Palou continua dominando Laguna Seca, Classificação da série com a oitava vitória de 2025

Crédito:Indycar 


Palou continua dominando Laguna Seca, Classificação da série com a oitava vitória de 2025

A WeatherTech Raceway Laguna Seca continua sendo a melhor pista de Alex Palou, e a designação de campeão da NTT INDYCAR SERIES quase certamente permanecerá com ele também.

 

O piloto do Honda nº 10 da DHL Chip Ganassi Racing demonstrou ambos com uma pilotagem dominante no Grande Prêmio Java House de Monterey. Liderando 84 das 95 voltas, Palou venceu no circuito da Califórnia pelo segundo ano consecutivo – novamente largando da pole position – e conquistou sua terceira vitória aqui nos últimos quatro anos.

 

VEJA: Resultados da Corrida

 

O domínio de Palou no esporte fica ainda mais evidente na classificação da temporada, onde a conquista do maior número de pontos do fim de semana, somada ao quarto lugar de Pato O'Ward, da Arrow McLaren, aumentou sua liderança para impressionantes 121 pontos. Restam apenas três corridas.

 

O vencedor das 500 Milhas de Indianápolis, apresentado por Gainbridge, ainda tem muito trabalho a fazer para conquistar seu terceiro campeonato consecutivo e o quarto em cinco anos, mas o esforço necessário será mínimo. Efetivamente, O'Ward precisa vencer para que Palou seja ameaçado. Todos os outros foram eliminados da disputa.

 

“Foi um fim de semana incrível, um ano incrível (e) hoje foi algo extraordinário”, disse Palou. “É superdivertido estar aqui – uma das minhas pistas favoritas, com certeza. Eu não poderia estar mais feliz agora.”

 

Esta vitória deu a Palou sua oitava vitória em 14 corridas nesta temporada. Apenas três pilotos na história do esporte – AJ Foyt em 1964, Al Unser em 1970 e Mario Andretti em 1969 – venceram mais corridas em um único ano. Foyt e Unser detêm o recorde da temporada com 10 vitórias. Andretti teve nove. Palou é um dos seis pilotos com oito vitórias; ele é o primeiro a fazê-lo desde Sébastien Bourdais em 2007.

 

A vitória também foi a 19ª da carreira ainda jovem de Palou – o espanhol de 28 anos disputou apenas 95 largadas. Apenas 23 pilotos na história das corridas de monopostos estiveram na linha da vitória com mais frequência, e a próxima corrida será no Portland International Raceway, pista onde Palou venceu em 2021 e 2023.

 

Palou cedeu a liderança neste circuito de 11 curvas e 3,688 km, apenas para parar nos boxes. Curiosamente, a primeira vez que o piloto assumiu a liderança foi Nolan Siegel, da Arrow McLaren, que liderou as primeiras 11 voltas da série em sua carreira. Na segunda parada de Palou, Will Power, da Equipe Penske, ficou brevemente à sua frente, mas Power parou nos boxes antes de poder oficialmente liderar uma volta.

 

A margem de vitória de Palou foi de 3,7965 segundos, mas ele frequentemente liderava por mais do que isso. Ele reduziu sua média de chegada em cinco largadas nesta pista para 1,6, a mais baixa de qualquer piloto em qualquer evento do calendário atual.

 

“Não foi fácil”, disse ele. “Tivemos que forçar; tivemos que tentar estar prontos para aqueles (períodos de bandeira amarela no final). Sabíamos que não estávamos com os pneus (mais novos)... mas, felizmente, tivemos ritmo suficiente para abrir uma pequena vantagem e conquistar a vitória.”

 

Christian Lundgaard, da Arrow McLaren, terminou em segundo, com Colton Herta, da Andretti Global com Curb-Agajanian, em terceiro. Os dois tiveram um momento memorável no meio da corrida, quando Lundgaard forçou a entrada de Herta por dentro na última curva da pista.

 

Houve dois incidentes na primeira volta. Primeiro, uma briga entre Conor Daly e o estreante Robert Shwartzman empurrou este último para a caixa de brita da Curva 3. Três curvas depois, Kyffin Simpson, da Chip Ganassi Racing, bateu na traseira de Felix Rosenqvist, jogando o piloto da Meyer Shank Racing com Curb-Agajanian através da caixa de brita e contra a barreira de pneus. Simpson ricocheteou no muro, mandando seu carro para outra parte dos pneus.

 

Na volta 11, o estreante Jacob Abel, da Dale Coyne Racing, aparentemente teve uma falha mecânica, pois seu carro errou completamente a Curva 1 e foi parar na brita. Mais tarde, Kirkwood bateu na traseira de Rinus VeeKay, da Dale Coyne Racing, sofrendo a penalidade que efetivamente encerrou as esperanças de Kirkwood no campeonato.

