Zilisch conquista vitória especial na Pennzoil 250; Hoosier Briscoe vence Brickyard Pole


 

Zilisch conquista vitória especial na Pennzoil 250; Hoosier Briscoe vence Brickyard Pole

Connor Zilisch deu a si mesmo um presente de aniversário atrasado e um presente especial para a lenda da NASCAR Dale Earnhardt Jr. ao vencer a corrida Pennzoil 250 NASCAR Xfinity Series no sábado no Indianapolis Motor Speedway.

 

A sensação estreante da Xfinity Series, Zilisch, que completou 19 anos na terça-feira, ultrapassou o também estreante Taylor Gray com duas voltas restantes no WeatherTech Chevrolet nº 88, de propriedade de Earnhardt, e segurou o Audibel Ford nº 41 do pole position Sam Mayer por 0,339 de segundo, sua terceira vitória consecutiva e quinta vitória nesta temporada.

 

A vitória foi a 100ª na história da JR Motorsports, copropriedade de Earnhardt.

 

"Isso é incrível", disse Zilisch. "Esses tijolos parecem realmente beijáveis, e estou pronto para beijá-los. Vencer em Indianápolis é incrível e conseguir 100 vitórias para o JRM também é muito legal, então considero este um dia incrível."

 

Gray terminou em terceiro no Toyota Operation 300 nº 54, seguido pelo atual vencedor da Brickyard 400, Kyle Larson, no Chevrolet nº 17 da HendrickCars.com. Ryan Sieg completou os cinco primeiros no Ford Sci Aps nº 39.

 

Zilisch liderava quando a corrida de 100 voltas foi interrompida devido à chuva pela segunda vez durante um período de cautela nas voltas 92 a 96, após um acidente entre o Chevrolet Bennett Transportation nº 21 de Austin Hill e o Toyota Young Life nº 19 de Aric Almirola na Curva 4.

 

Na relargada da volta 97, Gray deu um grande salto e um empurrão aerodinâmico vindo de trás para assumir a liderança de Zilisch na entrada da Curva 1. Zilisch então mergulhou por baixo de Gray na Curva 2 da volta 98 e empatou na reta oposta. Mas Gray conseguiu desviar do ataque de Zilisch e manteve a liderança.

 

Zilisch tentou a mesma manobra na saída da Curva 2 na volta 99, empatando com Gray logo atrás na reta. Mas, ao contrário da volta anterior, Mayer se escondeu atrás do para-choque traseiro de Zilisch, o que deu a Zilisch o impulso aerodinâmico necessário para ultrapassar Gray definitivamente na entrada da Curva 3.

 

"Na segunda vez, recebi um empurrão por trás, e isso me ajudou a driblá-lo", disse Zilisch. "Foi realmente muito veloz, e você conseguiu fazer movimentos."

 

Mayer também passou Gray, mas não conseguiu alcançar Zilisch nas últimas 1,5 voltas no lendário oval de 2,5 milhas.

 

Zilisch, que liderou por 19 voltas, recuperou-se de um pit stop lento no início da corrida e voltou à liderança. Mas, no final da corrida, Justin Allgaier e Larson pareciam ser os principais candidatos a subir ao pódio da vitória.

 

Mas, na relargada na volta 87, o carro de Larson subiu muito na Curva 2 e bateu com a traseira do Chevrolet Spicy Mayo nº 7 da Hellmann's de Allgaier na barreira SAFER, também diminuindo o ritmo de Larson. Esse incidente permitiu que Zilisch assumisse a liderança, com Gray saltando para segundo.

 

O vencedor da Pennzoil 250 de 2018, Allgaier, foi eliminado da corrida no acidente após liderar 37 voltas, o melhor tempo da corrida, pilotando outro carro da JR Motorsports.

 

“Infelizmente, Indianápolis é um desses lugares onde não é preciso muito para ter um incidente como esse”, disse Allgaier.

 

Embora esta tenha sido a primeira vitória de Zilisch na IMS em sua primeira corrida oval na Capital Mundial das Corridas, ele já subiu ao pódio aqui em corridas de rua anteriores. Zilisch terminou em terceiro na classe Spec Miata de 90 carros no SCCA Runoffs de 2021 na IMS, e fez parte da equipe Era Motorsport que terminou em terceiro na classe LMP2 no IMSA TireRack.com Battle on the Bricks de 2024.

 

Na qualificação para a Brickyard 400 apresentada pela PPG, o nativo de Indiana, Chase Briscoe, conquistou a pole para continuar uma sequência notável de performances de qualificação nas corridas mais importantes da NASCAR Cup Series nesta temporada.

 

Briscoe, natural de Mitchell, Indiana, conquistou a primeira posição na corrida de domingo com uma volta de 49,136 segundos e 295,165 km/h no Toyota Bass Pro Shops nº 19, da Joe Gibbs Racing. Isso foi suficiente para superar Bubba Wallace, que ficou a apenas 0,013 segundo de Briscoe, com 49,149 segundos e 295,117 km/h no Toyota Chumba Casino nº 23, da 23XI Racing, copropriedade da lenda do basquete Michael Jordan e da estrela da NASCAR Denny Hamlin.

