Zilisch conquista vitória especial na Pennzoil 250; Hoosier Briscoe vence Brickyard Pole
Zilisch conquista vitória especial na Pennzoil 250; Hoosier
Briscoe vence Brickyard Pole
Connor Zilisch deu a si mesmo um presente de aniversário
atrasado e um presente especial para a lenda da NASCAR Dale Earnhardt Jr. ao
vencer a corrida Pennzoil 250 NASCAR Xfinity Series no sábado no Indianapolis
Motor Speedway.
A sensação estreante da Xfinity Series, Zilisch, que
completou 19 anos na terça-feira, ultrapassou o também estreante Taylor Gray
com duas voltas restantes no WeatherTech Chevrolet nº 88, de propriedade de
Earnhardt, e segurou o Audibel Ford nº 41 do pole position Sam Mayer por 0,339
de segundo, sua terceira vitória consecutiva e quinta vitória nesta temporada.
A vitória foi a 100ª na história da JR Motorsports,
copropriedade de Earnhardt.
"Isso é incrível", disse Zilisch. "Esses
tijolos parecem realmente beijáveis, e estou pronto para beijá-los. Vencer em
Indianápolis é incrível e conseguir 100 vitórias para o JRM também é muito
legal, então considero este um dia incrível."
Gray terminou em terceiro no Toyota Operation 300 nº 54,
seguido pelo atual vencedor da Brickyard 400, Kyle Larson, no Chevrolet nº 17
da HendrickCars.com. Ryan Sieg completou os cinco primeiros no Ford Sci Aps nº
39.
Zilisch liderava quando a corrida de 100 voltas foi
interrompida devido à chuva pela segunda vez durante um período de cautela nas
voltas 92 a 96, após um acidente entre o Chevrolet Bennett Transportation nº 21
de Austin Hill e o Toyota Young Life nº 19 de Aric Almirola na Curva 4.
Na relargada da volta 97, Gray deu um grande salto e um
empurrão aerodinâmico vindo de trás para assumir a liderança de Zilisch na
entrada da Curva 1. Zilisch então mergulhou por baixo de Gray na Curva 2 da
volta 98 e empatou na reta oposta. Mas Gray conseguiu desviar do ataque de
Zilisch e manteve a liderança.
Zilisch tentou a mesma manobra na saída da Curva 2 na volta
99, empatando com Gray logo atrás na reta. Mas, ao contrário da volta anterior,
Mayer se escondeu atrás do para-choque traseiro de Zilisch, o que deu a Zilisch
o impulso aerodinâmico necessário para ultrapassar Gray definitivamente na
entrada da Curva 3.
"Na segunda vez, recebi um empurrão por trás, e isso me
ajudou a driblá-lo", disse Zilisch. "Foi realmente muito veloz, e
você conseguiu fazer movimentos."
Mayer também passou Gray, mas não conseguiu alcançar Zilisch
nas últimas 1,5 voltas no lendário oval de 2,5 milhas.
Zilisch, que liderou por 19 voltas, recuperou-se de um pit
stop lento no início da corrida e voltou à liderança. Mas, no final da corrida,
Justin Allgaier e Larson pareciam ser os principais candidatos a subir ao pódio
da vitória.
Mas, na relargada na volta 87, o carro de Larson subiu muito
na Curva 2 e bateu com a traseira do Chevrolet Spicy Mayo nº 7 da Hellmann's de
Allgaier na barreira SAFER, também diminuindo o ritmo de Larson. Esse incidente
permitiu que Zilisch assumisse a liderança, com Gray saltando para segundo.
O vencedor da Pennzoil 250 de 2018, Allgaier, foi eliminado
da corrida no acidente após liderar 37 voltas, o melhor tempo da corrida,
pilotando outro carro da JR Motorsports.
“Infelizmente, Indianápolis é um desses lugares onde não é
preciso muito para ter um incidente como esse”, disse Allgaier.
Embora esta tenha sido a primeira vitória de Zilisch na IMS
em sua primeira corrida oval na Capital Mundial das Corridas, ele já subiu ao
pódio aqui em corridas de rua anteriores. Zilisch terminou em terceiro na
classe Spec Miata de 90 carros no SCCA Runoffs de 2021 na IMS, e fez parte da
equipe Era Motorsport que terminou em terceiro na classe LMP2 no IMSA
TireRack.com Battle on the Bricks de 2024.
Na qualificação para a Brickyard 400 apresentada pela PPG, o
nativo de Indiana, Chase Briscoe, conquistou a pole para continuar uma
sequência notável de performances de qualificação nas corridas mais importantes
da NASCAR Cup Series nesta temporada.