 

Os dois últimos períodos de bandeira amarela foram resultado da saída da Curva 6 de Marcus Ericsson, da Andretti Global, e de Santino Ferrucci, da AJ Foyt Racing, que rodaram no topo do Corkscrew.

 

Após cinco corridas em quatro fins de semana de julho, a série fará uma breve pausa antes de retomar a marcha de Palou rumo à Astor Challenge Cup. O Grande Prêmio de Portland da BITNILE.com será realizado no domingo, 10 de agosto, às 15h (horário do leste dos EUA), na FOX.

Palou Continues Domination of Laguna Seca, Series Standings with Eighth Win of 2025

 

WeatherTech Raceway Laguna Seca remains Alex Palou’s best track, and the NTT INDYCAR SERIES’ champion designation almost certainly will stay with him as well.

 

The driver of the No. 10 DHL Chip Ganassi Racing Honda proved both with a dominating drive in the Java House Grand Prix of Monterey. In leading 84 of the 95 laps, Palou won on the California road course for the second consecutive year – again from the pole – and scored his third win here in the past four years.

 

SEE: Race Results

 

Palou’s command of the sport is most evident in the season standings, where collecting the weekend’s maximum number of points, coupled with the fourth-place finish of Arrow McLaren’s Pato O’Ward, swelled his lead to a whopping 121 points. Only three races remain.

 

The winner of the Indianapolis 500 presented by Gainbridge still has work to do to clinch his third consecutive series championship and fourth in five years, but the effort required will be minimal. Effectively, O’Ward needs to win out for Palou to be threatened. Everyone else has been eliminated from contention.

 

“It’s been an awesome weekend, an awesome year (and) today was something else,” Palou said. “It’s super fun to be here – one of my favorite tracks for sure. I couldn’t be happier right now.”

 

This win gave Palou his eighth win in 14 races this season. Only three drivers in the sport’s history – A.J. Foyt in 1964, Al Unser in 1970 and Mario Andretti in 1969 – have won more races in a single year. Foyt and Unser hold the season record with 10 wins. Andretti had nine. Palou is one of six drivers with eight; he is the first to do so since Sebastien Bourdais in 2007.

 

The win also was the 19th of Palou’s still-young career – the 28-year-old Spaniard has made just 95 starts. Only 23 drivers in open-wheel racing history have been to victory lane more often, and the next race is at Portland International Raceway, a track where Palou won in 2021 and 2023.

 

Palou relinquished the lead on this 11-turn, 2.238-mile road course only to pit. Interestingly, the first time the driver taking the top spot was Arrow McLaren’s Nolan Siegel, who led the first 11 series laps of his career. On Palou’s second stop, Team Penske’s Will Power was briefly ahead of him, but Power pitted before he could officially lead a lap.

 

Palou’s margin of victory was 3.7965 seconds, but he frequently led by more than that. He lowered his average finish in five starts at this track to 1.6, the lowest of any driver in any event on the current calendar.

 

“It was not easy,” he said. “We had to push; we had to try to be ready for those (late caution periods). We knew that we were not on the (freshest) of tires … but luckily we had enough pace to open a small gap and get the win.”

 

Arrow McLaren’s Christian Lundgaard finished second with Colton Herta of Andretti Global w/ Curb-Agajanian third. The two had a memorable mid-race moment when Lundgaard muscled his way to the inside of Herta in the track’s final corner.

 

There were two incidents on the opening lap. First, a tussle between Conor Daly and rookie Robert Shwartzman shoved the latter into the Turn 3 gravel pit. Three corners later, Chip Ganassi Racing’s Kyffin Simpson ran into the back of Felix Rosenqvist, knocking the Meyer Shank Racing w/ Curb-Agajanian driver through the gravel and against the tire barrier. Simpson ricocheted off the wall, sending his car into another part of the tires.

 

On Lap 11, Dale Coyne Racing rookie Jacob Abel appeared to have a mechanical failure as his car completely missed Turn 1 and sailed into the gravel. Later, Kirkwood ran into the back of Dale Coyne Racing’s Rinus VeeKay, drawing the penalty that effectively ended Kirkwood’s championship hopes.

 

The two late caution periods were the result of the Turn 6 off by Andretti Global’s Marcus Ericsson and AJ Foyt Racing’s Santino Ferrucci spinning at the top of the Corkscrew.

 

After five races over four July weekends, the series will take a short break before resuming Palou’s march to the Astor Challenge Cup. The BITNILE.com Grand Prix of Portland will be Sunday, Aug. 10 at 3 p.m. ET on FOX.

 Por: Indycar

Tradução: Autoral

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