NASCAR Radio).
Team Penske’s
Joey Logano is the defending race winner. Joe Gibbs Racing’s Christopher Bell
won at Atlanta this February.
Note: Post-race
inspection was completed without issue, confirming Briscoe as the winner. The
Nos. 9 and 20 cars will be brought back to the NASCAR R&D Center in
Concord, North Carolina, for inspections.
Tradução: Autoral
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