Wallace se agarra para vencer Dramático Brickyard 400 na prorrogação dupla
Wallace se agarra para vencer Dramático Brickyard 400 na
prorrogação dupla
Bubba Wallace superou dois rivais – Kyle Larson e um tanque
de gasolina vazio – na prorrogação dupla para obter uma vitória dramática e
histórica no domingo na Brickyard 400 apresentada pela PPG no Indianapolis
Motor Speedway.
Wallace superou Larson, vencedor da Brickyard 400 de 2024,
por 0,222 de segundo no Chumba Casino Toyota nº 23, pilotado pela 23XI Racing,
copropriedade da lenda do basquete Michael Jordan e da estrela da NASCAR Denny
Hamlin, para quebrar uma sequência de 100 corridas sem vitórias na NASCAR Cup
Series, que datava do outono de 2022. Wallace, que garantiu uma vaga nos
playoffs da NASCAR com a vitória, se tornou o primeiro piloto afro-americano a
vencer o evento mais importante da NASCAR no IMS.
"Essa descarga de adrenalina é uma loucura", disse
Wallace. "Estou exausto. Inacreditável. Vencer aqui no Brickyard, sabendo
o quão grande é essa corrida, sabendo de todo o barulho que está acontecendo ao
fundo, deixar tudo isso de lado é uma prova de que essas pessoas aqui neste
time de 23. Está ficando cansativo, correr na reta final (dos playoffs).
"Quantos dias desde a minha última vitória? Zero."
Hamlin completou uma subida da 39ª e última posição de
largada para terminar em terceiro no Progressive Toyota nº 11. Ryan Preece
ficou em quarto lugar no Castrol The Engine Ford nº 60, e o vencedor da
Brickyard 400 de 2018, Brad Keselowski, completou os cinco primeiros no Body
Guard Ford nº 6.
Ty Gibbs terminou em 21º lugar no Toyota SAIA LTL Freight nº
54, garantindo um bônus de US$ 1 milhão para a Joe Gibbs Racing como vencedor
do NASCAR In-Season Challenge inaugural, um torneio de eliminação única que
começou há quatro corridas com 32 pilotos. Ty Dillon, rival de Gibbs na disputa
pelo prêmio, terminou em 28º lugar no Sea Best Chevrolet nº 10.
Wallace assumiu a liderança definitiva na corrida,
programada para 160 voltas, quando o líder Ryan Blaney fez o pit stop no
Menards/Delta Ford nº 12 na volta 143. Naquele ponto, Wallace estava 4,911
segundos à frente do companheiro de equipe Tyler Reddick no Xfinity Mobile
Toyota nº 45 e parecia estar no controle de cruzeiro para a vitória.
Larson saltou para o segundo lugar no Chevrolet Hendrick
1100 nº 5 da HendrickCars.com na volta 146, mas estava 5,047 segundos atrás de
Wallace. Então, Larson começou a diminuir a vantagem de Wallace, reduzindo a
diferença para 3,180 segundos na volta 154.
Parecia que Larson ficaria sem voltas para alcançar Wallace,
mas Wallace tinha outro problema: poderia ficar sem combustível. Wallace fez
seu último pit stop na volta 117, e a distância esperada para um tanque cheio
era de aproximadamente 40 voltas. Larson fez sua parada final na volta 121 e
parecia ter combustível suficiente para correr a todo vapor até a linha de
chegada.
Outra complicação foi adicionada ao drama das voltas finais
quando uma chuva leve começou a cair na Curva 1 do oval gigante de 2,5 milhas,
desencadeando o quinto período de cautela da corrida na volta 156. A chuva
então se intensificou, a bandeira vermelha foi mostrada e todos os carros foram
para os boxes na volta 157, sem que serviços fossem permitidos sob condições de
bandeira vermelha.
A corrida se encaminhava para a prorrogação, aumentando a
ansiedade de Wallace e do chefe de equipe, Charles Denike. A primeira relargada
ocorreu na volta 162, com Wallace largando por dentro e Larson por fora.
Wallace assumiu a liderança na Curva 2, mas a bandeira amarela foi hasteada
pela sexta e última vez quando o Toyota Rheem nº 20 de Christopher Bell bateu
na traseira do Ford Rent To Own Aaron nº 38 de Zane Smith, mandando-o para o
muro externo na reta oposta.
Wallace e Larson assumiram as mesmas posições na segunda
relargada, na volta 167, e Wallace abriu vantagem na Curva 1. Desta vez, não
houve cautela durante a primeira volta da chegada verde-branca-xadrez para
interromper a corrida para uma terceira relargada. Larson procurou por uma vaga
para ultrapassar Wallace na 168ª e última volta, mas Wallace não deu
oportunidade.
Wallace não só tinha combustível suficiente para receber a
bandeira quadriculada, como também fez várias queimadas esfumaçadas com seu
carro na reta da frente logo após sua volta de resfriamento.
