Com show de ultrapassagens, Gabriel Gomez é duas vezes P2 em Monza pela F4 Italiana
Com show de ultrapassagens, Gabriel Gomez é duas vezes P2 em Monza pela F4 Italiana
Catarinense da US Racing larga corrida 1 em terceiro e a corrida 2 em décimo e termina as duas no pódio
Gabriel Gomez finalizou o sábado da F4 Italiana em Monza com dois pódios em segundo lugar, com um festival de ultrapassagens em sua primeira vez competindo na mais tradicional pista da Itália. O catarinense de 18 anos de idade demonstrada maturidade, poderia dividir freadas, superar por dentro e por fora e até ceder a posição quando conduzido. Protagonizou pegas memoráveis com direito a 3-wide no fim da reta a mais de 250 km/h.
Agora o único brasileiro do grid mais forte da F4 mundial tem seis pódios em oito provas no campeonato. Nas duas corridas deste sábado ele recebeu seus troféus ao lado do americano Sebastian Wheldon e do japonês Kean Nakamura Berta, ambos pilotos Prema. Mas eles alternaram posições, com o aluno da Andretti vencendo a primeira e terminando a segunda em terceiro. O nipônico liderou o campeonato, com Wheldon em segundo e o Gomez, campeão da Winter Series em 2025, em terceiro.
Na primeira corrida do dia, Wheldon reagiu bem ao apagar das luzes saindo do poste, mas o ucraniano Sasha Bondarev assumiu a liderança no início. Nakamura largou de P13, enquanto Gomez, dez posições à frente, sustentou o terceiro lugar no início.
Após uma breve intervenção do safety-car, Gomez surpreendeu Wheldon, avançando para a vice-liderança. Ele então atacou o ucraniano, que trancou a porta e permitiu ao americano retomar a posição na volta seguinte. Bondarev então rodou sozinho e ficou com o carro atravessado na pista, o que entregou a liderança para Wheldon, com Gomez em segundo. Nakamura veio escalando o pelotão e acabou ainda favorecido por uma nova propriedade do carro de segurança na fase final da corrida.
O brasileiro do carro #78 então foi sagaz ao atacar Wheldon por fora na chicane Roggia, assumindo a liderança a três voltas do fim. Nakamura se aproveitou e atrapalhou a linha de Gomez, derrubando o americano para terceiro.
Então o líder do campeonato se mudou de Gabriel na Parabólica, sinalizando ataque. Isso permitiu a Wheldon emparelhar por dentro em um movimento ousado de 3-wide, que rendeu o retorno ao primeiro lugar na corrida. Gomez foi até a bandeirada se defendendo do japonês com astúcia.
A segunda corrida viu uma escalada do Catarinense pela equipe fundada por Ralf Schumacher. Ele largou em décimo e pude se posicionar na primeira volta, conquistando cinco posições logo no primeiro giro. Os adversários adversários pela vitória na primeira corrida ocuparam a primeira fila, com Nakamura liderando desde a pole.
Após uma intervenção do safety-car, Gabriel logo chegou à zona de pódio ultrapassando Wheldon e Luka Sammalisto. Ele assumiu o segundo lugar e partiu decidido para desafiar Nakamura pela liderança.
Então a sorte foi concedida para o japonês. Gomez tinha muito mais ação nas voltas finais, mas dois carros acabaram se achando na freada da primeira chicane da pista e os ficais de pista tiveram que acionar bandeira amarela dupla no trecho, justamente o setor onde Gabriel mais teve ação sobre Nakamura para um ataque pela vitória. Ele então levou o #78 ao segundo lugar da tarde, fechando uma jornada em Monza com Wheldon em terceiro.
A terceira e última corrida da terceira etapa da F4 Italiana acontece neste domingo, com Gabriel Gomez largando em 16º. A corrida é transmitida ao vivo pelo canal da categoria no Youtube.
O que ele disse:
“Foi um sábado muito positivo, com mais dois pódios. É muito legal competir em Monza e felizmente a pista permite boas ultrapassagens. No quali 2 cometi pequenos erros e isso me colocou um pouco mais atrás no grid. Mas o carro estava bom e pudemos competir e lutar pela vitória nas duas corridas. Foi uma pena a amarela dupla no fim da reta na segunda prova, pois acredito que tinha condição de atacar pela vitória se não fosse aquilo. De todo modo, foi um dia muito positivo e agradeço ao tempo pelo equipamento que me deu. mais no domingo”
Gabriel Gomez
Por: Assessoria de imprensa

Comentários
Postar um comentário