Briscoe, natural de Mitchell, Indiana, conquistou a primeira
posição na corrida de domingo com uma volta de 49,136 segundos e 295,165 km/h
no Toyota Bass Pro Shops nº 19, da Joe Gibbs Racing. Isso foi suficiente para
superar Bubba Wallace, que ficou a apenas 0,013 segundo de Briscoe, com 49,149
segundos e 295,117 km/h no Toyota Chumba Casino nº 23, da 23XI Racing,
copropriedade da lenda do basquete Michael Jordan e da estrela da NASCAR Denny
Hamlin.
Esta foi a terceira pole position nesta temporada em uma
corrida importante da Cup Series para Briscoe, que também chegou ao primeiro
lugar na classificação para a Daytona 500 em fevereiro no Daytona International
Speedway e para a Coca-Cola 600 em maio no Charlotte Motor Speedway.
“Estou segurando as lágrimas, de verdade”, disse Briscoe.
“Este é um momento muito especial para mim. Até ouvir a torcida quando
conquistei a pole foi superlegal. Espero poder manter a liderança amanhã. É
essa vitória que queremos ganhar amanhã.”
A corrida de 160 voltas começa às 14h (horário de Brasília)
de domingo.
Erik Jones se classificou em terceiro com 49.248, 182.749 no
Toyota Dollar Tree nº 43. Tyler Reddick se juntará a ele na segunda fila após
sua volta classificatória de 49.267, 182.678 no Toyota Xfinity Mobile nº 45.
Ty Gibbs se classificou em quinto lugar com o Toyota SAIA
LTL Freight nº 54, dando à Toyota a liderança entre as cinco primeiras
posições. A Joe Gibbs Racing (Briscoe, Gibbs) e a 23XI Racing (Wallace,
Reddick) colocaram dois carros entre os cinco primeiros cada.
Gibbs e Ty Dillon competem neste domingo na etapa final do
primeiro Desafio In-Season da NASCAR. Gibbs e Dillon correrão ao mesmo tempo
que todos os outros competidores na clássica NASCAR Cup Series, com o piloto
que terminar na frente ganhando um bônus de US$ 1 milhão para sua equipe.
Dillon se classificou em 26º no No. 10 Sea Best Chevrolet da
Kaulig Racing.
Embora a Toyota tenha conquistado as cinco primeiras
posições, a diferença poderia ter sido de seis. Hamlin, que liderou o treino
pré-classificação hoje, parecia estar a caminho da pole position quando sofreu
um acidente violento na Curva 2 com o Toyota Progressive nº 11 da Joe Gibbs
Racing.
Hamlin estava três décimos de segundo à frente de Briscoe
quando seu carro derrapou na Curva 2 e raspou a barreira SAFER com o painel do
canto traseiro direito. O carro então desviou pelo oval de 4 km e bateu de
frente na barreira SAFER dentro da Curva 2. Hamlin ficou abalado, mas saiu
ileso.
"Cheguei muito perto de fazer isso nas quatro
curvas", disse Briscoe sobre sua corrida classificatória quando
questionado sobre o acidente do companheiro de equipe, Hamlin. "Acho que
foi o mais perto que cheguei de uma classificação para a Indy 500, simplesmente
no limite. Achei que ia perder o controle algumas vezes, mas consegui me
segurar."
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Weekend ou para mais informações.
Zilisch Earns Special Pennzoil 250 Victory; Hoosier Briscoe
Wins Brickyard Pole
Connor Zilisch gave himself a late birthday present and a
special gift to NASCAR legend Dale Earnhardt Jr. by winning the Pennzoil 250
NASCAR Xfinity Series race Saturday at Indianapolis Motor Speedway.
Xfinity Series rookie sensation Zilisch, who turned 19 on
Tuesday, passed fellow rookie Taylor Gray with two laps remaining in the No. 88
WeatherTech Chevrolet co-owned by Earnhardt and held off pole sitter Sam
Mayer’s No. 41 Audibel Ford by .339 of a second for his third consecutive
victory and fifth win this season.
The win was the 100th in the history of JR Motorsports,
co-owned by Earnhardt.
“This is awesome,” Zilisch said. “Those bricks look really
kissable, and I’m ready to kiss them. Winning at Indy is awesome and getting
100 wins for JRM is pretty cool, too, so I consider this a pretty awesome day.”
Gray finished third in the No. 54 Operation 300 Toyota,
followed by reigning Brickyard 400 winner Kyle Larson in the No. 17
HendrickCars.com Chevrolet. Ryan Sieg rounded out the top five in the No. 39
Sci Aps Ford.
Zilisch led when the 100-lap race was halted due to rain for
the second time during a caution period from Laps 92-96 after a crash between
the No. 21 Bennett Transportation Chevrolet of Austin Hill and the No. 19 Young
Life Toyota of Aric Almirola in Turn 4.
On the restart on Lap 97, Gray got a big jump and an
aerodynamic push from behind to take the lead from Zilisch entering Turn 1.
Zilisch then dove under Gray in Turn 2 on Lap 98 and pulled even on the back
straightaway. But Gray was able to parry Zilisch’s charge and kept the lead.
