BMW brilha à noite para encerrar a fase de testes com protótipos em Daytona.
BMW brilha à noite para encerrar a fase de testes com
protótipos em Daytona.
Diversos carros GT novos e atualizados serão
apresentados no sábado em Daytona.
Resultados combinados até o P4
Resultados
do Exercício 5
DAYTONA BEACH, Flórida – As equipes do IMSA
WeatherTech SportsCar Championship completaram 10 horas de testes no Daytona
International Speedway neste sábado, divididas em três sessões, incluindo uma
sessão noturna. Com 17 carros da categoria GT, sendo nove Grand Touring Daytona
Pro (GTD PRO) e oito Grand Touring Daytona (GTD), todos os 38 carros inscritos
para o teste de novembro, sancionado pela IMSA, percorreram a pista de 5,73 km
(3,56 milhas) pela primeira e única vez neste fim de semana.
O Acura ARX-06 nº 60 da Meyer Shank Racing com a Curb
Agajanian liderou a tabela de tempos geral no Treino Livre 3, com o Porsche 963
nº 85 da JDC-Miller MotorSports liderando o Treino Livre 4 e o BMW M
Hybrid V8 nº 25 da BMW Team WRT liderando o Treino Livre 5.
Vale destacar que a estrela em ascensão da NASCAR,
Connor Zilisch, deu suas primeiras voltas no Cadillac V-Series.R nº 31 da
Whelen na sessão da manhã e conversou com os repórteres logo em seguida. Mais
informações sobre o dia de testes de Zilisch e sobre o retorno de AJ
Allmendinger à Acura Meyer Shank Racing após quatro anos de ausência serão
divulgadas nos próximos dias.
Novos GTs chegam às pistas
Com os protótipos em destaque na sexta-feira,
as categorias GT entraram na disputa no sábado, com alguns modelos, alguns
atualizados e outros totalmente novos, na pista.
O novo Lamborghini Temerario GT3 deu suas primeiras
voltas na América do Norte. Andrea Caldarelli, Marco Mapelli e Franck Perera
estão dividindo o volante do carro nº 9, preparado pela Pfaff Motorsports,
neste fim de semana. A pintura apresenta as cores da Lamborghini: Verde Mantis
(verde), Nero Noctis (preto), Bianco Alpi (branco) e Rosso Sangue (vermelho),
as mesmas que antes adornavam o Lamborghini SC63 GTP. O tradicional xadrez da
Pfaff ainda não está presente neste modelo.
“É sempre especial dar as primeiras voltas com um
carro novo na América do Norte”, disse Caldarelli após a primeira sessão.
“Fizemos todas as voltas que planejamos e não tivemos nenhum problema, então
isso foi muito positivo. Começamos a fazer alguns ajustes.”
“Nunca tínhamos pilotado este carro com estes pneus na
Europa. É bastante diferente do Huracán; o motor é diferente e a dirigibilidade
também. É bom poder fazer uma comparação direta, e janeiro ainda está fresco na
minha memória. Levei algumas voltas para me acostumar, mas depois foi bem
tranquilo.”
Além do novo Lamborghini, diversos pacotes de evolução
ou novas combinações de equipe/carro também foram para a pista.
O Porsche 911 GT3 R (992) atualizado – essencialmente,
embora não formalmente, conhecido como 992.2 – apresenta aerodinâmica revisada
e melhorias na suspensão. As equipes Wright Motorsports, Manthey e RS1 trazem
seus 911 GT3 R para cá neste fim de semana.
“São algumas pequenas atualizações, alguns ajustes”,
disse Thomas Preining, co-piloto do Porsche 911 GT3 R nº 911 da Manthey.
“Naturalmente, quando você compete muito com o carro, você se envolve bastante,
porque dá muito feedback e espera que alguém ouça. E ouviram. Acredito que
todas as melhorias feitas até agora são positivas. Estamos no caminho certo.”
O Mustang GT3 da Ford, em sua versão aprimorada,
também apresenta um novo splitter entre as atualizações e estará presente em
três carros: os dois da Ford Multimatic Motorsports e o novo carro da Myers
Riley Motorsports. Jenson Altzman realizou um teste com o novíssimo Mustang da
Riley em Charlotte no início desta semana, antes da chegada do carro nº 16 em
Daytona; ele dividirá o carro com Felipe Fraga, Sheena Monk e Romain Grosjean.
“É difícil colocar isso em perspectiva; espero
que seja um carro que construa muita história”, disse Altzman, piloto da equipe
júnior da Ford Performance que disputou as provas de sprint deste ano com a
Gradient Racing. “Eu só me dei conta disso quando estava voltando para casa
depois do nosso teste, mas dar as primeiras voltas em um carro de corrida para
Bill Riley e a Riley Motorsports é uma oportunidade especial.”
O Ferrari 296 GT3 EVO correu ao lado do carro nº 21 da
Af Corse USA, pilotado por Simon Mann e Tommaso Mosca.