 

Esta foi a terceira pole position nesta temporada em uma corrida importante da Cup Series para Briscoe, que também chegou ao primeiro lugar na classificação para a Daytona 500 em fevereiro no Daytona International Speedway e para a Coca-Cola 600 em maio no Charlotte Motor Speedway.

 

“Estou segurando as lágrimas, de verdade”, disse Briscoe. “Este é um momento muito especial para mim. Até ouvir a torcida quando conquistei a pole foi superlegal. Espero poder manter a liderança amanhã. É essa vitória que queremos ganhar amanhã.”

 

A corrida de 160 voltas começa às 14h (horário de Brasília) de domingo.

 

Erik Jones se classificou em terceiro com 49.248, 182.749 no Toyota Dollar Tree nº 43. Tyler Reddick se juntará a ele na segunda fila após sua volta classificatória de 49.267, 182.678 no Toyota Xfinity Mobile nº 45.

 

Ty Gibbs se classificou em quinto lugar com o Toyota SAIA LTL Freight nº 54, dando à Toyota a liderança entre as cinco primeiras posições. A Joe Gibbs Racing (Briscoe, Gibbs) e a 23XI Racing (Wallace, Reddick) colocaram dois carros entre os cinco primeiros cada.

 

Gibbs e Ty Dillon competem neste domingo na etapa final do primeiro Desafio In-Season da NASCAR. Gibbs e Dillon correrão ao mesmo tempo que todos os outros competidores na clássica NASCAR Cup Series, com o piloto que terminar na frente ganhando um bônus de US$ 1 milhão para sua equipe.

 

Dillon se classificou em 26º no No. 10 Sea Best Chevrolet da Kaulig Racing.

 

Embora a Toyota tenha conquistado as cinco primeiras posições, a diferença poderia ter sido de seis. Hamlin, que liderou o treino pré-classificação hoje, parecia estar a caminho da pole position quando sofreu um acidente violento na Curva 2 com o Toyota Progressive nº 11 da Joe Gibbs Racing.

 

Hamlin estava três décimos de segundo à frente de Briscoe quando seu carro derrapou na Curva 2 e raspou a barreira SAFER com o painel do canto traseiro direito. O carro então desviou pelo oval de 4 km e bateu de frente na barreira SAFER dentro da Curva 2. Hamlin ficou abalado, mas saiu ileso.

 

"Cheguei muito perto de fazer isso nas quatro curvas", disse Briscoe sobre sua corrida classificatória quando questionado sobre o acidente do companheiro de equipe, Hamlin. "Acho que foi o mais perto que cheguei de uma classificação para a Indy 500, simplesmente no limite. Achei que ia perder o controle algumas vezes, mas consegui me segurar."

 

Visite IMS.com para comprar ingressos para o Brickyard Weekend ou para mais informações.

 

Zilisch Earns Special Pennzoil 250 Victory; Hoosier Briscoe Wins Brickyard Pole

 

Connor Zilisch gave himself a late birthday present and a special gift to NASCAR legend Dale Earnhardt Jr. by winning the Pennzoil 250 NASCAR Xfinity Series race Saturday at Indianapolis Motor Speedway.

 

Xfinity Series rookie sensation Zilisch, who turned 19 on Tuesday, passed fellow rookie Taylor Gray with two laps remaining in the No. 88 WeatherTech Chevrolet co-owned by Earnhardt and held off pole sitter Sam Mayer’s No. 41 Audibel Ford by .339 of a second for his third consecutive victory and fifth win this season.

 

The win was the 100th in the history of JR Motorsports, co-owned by Earnhardt.

 

“This is awesome,” Zilisch said. “Those bricks look really kissable, and I’m ready to kiss them. Winning at Indy is awesome and getting 100 wins for JRM is pretty cool, too, so I consider this a pretty awesome day.”

 

Gray finished third in the No. 54 Operation 300 Toyota, followed by reigning Brickyard 400 winner Kyle Larson in the No. 17 HendrickCars.com Chevrolet. Ryan Sieg rounded out the top five in the No. 39 Sci Aps Ford.

 

Zilisch led when the 100-lap race was halted due to rain for the second time during a caution period from Laps 92-96 after a crash between the No. 21 Bennett Transportation Chevrolet of Austin Hill and the No. 19 Young Life Toyota of Aric Almirola in Turn 4.

 

On the restart on Lap 97, Gray got a big jump and an aerodynamic push from behind to take the lead from Zilisch entering Turn 1. Zilisch then dove under Gray in Turn 2 on Lap 98 and pulled even on the back straightaway. But Gray was able to parry Zilisch’s charge and kept the lead.

