Palou continua dominando Laguna Seca, Classificação da série com a oitava vitória de 2025
A WeatherTech Raceway Laguna Seca continua sendo a melhor
pista de Alex Palou, e a designação de campeão da NTT INDYCAR SERIES quase
certamente permanecerá com ele também.
O piloto do Honda nº 10 da DHL Chip Ganassi Racing
demonstrou ambos com uma pilotagem dominante no Grande Prêmio Java House de
Monterey. Liderando 84 das 95 voltas, Palou venceu no circuito da Califórnia
pelo segundo ano consecutivo – novamente largando da pole position – e
conquistou sua terceira vitória aqui nos últimos quatro anos.
VEJA: Resultados da Corrida
O domínio de Palou no esporte fica ainda mais evidente na
classificação da temporada, onde a conquista do maior número de pontos do fim
de semana, somada ao quarto lugar de Pato O'Ward, da Arrow McLaren, aumentou
sua liderança para impressionantes 121 pontos. Restam apenas três corridas.
O vencedor das 500 Milhas de Indianápolis, apresentado por
Gainbridge, ainda tem muito trabalho a fazer para conquistar seu terceiro
campeonato consecutivo e o quarto em cinco anos, mas o esforço necessário será
mínimo. Efetivamente, O'Ward precisa vencer para que Palou seja ameaçado. Todos
os outros foram eliminados da disputa.
“Foi um fim de semana incrível, um ano incrível (e) hoje foi
algo extraordinário”, disse Palou. “É superdivertido estar aqui – uma das
minhas pistas favoritas, com certeza. Eu não poderia estar mais feliz agora.”
Esta vitória deu a Palou sua oitava vitória em 14 corridas
nesta temporada. Apenas três pilotos na história do esporte – AJ Foyt em 1964,
Al Unser em 1970 e Mario Andretti em 1969 – venceram mais corridas em um único
ano. Foyt e Unser detêm o recorde da temporada com 10 vitórias. Andretti teve
nove. Palou é um dos seis pilotos com oito vitórias; ele é o primeiro a fazê-lo
desde Sébastien Bourdais em 2007.
A vitória também foi a 19ª da carreira ainda jovem de Palou
– o espanhol de 28 anos disputou apenas 95 largadas. Apenas 23 pilotos na
história das corridas de monopostos estiveram na linha da vitória com mais
frequência, e a próxima corrida será no Portland International Raceway, pista
onde Palou venceu em 2021 e 2023.
Palou cedeu a liderança neste circuito de 11 curvas e 3,688
km, apenas para parar nos boxes. Curiosamente, a primeira vez que o piloto
assumiu a liderança foi Nolan Siegel, da Arrow McLaren, que liderou as
primeiras 11 voltas da série em sua carreira. Na segunda parada de Palou, Will
Power, da Equipe Penske, ficou brevemente à sua frente, mas Power parou nos
boxes antes de poder oficialmente liderar uma volta.
A margem de vitória de Palou foi de 3,7965 segundos, mas ele
frequentemente liderava por mais do que isso. Ele reduziu sua média de chegada
em cinco largadas nesta pista para 1,6, a mais baixa de qualquer piloto em
qualquer evento do calendário atual.
“Não foi fácil”, disse ele. “Tivemos que forçar; tivemos que
tentar estar prontos para aqueles (períodos de bandeira amarela no final).
Sabíamos que não estávamos com os pneus (mais novos)... mas, felizmente,
tivemos ritmo suficiente para abrir uma pequena vantagem e conquistar a
vitória.”
Christian Lundgaard, da Arrow McLaren, terminou em segundo,
com Colton Herta, da Andretti Global com Curb-Agajanian, em terceiro. Os dois
tiveram um momento memorável no meio da corrida, quando Lundgaard forçou a
entrada de Herta por dentro na última curva da pista.
Houve dois incidentes na primeira volta. Primeiro, uma briga
entre Conor Daly e o estreante Robert Shwartzman empurrou este último para a
caixa de brita da Curva 3. Três curvas depois, Kyffin Simpson, da Chip Ganassi
Racing, bateu na traseira de Felix Rosenqvist, jogando o piloto da Meyer Shank
Racing com Curb-Agajanian através da caixa de brita e contra a barreira de
pneus. Simpson ricocheteou no muro, mandando seu carro para outra parte dos
pneus.
Na volta 11, o estreante Jacob Abel, da Dale Coyne Racing,
aparentemente teve uma falha mecânica, pois seu carro errou completamente a
Curva 1 e foi parar na brita. Mais tarde, Kirkwood bateu na traseira de Rinus
VeeKay, da Dale Coyne Racing, sofrendo a penalidade que efetivamente encerrou
as esperanças de Kirkwood no campeonato.