“Foi a primeira vez que pilotei o EVO e tudo correu
bem, sem problemas”, disse Mann, vencedor da Motul Petit Le Mans GTD e campeão
da IMSA Michelin Endurance Cup GTD com Lilou Wadoux e Alessandro Pier Guidi.
“Testamos várias coisas e seguimos o programa, e a sensação foi muito boa. As
condições serão bem diferentes.”
O teste em duas frentes da Rahal Letterman Lanigan
Racing combinou a substituição do antigo pelo novo. A equipe RLL ajudou a
preparar os BMW M Hybrid V8 GTP para a BMW M Team WRT, com alguns membros de
sua equipe auxiliando nos testes desta semana. Enquanto isso, após receber seu
novo McLaren 720s GT3 EVO nº 59, a recém-batizada RLL Team McLaren retornou à
categoria GT pela primeira vez desde 2022. O piloto de fábrica da McLaren, Dean
MacDonald, Juri Vips e Max Esterson dividem o carro.
O Mercedes-AMG GT3 nº 48 da Winward Racing, na classe
GTD PRO, também completou suas primeiras voltas com o quarteto formado por
Scott Noble, Jason Hart, Maxime Martin e Luca Stolz.
Estreia a nova lista de pilotos da LMP2
Algumas das 10 equipes ORECA LMP2 07 inscritas
no Le Mans Prototype 2 (LMP2) revisaram suas formações para 2026, que estrearam
neste teste. Duas delas merecem destaque: as da United Autosports USA e da TDS
Racing, onde as duplas que correram juntas em 2025 retornam para a temporada de
2026.
A United adicionou Mikkel Jensen e Hunter McElrea ao
seu ORECA nº 2, pelo menos para as 24 Horas de Daytona. McElrea observou que a
transferência de ambos os pilotos da TDS Racing para a United não tinha relação
alguma e foi mera coincidência, mas apreciou a semelhança e a continuidade de
pilotar ao lado de Jensen no início da temporada de 2026. Phil Fayer foi
confirmado como o primeiro piloto da equipe para a temporada completa, com Ben
Hanley completando a dupla para as 24 Horas de Daytona nesse carro.
A TDS, por sua vez, ditou o ritmo na sexta-feira com
seu ORECA nº 11 nas mãos de seu único piloto veterano, Charles Milesi. O
francês é o quarto piloto da equipe nas 24 Horas de Daytona, com a dupla de
programadores Tobi Lutke e David Heinemeier Hansson, vindos da Era Motorsport,
e Mathias Beche completando o trio. Lutke e Beche devem disputar a temporada
completa, com a “DHH” como terceiro piloto da Michelin Endurance Cup.
Heinemeier Hansson afirmou estar se adaptando rapidamente à sua nova equipe.
Quatro carros da categoria LMP2 correram com pinturas
em fibra de carbono exposta esta semana. A CrowdStrike by APR e a Tower
Motorsports mantiveram suas pinturas de 2025, os dois carros da United correram
com suas cores padrão azul e branca, e a AO Racing manteve sua pintura temática
de Halloween.
A Pratt Miller Motorsports estreou uma pintura
ligeiramente modificada em cinza e laranja (acima, atrás do carro nº 8 da
Tower, similar). O ORECA nº 73 da Pratt Miller, pilotado por Pietro Fittipaldi,
liderou os treinos livres 3 e 4.
Combined Results Through P4
Practice
5 Results
DAYTONA BEACH, Fla. – IMSA WeatherTech SportsCar
Championship teams ran a full 10 hours at Daytona International Speedway
Saturday across three sessions, including a night session. With 17 GT cars,
split nine Grand Touring Daytona Pro (GTD PRO) and eight Grand Touring Daytona
(GTD), all 38 cars entered for the IMSA-sanctioned November test hit the
3.56-mile track for the first and only time this weekend.
The No. 60 Acura Meyer Shank Racing w/Curb Agajanian Acura
ARX-06 topped the overall timesheets in Practice 3 with the No. 85 JDC-Miller
MotorSports Porsche 963 leading Practice 4 and the No. 25 BMW M Team WRT
BMW M Hybrid V8 leading Practice 5.
Of note, NASCAR rising star Connor Zilisch took his first
laps in the No. 31 Cadillac Whelen Cadillac V-Series.R in the morning session
and met with reporters shortly thereafter. A further follow-up on Zilisch’s
test day and fellow NASCAR full-timer AJ Allmendinger’s return to Acura Meyer
Shank Racing after four years away will follow in the coming days.
New GTs Hit the Track
With prototypes in the spotlight on
Friday, the GT classes joined the fun on Saturday with a handful of either
updated or brand-new models joining the track.
The new Lamborghini Temerario GT3 took its first North
American laps. Andrea Caldarelli, Marco Mapelli and Franck Perera are sharing
the No. 9 Pfaff Motorsports-prepared car this weekend, which features
Lamborghini colors of Verde Mantis (green), Nero Noctis (black), Bianco Alpi
(white) and Rosso Sangue (red) that previously was on the Lamborghini SC63 GTP
car. Pfaff’s traditional plaid is not on here, yet.