 

Zilisch attempted the same move exiting Turn 2 on Lap 99, pulling even with Gray on the back straightaway. But unlike on the previous lap, Mayer tucked behind Zilisch’s rear bumper, which gave Zilisch the aerodynamic boost he needed to clear Gray for good entering Turn 3.

 

“The second time I got a push from behind, and it helped me clear him,” Zilisch said. “It was actually really racy, and you were able to make moves.”

 

Mayer also passed Gray but was unable to catch Zilisch over the last 1.5 laps around the fabled 2.5-mile oval.

 

Zilisch, who led 19 laps, rallied from a slow pit stop early in the race to return to the front. But it appeared late in the race that Justin Allgaier and Larson were the leading candidates to stand on Victory Podium.

 

But on a restart on Lap 87, Larson’s car pushed high in Turn 2 and hip-checked Allgaier’s No. 7 Hellmann’s Spicy Mayo Chevrolet into the SAFER Barrier, also slowing Larson’s momentum. That incident allowed Zilisch to take the lead, with Gray jumping to second.

 

2018 Pennzoil 250 winner Allgaier was eliminated from the race in the crash after leading a race-high 37 laps driving another car fielded by JR Motorsports.

 

“Unfortunately, Indianapolis is one of those places that it doesn’t take much to have an incident like that,” Allgaier said.

 

While this was the first win at IMS for Zilisch in his first oval race at the Racing Capital of the World, he has stood on the podium here in past road races. Zilisch finished third in the 90-car Spec Miata class in the 2021 SCCA Runoffs at IMS, and he was part of the Era Motorsport team that finished third in the LMP2 class at the 2024 IMSA TireRack.com Battle on the Bricks.

 

In qualifying for the Brickyard 400 presented by PPG, Indiana native Chase Briscoe won the pole to continue a remarkable streak of qualifying performances in NASCAR Cup Series crown jewel races this season.

 

Briscoe, a native of Mitchell, Indiana, took the top spot for Sunday’s race with a best lap of 49.136 seconds, 183.165 mph in the No. 19 Bass Pro Shops Toyota fielded by Joe Gibbs Racing. That was good enough to edge Bubba Wallace, who fell just .013 of a second short of Briscoe at 49.149, 183.117 in the No. 23 Chumba Casino Toyota fielded by 23XI Racing, co-owned by basketball legend Michael Jordan and NASCAR star Denny Hamlin.

 

This was the third pole this season in a marquee Cup Series race for Briscoe, who also drove to the top qualifying spot in the Daytona 500 in February at Daytona International Speedway and the Coca-Cola 600 in May at Charlotte Motor Speedway.

 

“I’m holding back tears, truthfully,” Briscoe said. “This is such a special moment for me. Even hearing the crowd as I got the pole, it was super cool. Hopefully can keep it up there tomorrow. That’s the one we want to win tomorrow.”

 

The 160-lap race starts at 2 p.m. ET Sunday.

 

Erik Jones qualified third at 49.248, 182.749 in the No. 43 Dollar Tree Toyota. Tyler Reddick will join him in the second row after his qualifying lap of 49.267, 182.678 in the No. 45 Xfinity Mobile Toyota.

 

Ty Gibbs qualified fifth in the No. 54 SAIA LTL Freight Toyota, giving Toyota a sweep of the top five starting spots. Joe Gibbs Racing (Briscoe, Gibbs) and 23XI Racing (Wallace, Reddick) each put two cars in the top five.

 

Gibbs and Ty Dillon are competing Sunday in the final round of NASCAR’s inaugural In-Season Challenge. Gibbs and Dillon will race at the same time as all the other competitors in the NASCAR Cup Series classic, with the driver finishing ahead earning a $1 million bonus for his team.

 

Dillon qualified 26th in the No. 10 Sea Best Chevrolet of Kaulig Racing.

 

While Toyota took the top five spots in the lineup, it could have been six. Hamlin, who led pre-qualifying practice today, appeared to be headed for the pole when he suffered a vicious crash in Turn 2 in the No. 11 Progressive Toyota of Joe Gibbs Racing.

 

Hamlin was tracking three-tenths of a second ahead of Briscoe when his car wiggled in Turn 2 and brushed the SAFER Barrier with the right rear corner panel. The car then veered across the 2.5-mile oval and smashed the SAFER Barrier inside Turn 2 head-on. Hamlin was shaken up but otherwise unhurt.

 

“I was super close to doing that in all four corners,” Briscoe said of his qualifying run when asked about teammate Hamlin’s accident. “That was the closest I think I’ve ever got to Indy 500 qualifying, just being on the absolute ragged edge. I thought I was going to lose it a couple of times but was able to hold on to it.”

Visit IMS.com to buy Brickyard Weekend tickets or for more information.

 

Por: Indianapolis Motor Speeway

Tradução: Autoral

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Castroneves e Trackhouse utilizarão a isenção provisória aberta para garantir Daytona 500

Grupo Automotivo Bommarito 500 Muda para o horário nobre de domingo na FOX

Fórmula E revela lista completa de celebridades e programação do Evo Sessions, em Miami