Wallace se agarra para vencer Dramático Brickyard 400 na prorrogação dupla

Crédito:Indianapolis Motor Speedway



Wallace se agarra para vencer Dramático Brickyard 400 na prorrogação dupla

Bubba Wallace superou dois rivais – Kyle Larson e um tanque de gasolina vazio – na prorrogação dupla para obter uma vitória dramática e histórica no domingo na Brickyard 400 apresentada pela PPG no Indianapolis Motor Speedway.

 

Wallace superou Larson, vencedor da Brickyard 400 de 2024, por 0,222 de segundo no Chumba Casino Toyota nº 23, pilotado pela 23XI Racing, copropriedade da lenda do basquete Michael Jordan e da estrela da NASCAR Denny Hamlin, para quebrar uma sequência de 100 corridas sem vitórias na NASCAR Cup Series, que datava do outono de 2022. Wallace, que garantiu uma vaga nos playoffs da NASCAR com a vitória, se tornou o primeiro piloto afro-americano a vencer o evento mais importante da NASCAR no IMS.

 

"Essa descarga de adrenalina é uma loucura", disse Wallace. "Estou exausto. Inacreditável. Vencer aqui no Brickyard, sabendo o quão grande é essa corrida, sabendo de todo o barulho que está acontecendo ao fundo, deixar tudo isso de lado é uma prova de que essas pessoas aqui neste time de 23. Está ficando cansativo, correr na reta final (dos playoffs).

 

"Quantos dias desde a minha última vitória? Zero."

 

Hamlin completou uma subida da 39ª e última posição de largada para terminar em terceiro no Progressive Toyota nº 11. Ryan Preece ficou em quarto lugar no Castrol The Engine Ford nº 60, e o vencedor da Brickyard 400 de 2018, Brad Keselowski, completou os cinco primeiros no Body Guard Ford nº 6.

 

Ty Gibbs terminou em 21º lugar no Toyota SAIA LTL Freight nº 54, garantindo um bônus de US$ 1 milhão para a Joe Gibbs Racing como vencedor do NASCAR In-Season Challenge inaugural, um torneio de eliminação única que começou há quatro corridas com 32 pilotos. Ty Dillon, rival de Gibbs na disputa pelo prêmio, terminou em 28º lugar no Sea Best Chevrolet nº 10.

 

Wallace assumiu a liderança definitiva na corrida, programada para 160 voltas, quando o líder Ryan Blaney fez o pit stop no Menards/Delta Ford nº 12 na volta 143. Naquele ponto, Wallace estava 4,911 segundos à frente do companheiro de equipe Tyler Reddick no Xfinity Mobile Toyota nº 45 e parecia estar no controle de cruzeiro para a vitória.

 

Larson saltou para o segundo lugar no Chevrolet Hendrick 1100 nº 5 da HendrickCars.com na volta 146, mas estava 5,047 segundos atrás de Wallace. Então, Larson começou a diminuir a vantagem de Wallace, reduzindo a diferença para 3,180 segundos na volta 154.

 

Parecia que Larson ficaria sem voltas para alcançar Wallace, mas Wallace tinha outro problema: poderia ficar sem combustível. Wallace fez seu último pit stop na volta 117, e a distância esperada para um tanque cheio era de aproximadamente 40 voltas. Larson fez sua parada final na volta 121 e parecia ter combustível suficiente para correr a todo vapor até a linha de chegada.

 

Outra complicação foi adicionada ao drama das voltas finais quando uma chuva leve começou a cair na Curva 1 do oval gigante de 2,5 milhas, desencadeando o quinto período de cautela da corrida na volta 156. A chuva então se intensificou, a bandeira vermelha foi mostrada e todos os carros foram para os boxes na volta 157, sem que serviços fossem permitidos sob condições de bandeira vermelha.

 

A corrida se encaminhava para a prorrogação, aumentando a ansiedade de Wallace e do chefe de equipe, Charles Denike. A primeira relargada ocorreu na volta 162, com Wallace largando por dentro e Larson por fora. Wallace assumiu a liderança na Curva 2, mas a bandeira amarela foi hasteada pela sexta e última vez quando o Toyota Rheem nº 20 de Christopher Bell bateu na traseira do Ford Rent To Own Aaron nº 38 de Zane Smith, mandando-o para o muro externo na reta oposta.

 

Wallace e Larson assumiram as mesmas posições na segunda relargada, na volta 167, e Wallace abriu vantagem na Curva 1. Desta vez, não houve cautela durante a primeira volta da chegada verde-branca-xadrez para interromper a corrida para uma terceira relargada. Larson procurou por uma vaga para ultrapassar Wallace na 168ª e última volta, mas Wallace não deu oportunidade.

 

Wallace não só tinha combustível suficiente para receber a bandeira quadriculada, como também fez várias queimadas esfumaçadas com seu carro na reta da frente logo após sua volta de resfriamento.

 

Austin Cindric liderou o maior número de voltas (40) no Ford nº 2 da Discount Tire, todas nas primeiras 83 voltas da corrida. Mas suas chances de conquistar a vitória em Brickyard para a Equipe Penske acabaram enquanto liderava na volta 84, quando seu pneu traseiro direito furou, aproximadamente seis segundos à frente do companheiro de equipe Joey Logano no Ford nº 22 da Shell Pennzoil.