“It’s always special to do the first few laps of a new car
in North America,” Caldarelli said after the first session. “We did all the
runs we planned and didn’t have any issues, so that was pretty positive. We
started to do some setup work.
“We’ve never driven this car with these tires in Europe.
It’s pretty different than the Huracán; the engine is different and the
drivability is different. It’s good to have a back-to-back comparison and
January is still fresh in my mind. It took a few laps to get used to it but
then it was quite straightforward.”
Beyond the new Lamborghini, several evolution packages or
new team/car combinations also took to the track.
Porsche’s updated 911 GT3 R (992) – essentially although not
formally known as the 992.2 – features revised aerodynamics and suspension
upgrades. Wright Motorsports, Manthey and RS1 have 911 GT3 R cars here this
weekend.
“It’s a few small updates, a few tweaks,” said Thomas
Preining, co-driver of the No. 911 Manthey Porsche 911 GT3 R. “Naturally when
you race the car a lot, you’re very involved because you give a lot of feedback
and hope somebody listens. They did. I believe every upgrade that’s been done
now is positive. We’re steering in the right direction.”
Ford’s evolved Mustang GT3 also sports a new splitter among
its updates and is also present with three cars in the pair of Ford Multimatic
Motorsports entries and the new Myers Riley Motorsports car. Jenson Altzman
completed a shakedown of the brand-new Riley Mustang in Charlotte earlier this
week before the No. 16 arrived in Daytona; he’ll share the car with Felipe
Fraga, Sheena Monk and Romain Grosjean.
“That’s hard to put into
perspective; hopefully it’s a car that goes on to have a lot of history,” said
Altzman, a Ford Performance Junior Team driver who ran the sprint rounds this
year with Gradient Racing. “I didn’t really realize it until driving home from
our shakedown, but to put the first laps on a race car for Bill Riley and Riley
Motorsports is a special opportunity.”
Ferrari’s 296 GT3 EVO ran with the No. 21 Af Corse USA
entry, co-driven by Simon Mann and Tommaso Mosca.
“First time for me driving the EVO and everything went
smoothly with no hiccups,” said Mann, the Motul Petit Le Mans GTD winner and
IMSA Michelin Endurance Cup GTD champion with Lilou Wadoux and Alessandro Pier
Guidi. “We tried a lot of things and went through the program, and the feeling
was quite good. The conditions will be quite different.”
Rahal Letterman Lanigan Racing’s two-pronged test saw a
combination of being “out with the old” and also “in with the new.” The RLL
team helped prepare the BMW M Hybrid V8 GTP cars for BMW M Team WRT as some of
its crew are assisting the running this week. Meanwhile, having just taken
delivery of its own new No. 59 McLaren 720s GT3 EVO, the newly christened
RLL Team McLaren made its GT return for the first time since 2022. McLaren
factory driver Dean MacDonald, Juri Vips and Max Esterson share the car.
Winward Racing’s GTD PRO class No. 48 Mercedes-AMG GT3 also
ran its first laps with the quartet of Scott Noble, Jason Hart, Maxime Martin
and Luca Stolz.
LMP2’s Revised Lineups Premiere
Some of the 10 ORECA LMP2 07
entries in Le Mans Prototype 2 (LMP2) have revised 2026 lineups that premiered
for the first time this test. Two of note come at United Autosports USA and TDS
Racing, where pairings that drove together in 2025 shift teams into 2026.
United adds both Mikkel Jensen and Hunter McElrea to its No.
2 ORECA at least for the Rolex 24. McElrea noted both drivers shifting from TDS
Racing to United were unrelated and coincidental but appreciated the similarity
and continuity in driving alongside Jensen to open the 2026 campaign. Phil
Fayer was confirmed as the team’s first full-season driver, with Ben Hanley set
to complete its Rolex 24 lineup in that car.
TDS, meanwhile, set the Friday pace with its No. 11 ORECA in
the hands of its one returning driver, Charles Milesi. The Frenchman is the
team’s Rolex 24 fourth driver, with the programmer pair of Tobi Lutke and David
Heinemeier Hansson moving over from Era Motorsport and Mathias Beche completing
the set. Lutke and Beche are due to run the full season with “DHH” as its
Michelin Endurance Cup third driver. Heinemeier Hansson said he was settling in
quickly to his new team.
Four LMP2 cars ran in bare carbon liveries this week.
CrowdStrike by APR and Tower Motorsports kept their 2025 liveries, the two
United cars ran in their standard blue and white, AO Racing carried over its
spooky Halloween livery.
Pratt Miller Motorsports premiered a slightly revised gray
and orange livery (above, trailing similar No. 8 Tower car). Pratt Miller’s No.
73 ORECA in the hands of Pietro Fittipaldi led both Practice 3 and 4.
Por: IMSA
Tradução: Autoral
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