Os dois últimos períodos de bandeira amarela foram resultado
da saída da Curva 6 de Marcus Ericsson, da Andretti Global, e de Santino
Ferrucci, da AJ Foyt Racing, que rodaram no topo do Corkscrew.
Após cinco corridas em quatro fins de semana de julho, a
série fará uma breve pausa antes de retomar a marcha de Palou rumo à Astor
Challenge Cup. O Grande Prêmio de Portland da BITNILE.com será realizado no
domingo, 10 de agosto, às 15h (horário do leste dos EUA), na FOX.
Palou Continues Domination of Laguna Seca, Series Standings
with Eighth Win of 2025
WeatherTech Raceway Laguna Seca remains Alex Palou’s best
track, and the NTT INDYCAR SERIES’ champion designation almost certainly will
stay with him as well.
The driver of the No. 10 DHL Chip Ganassi Racing Honda
proved both with a dominating drive in the Java House Grand Prix of Monterey.
In leading 84 of the 95 laps, Palou won on the California road course for the
second consecutive year – again from the pole – and scored his third win here
in the past four years.
SEE: Race Results
Palou’s command of the sport is most evident in the season
standings, where collecting the weekend’s maximum number of points, coupled
with the fourth-place finish of Arrow McLaren’s Pato O’Ward, swelled his lead
to a whopping 121 points. Only three races remain.
The winner of the Indianapolis 500 presented by Gainbridge
still has work to do to clinch his third consecutive series championship and
fourth in five years, but the effort required will be minimal. Effectively,
O’Ward needs to win out for Palou to be threatened. Everyone else has been
eliminated from contention.
“It’s been an awesome weekend, an awesome year (and) today
was something else,” Palou said. “It’s super fun to be here – one of my
favorite tracks for sure. I couldn’t be happier right now.”
This win gave Palou his eighth win in 14 races this season.
Only three drivers in the sport’s history – A.J. Foyt in 1964, Al Unser in 1970
and Mario Andretti in 1969 – have won more races in a single year. Foyt and
Unser hold the season record with 10 wins. Andretti had nine. Palou is one of
six drivers with eight; he is the first to do so since Sebastien Bourdais in
2007.
The win also was the 19th of Palou’s still-young career –
the 28-year-old Spaniard has made just 95 starts. Only 23 drivers in open-wheel
racing history have been to victory lane more often, and the next race is at
Portland International Raceway, a track where Palou won in 2021 and 2023.
Palou relinquished the lead on this 11-turn, 2.238-mile road
course only to pit. Interestingly, the first time the driver taking the top
spot was Arrow McLaren’s Nolan Siegel, who led the first 11 series laps of his
career. On Palou’s second stop, Team Penske’s Will Power was briefly ahead of
him, but Power pitted before he could officially lead a lap.
Palou’s margin of victory was 3.7965 seconds, but he
frequently led by more than that. He lowered his average finish in five starts
at this track to 1.6, the lowest of any driver in any event on the current
calendar.
“It was not easy,” he said. “We had to push; we had to try
to be ready for those (late caution periods). We knew that we were not on the
(freshest) of tires … but luckily we had enough pace to open a small gap and
get the win.”
Arrow McLaren’s Christian Lundgaard finished second with
Colton Herta of Andretti Global w/ Curb-Agajanian third. The two had a
memorable mid-race moment when Lundgaard muscled his way to the inside of Herta
in the track’s final corner.
There were two incidents on the opening lap. First, a tussle
between Conor Daly and rookie Robert Shwartzman shoved the latter into the Turn
3 gravel pit. Three corners later, Chip Ganassi Racing’s Kyffin Simpson ran
into the back of Felix Rosenqvist, knocking the Meyer Shank Racing w/
Curb-Agajanian driver through the gravel and against the tire barrier. Simpson
ricocheted off the wall, sending his car into another part of the tires.
On Lap 11, Dale Coyne Racing rookie Jacob Abel appeared to
have a mechanical failure as his car completely missed Turn 1 and sailed into
the gravel. Later, Kirkwood ran into the back of Dale Coyne Racing’s Rinus
VeeKay, drawing the penalty that effectively ended Kirkwood’s championship
hopes.
The two late caution periods were the result of the Turn 6
off by Andretti Global’s Marcus Ericsson and AJ Foyt Racing’s Santino Ferrucci
spinning at the top of the Corkscrew.
After five races over four July weekends, the series will
take a short break before resuming Palou’s march to the Astor Challenge Cup.
The BITNILE.com Grand Prix of Portland will be Sunday, Aug. 10 at 3 p.m. ET on
FOX.
Por: Indycar
Tradução: Autoral
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