Zilisch attempted the same move exiting Turn 2 on Lap 99,
pulling even with Gray on the back straightaway. But unlike on the previous
lap, Mayer tucked behind Zilisch’s rear bumper, which gave Zilisch the
aerodynamic boost he needed to clear Gray for good entering Turn 3.
“The second time I got a push from behind, and it helped me
clear him,” Zilisch said. “It was actually really racy, and you were able to
make moves.”
Mayer also passed Gray but was unable to catch Zilisch over
the last 1.5 laps around the fabled 2.5-mile oval.
Zilisch, who led 19 laps, rallied from a slow pit stop early
in the race to return to the front. But it appeared late in the race that
Justin Allgaier and Larson were the leading candidates to stand on Victory
Podium.
But on a restart on Lap 87, Larson’s car pushed high in Turn
2 and hip-checked Allgaier’s No. 7 Hellmann’s Spicy Mayo Chevrolet into the
SAFER Barrier, also slowing Larson’s momentum. That incident allowed Zilisch to
take the lead, with Gray jumping to second.
2018 Pennzoil 250 winner Allgaier was eliminated from the
race in the crash after leading a race-high 37 laps driving another car fielded
by JR Motorsports.
“Unfortunately, Indianapolis is one of those places that it
doesn’t take much to have an incident like that,” Allgaier said.
While this was the first win at IMS for Zilisch in his first
oval race at the Racing Capital of the World, he has stood on the podium here
in past road races. Zilisch finished third in the 90-car Spec Miata class in
the 2021 SCCA Runoffs at IMS, and he was part of the Era Motorsport team that
finished third in the LMP2 class at the 2024 IMSA TireRack.com Battle on the
Bricks.
In qualifying for the Brickyard 400 presented by PPG,
Indiana native Chase Briscoe won the pole to continue a remarkable streak of
qualifying performances in NASCAR Cup Series crown jewel races this season.
Briscoe, a native of Mitchell, Indiana, took the top spot
for Sunday’s race with a best lap of 49.136 seconds, 183.165 mph in the No. 19
Bass Pro Shops Toyota fielded by Joe Gibbs Racing. That was good enough to edge
Bubba Wallace, who fell just .013 of a second short of Briscoe at 49.149,
183.117 in the No. 23 Chumba Casino Toyota fielded by 23XI Racing, co-owned by
basketball legend Michael Jordan and NASCAR star Denny Hamlin.
This was the third pole this season in a marquee Cup Series
race for Briscoe, who also drove to the top qualifying spot in the Daytona 500
in February at Daytona International Speedway and the Coca-Cola 600 in May at
Charlotte Motor Speedway.
“I’m holding back tears, truthfully,” Briscoe said. “This is
such a special moment for me. Even hearing the crowd as I got the pole, it was
super cool. Hopefully can keep it up there tomorrow. That’s the one we want to
win tomorrow.”
The 160-lap race starts at 2 p.m. ET Sunday.
Erik Jones qualified third at 49.248, 182.749 in the No. 43
Dollar Tree Toyota. Tyler Reddick will join him in the second row after his
qualifying lap of 49.267, 182.678 in the No. 45 Xfinity Mobile Toyota.
Ty Gibbs qualified fifth in the No. 54 SAIA LTL Freight
Toyota, giving Toyota a sweep of the top five starting spots. Joe Gibbs Racing
(Briscoe, Gibbs) and 23XI Racing (Wallace, Reddick) each put two cars in the
top five.
Gibbs and Ty Dillon are competing Sunday in the final round
of NASCAR’s inaugural In-Season Challenge. Gibbs and Dillon will race at the
same time as all the other competitors in the NASCAR Cup Series classic, with
the driver finishing ahead earning a $1 million bonus for his team.
Dillon qualified 26th in the No. 10 Sea Best Chevrolet of
Kaulig Racing.
While Toyota took the top five spots in the lineup, it could
have been six. Hamlin, who led pre-qualifying practice today, appeared to be
headed for the pole when he suffered a vicious crash in Turn 2 in the No. 11
Progressive Toyota of Joe Gibbs Racing.
Hamlin was tracking three-tenths of a second ahead of
Briscoe when his car wiggled in Turn 2 and brushed the SAFER Barrier with the
right rear corner panel. The car then veered across the 2.5-mile oval and
smashed the SAFER Barrier inside Turn 2 head-on. Hamlin was shaken up but
otherwise unhurt.
“I was super close to doing that in all four corners,”
Briscoe said of his qualifying run when asked about teammate Hamlin’s accident.
“That was the closest I think I’ve ever got to Indy 500 qualifying, just being
on the absolute ragged edge. I thought I was going to lose it a couple of times
but was able to hold on to it.”
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Por: Indianapolis Motor Speeway
Tradução: Autoral
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