O novato Foster conquista a primeira pole position da carreira na qualificação Road America
Primeiro, foi Robert Shwartzman em Indianápolis. Agora é a vez de Louis Foster.
Foster se tornou o segundo estreante a conquistar o Prêmio NTT P1 nesta temporada, conquistando sua primeira pole position da carreira na NTT INDYCAR SERIES no XPEL Grand Prix of Road America, apresentado pela AMR, com uma volta impressionante de 1 minuto e 44,5141 segundos no sábado, no Droplight/Desnuda Tequila Honda nº 45 da Rahal Letterman Lanigan Racing. A melhor largada de Foster nesta temporada foi o terceiro lugar no Grande Prêmio de Sonsio, em maio, no circuito de Indianápolis Motor Speedway.
VEJA: Resultados das Eliminatórias
O campeão do INDY NXT by Firestone de 2024, Foster, tornou-se o primeiro estreante a conquistar uma pole position na NTT INDYCAR SERIES em uma corrida de rua ou circuito de rua desde que Linus Lundqvist conquistou o primeiro lugar nesta corrida no ano passado. Shwartzman chocou o mundo das corridas em maio ao se tornar o primeiro estreante desde 1983 a conquistar a pole position nas 500 Milhas de Indianápolis.
A pole de Foster marcou a primeira temporada da INDYCAR SERIES com dois estreantes vencedores de pole desde 2019, quando Felix Rosenqvist e Colton Herta alcançaram o feito.
“Eu disse aos caras quando entramos na Fast 12 para não colocarem pneus vermelhos (pneus alternativos Firestone Firehawk) porque eu não estava confiante de que conseguiríamos chegar à Fast Six”, disse Foster. “Nossa, como eu estava errado. Absolutamente incrível. A equipe da 45 foi incrível o fim de semana todo.”
"Não poderia ter começado o fim de semana melhor. Ainda não consigo acreditar. Fomos rápidos com pneus novos e antigos. Vou comemorar bastante esta noite."
A corrida de 55 voltas começa às 13h30 (horário do leste dos EUA) de domingo (FOX, FOX Deportes, aplicativo FOX Sports, INDYCAR Radio Network). Uma sessão de aquecimento de 25 minutos precederá a corrida às 10h (horário do leste dos EUA) (FS1, aplicativo FOX Sports, INDYCAR Radio Network).
O líder do campeonato, Alex Palou, se recuperou de duas corridas consecutivas fora do pódio dos três primeiros colocados ao se classificar em segundo com 1:44.6300 no Honda No. 10 SOLO Cup Chip Ganassi Racing.
Kyle Kirkwood, que venceu as duas últimas corridas, classificou-se em terceiro com o tempo de 1:44.8523 no Siemens Honda nº 27 da Andretti Global. Scott McLaughlin se juntará a ele na segunda fila do grid de largada após se classificar em quarto com o tempo de 1:45.0137 no XPEL nº 3 da Team Penske Chevrolet.
Christian Lundgaard, o mais rápido nos treinos de pré-classificação na manhã de sábado, largará em quinto após sua melhor volta de 1:45.0828 no Arrow McLaren Chevrolet nº 7. Graham Rahal se classificou em sexto com 1:45.4877 no Hendrickson International Honda nº 15, enquanto a Rahal Letterman Lanigan Racing foi a única equipe a colocar dois pilotos no Firestone Fast Six no formato de classificação de três segmentos.
Pato O'Ward, segundo em pontos, classificou-se em 11º com tempo de 1:45.3704 no Arrow McLaren Chevrolet nº 5. O'Ward está 73 pontos atrás de Palou, enquanto Kirkwood está em terceiro, 75 atrás do líder.
Os seis pilotos no segmento final do Firestone Fast Six usaram uma interessante combinação de estratégias de pneus para tentar lidar com temperaturas do ar na casa dos 32°C e temperaturas da pista na casa dos três dígitos no circuito de 14 curvas e 6,442 km.
Foster conquistou a pole position com pneus alternativos Firestone Firehawk pouco usados e foi o único piloto do Fast Six a não usar os pneus primários mais duros e duráveis em nenhum dos três segmentos. Palou optou por pneus alternativos desgastados antes de usar novos nas últimas voltas. Rahal foi o único dos seis pilotos a usar pneus primários no último segmento, pois não usou o pneu mais duro e durável em nenhum dos dois primeiros segmentos.
|
|
.jpg)
Comentários
Postar um comentário