Austin Cindric liderou o maior número de voltas (40) no Ford
nº 2 da Discount Tire, todas nas primeiras 83 voltas da corrida. Mas suas
chances de conquistar a vitória em Brickyard para a Equipe Penske acabaram
enquanto liderava na volta 84, quando seu pneu traseiro direito furou,
aproximadamente seis segundos à frente do companheiro de equipe Joey Logano no
Ford nº 22 da Shell Pennzoil.
O pole position Chase Briscoe, natural de Mitchell, Indiana,
liderou 34 voltas, mas terminou em 18º no Bass Pro Shops Toyota nº 19.
Wallace Hangs On To Win Dramatic Brickyard 400 in Double
Overtime
Bubba Wallace overcame two rivals – Kyle Larson and a
dwindling gas tank – in double overtime to earn a dramatic and historic victory
Sunday in the Brickyard 400 presented by PPG at Indianapolis Motor Speedway.
Wallace edged 2024 Brickyard 400 winner Larson by .222 of a
second in the No. 23 Chumba Casino Toyota fielded by 23XI Racing, co-owned by
basketball legend Michael Jordan and NASCAR star Denny Hamlin, to snap a
100-race NASCAR Cup Series winless streak dating to fall 2022. Wallace, who
earned a spot in the NASCAR playoffs with the victory, became the first African
American driver to win the NASCAR crown jewel event at IMS.
“That adrenaline rush is crazy,” Wallace said. “I’m worn
out. Unbelievable. To win here at the Brickyard, knowing how big this race is,
knowing all the noise that’s going on in the background, to set that all aside
is a testament to these people here on this 23 team. It’s been getting old,
running on the (playoffs) cut line.
“How many days since my last win? Zero.”
Hamlin completed a climb from the 39th and last starting
spot to finish third in the No. 11 Progressive Toyota. Ryan Preece placed
fourth in the No. 60 Castrol The Engine Ford, and 2018 Brickyard 400 winner
Brad Keselowski rounded out the top five in the No. 6 Body Guard Ford.
Ty Gibbs finished 21st in the No. 54 SAIA LTL Freight Toyota
to earn a $1 million bonus for Joe Gibbs Racing as the winner of the inaugural
NASCAR In-Season Challenge, a single-elimination tournament that started four
races ago with 32 drivers. Ty Dillon, Gibbs’ rival for the prize, finished 28th
in the No. 10 Sea Best Chevrolet.
Wallace took the lead for good in the race, scheduled for
160 laps, when leader Ryan Blaney pitted in the No. 12 Menards/Delta Ford on
Lap 143. At that point, Wallace was 4.911 seconds ahead of teammate Tyler
Reddick in the No. 45 Xfinity Mobile Toyota and appeared to be on cruise
control to victory.
Larson jumped to second in the No. 5 HendrickCars.com
Hendrick 1100 Chevrolet by Lap 146 but was 5.047 seconds behind Wallace. Then
Larson began to chip away at Wallace’s lead, trimming the gap to 3.180 seconds
by Lap 154.
It appeared Larson would run out of laps to catch Wallace,
but Wallace had another problem – he might run out of gas. Wallace made his
final pit stop on Lap 117, and the expected distance for a full tank of fuel
was approximately 40 laps. Larson made his final stop on Lap 121 and appeared
to have enough fuel to run at full tilt to the finish.
Another wrinkle was added to the drama of the closing laps
when light rain started to fall in Turn 1 of the giant, 2.5-mile oval,
triggering the fifth caution period of the race on Lap 156. The rain then
intensified, and the red flag was shown and all cars came to pit road on Lap
157, with no service allowed under red-flag conditions.
The race was headed to overtime, increasing the anxiety for
Wallace and crew chief Charles Denike. The first restart came on Lap 162, with
Wallace starting on the inside and Larson on the outside. Wallace pulled ahead
in Turn 2, but the caution flag flew for the sixth and final time when
Christopher Bell’s No. 20 Rheem Toyota hit Zane Smith’s No. 38 Aaron’s Rent To
Own Ford from behind, sending it into the outside wall on the back
straightaway.
Wallace and Larson took the same track positions on the
second restart on Lap 167, and Wallace pulled away in Turn 1. This time, there
was no caution during the first lap of the green-white-checkered finish to halt
the race for a third restart. Larson looked high and low for a spot to pass
Wallace on the 168th and final lap, but Wallace provided no opportunity.
Not only did Wallace have enough fuel to take the checkered
flag, he also performed multiple, smoky burnouts in his car on the front
straightaway after his cooldown lap.
Austin Cindric led the most laps (40) in the No. 2 Discount
Tire Ford, all in the first 83 laps of the race. But his chances to claim a
Brickyard victory for Team Penske ended while leading on Lap 84 when his right
rear tire went flat while approximately six seconds ahead of teammate Joey
Logano in the No. 22 Shell Pennzoil Ford.
Pole sitter Chase Briscoe, a native of Mitchell, Indiana,
led 34 laps but finished 18th in the No. 19 Bass Pro Shops Toyota.
Por: Indianapolis Motor Speedway
Tradução: Autoral
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