 

O pole position Chase Briscoe, natural de Mitchell, Indiana, liderou 34 voltas, mas terminou em 18º no Bass Pro Shops Toyota nº 19.

 

Wallace Hangs On To Win Dramatic Brickyard 400 in Double Overtime

 

Bubba Wallace overcame two rivals – Kyle Larson and a dwindling gas tank – in double overtime to earn a dramatic and historic victory Sunday in the Brickyard 400 presented by PPG at Indianapolis Motor Speedway.

 

Wallace edged 2024 Brickyard 400 winner Larson by .222 of a second in the No. 23 Chumba Casino Toyota fielded by 23XI Racing, co-owned by basketball legend Michael Jordan and NASCAR star Denny Hamlin, to snap a 100-race NASCAR Cup Series winless streak dating to fall 2022. Wallace, who earned a spot in the NASCAR playoffs with the victory, became the first African American driver to win the NASCAR crown jewel event at IMS.

 

“That adrenaline rush is crazy,” Wallace said. “I’m worn out. Unbelievable. To win here at the Brickyard, knowing how big this race is, knowing all the noise that’s going on in the background, to set that all aside is a testament to these people here on this 23 team. It’s been getting old, running on the (playoffs) cut line.

 

“How many days since my last win? Zero.”

 

Hamlin completed a climb from the 39th and last starting spot to finish third in the No. 11 Progressive Toyota. Ryan Preece placed fourth in the No. 60 Castrol The Engine Ford, and 2018 Brickyard 400 winner Brad Keselowski rounded out the top five in the No. 6 Body Guard Ford.

 

Ty Gibbs finished 21st in the No. 54 SAIA LTL Freight Toyota to earn a $1 million bonus for Joe Gibbs Racing as the winner of the inaugural NASCAR In-Season Challenge, a single-elimination tournament that started four races ago with 32 drivers. Ty Dillon, Gibbs’ rival for the prize, finished 28th in the No. 10 Sea Best Chevrolet.

 

Wallace took the lead for good in the race, scheduled for 160 laps, when leader Ryan Blaney pitted in the No. 12 Menards/Delta Ford on Lap 143. At that point, Wallace was 4.911 seconds ahead of teammate Tyler Reddick in the No. 45 Xfinity Mobile Toyota and appeared to be on cruise control to victory.

 

Larson jumped to second in the No. 5 HendrickCars.com Hendrick 1100 Chevrolet by Lap 146 but was 5.047 seconds behind Wallace. Then Larson began to chip away at Wallace’s lead, trimming the gap to 3.180 seconds by Lap 154.

 

It appeared Larson would run out of laps to catch Wallace, but Wallace had another problem – he might run out of gas. Wallace made his final pit stop on Lap 117, and the expected distance for a full tank of fuel was approximately 40 laps. Larson made his final stop on Lap 121 and appeared to have enough fuel to run at full tilt to the finish.

 

Another wrinkle was added to the drama of the closing laps when light rain started to fall in Turn 1 of the giant, 2.5-mile oval, triggering the fifth caution period of the race on Lap 156. The rain then intensified, and the red flag was shown and all cars came to pit road on Lap 157, with no service allowed under red-flag conditions.

 

The race was headed to overtime, increasing the anxiety for Wallace and crew chief Charles Denike. The first restart came on Lap 162, with Wallace starting on the inside and Larson on the outside. Wallace pulled ahead in Turn 2, but the caution flag flew for the sixth and final time when Christopher Bell’s No. 20 Rheem Toyota hit Zane Smith’s No. 38 Aaron’s Rent To Own Ford from behind, sending it into the outside wall on the back straightaway.

 

Wallace and Larson took the same track positions on the second restart on Lap 167, and Wallace pulled away in Turn 1. This time, there was no caution during the first lap of the green-white-checkered finish to halt the race for a third restart. Larson looked high and low for a spot to pass Wallace on the 168th and final lap, but Wallace provided no opportunity.

 

Not only did Wallace have enough fuel to take the checkered flag, he also performed multiple, smoky burnouts in his car on the front straightaway after his cooldown lap.

 

Austin Cindric led the most laps (40) in the No. 2 Discount Tire Ford, all in the first 83 laps of the race. But his chances to claim a Brickyard victory for Team Penske ended while leading on Lap 84 when his right rear tire went flat while approximately six seconds ahead of teammate Joey Logano in the No. 22 Shell Pennzoil Ford.

 

Pole sitter Chase Briscoe, a native of Mitchell, Indiana, led 34 laps but finished 18th in the No. 19 Bass Pro Shops Toyota.

 

Por: Indianapolis Motor Speedway

Tradução: Autoral

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Castroneves e Trackhouse utilizarão a isenção provisória aberta para garantir Daytona 500

Grupo Automotivo Bommarito 500 Muda para o horário nobre de domingo na FOX

Fórmula E revela lista completa de celebridades e programação do Evo Sessions, em Miami