Ricardo Maurício brilha em Cuiabá com dobradinha histórica na primeira corrida noturna da Stock Car

 

Ricardo Maurício brilha em Cuiabá com dobradinha histórica na primeira corrida noturna da Stock Car

Na noite de vitória no Autódromo Internacional de Mato Grosso, tricampeão vence sprint e prova principal sob holofotes; Massa crava primeiro pole em pista iluminada.

Cuiabá, 15 de novembro de 2025 — A Stock Car escreveu mais um capítulo marcante em sua história ao promover a primeira corrida noturna da categoria no recém-inaugurado Autódromo Internacional de Mato Grosso, em Cuiabá. Na décima etapa da temporada 2025, o veterano Ricardo Maurício se destacou como o grande protagonista, faturando a vitória na corrida e na prova principal, garantindo uma rara dobradinha em um fim de semana repleto de desafios e inovações.

Um circuito novo e promissor

O autódromo, com seus 4,5 quilômetros de extensão e 13 curvas, revelou um traçado técnico e rápido, combinando retas extensas com setores de curvas flexíveis. A iluminação profissional, instalada especialmente para o evento, garantiu visibilidade plena, permitindo que a Stock Car adentrasse a era das corridas noturnas e aproximasse Cuiabá do nível de grandes competições internacionais. A pista, que já tem dados agendados para receber categorias como Copa Truck, Nascar Brasil e TCR South America, posiciona Mato Grosso como um novo polo do automobilismo brasileiro.

Clima adverso e contratempo logístico

O clima, no entanto, trouxe complicações fora da pista. Um vendaval forte derrubou parte da cobertura de uma arquibancada ainda na quinta-feira, forçando a organização a ajustar a programação e cancelar treinos. Não houve danos graves, mas os danos materiais geraram debates sobre a necessidade de reforços estruturais para eventos de grande porte, gerando maior segurança e confiança do público.

As provas: estratégia e domínio de Maurício

Na sessão de classificação, realizada na noite de sexta-feira (14), Felipe Massa garantiu a pole position com o tempo de 1min47s005, tornando-se o primeiro piloto a conquistar a posição de honra da Stock Car em uma corrida noturna. Atrás dele, Arthur Gama e Rafael Suzuki completaram a primeira fila.

Devido ao regulamento da categoria, os 12 primeiros da classificação foram invertidos para formar o grid do sprint, o que beneficiou Maurício, que largou na pole da primeira corrida. A prova, originalmente programada para a noite, foi especial para a tarde de sábado por conta de chuvas intensas. Maurício dominou a disputa, administrando o ritmo com eficiência e cruzando a linha de chegada à frente de Arthur Leist, em segundo, e Nelson Piquet Jr., em terceiro.

A corrida principal, realizada sob os refletores com o tempo mais estável, foi agitada por três intervenções do safety-car, que embaralharam as estratégias. Largando da 12ª posição, Maurício optou por uma parada antecipada nos boxes durante uma janela obrigatória, aproveitando as neutralizações para assumir a liderança e mantê-la até o fim. Ele foi seguido por Rafael Reis, em segundo, e Cacá Bueno, em terceiro. Felipe Fraga, líder do campeonato, somou pontos importantes ao terminar em oitavo, mesmo sem vitória.

Reflexos no campeonato

A dobradinha de Maurício não foi suficiente para abalar a liderança de Fraga, que ampliou sua vantagem na tabela após a etapa. Com 790 pontos, Fraga segue à frente de Gaetano Di Mauro (722). Maurício, por sua vez, teve um desempenho quase impecável, acumulando a maioria dos pontos possíveis e fortalecendo suas chances nas rodadas finais.

Legado econômico e lições aprendidas

O evento serviu como vitrine para o potencial turístico de Cuiabá, com hotéis lotados e atenção da mídia especializada. O sucesso técnico da pista e o espetáculo noturno consolidaram o autódromo como um espaço relevante no calendário esportivo. Ainda assim, o incidente inicial destacou a urgência de aprimorar a infraestrutura temporária para futuros grandes eventos.

Cuiabá entrou para o mapa do automobilismo com estilo. A primeira noite de corridas da Stock Car encantou os fãs, testou as equipes e pavimentou o caminho para novas atrações no Centro-Oeste. E sob as luzes do novo circuito, Ricardo Maurício se firmou como o herói de uma etapa que já entrou para os anais da categoria.

 

Ricardo Maurício shines in Cuiabá with a historic one-two finish in the first Stock Car night race

On the night of victory at the Autódromo Internacional de Mato Grosso, the three-time champion wins the sprint and the main race under the spotlights; Massa secures his first pole position on an illuminated track.

 

Cuiabá, November 15, 2025 — Stock Car wrote another remarkable chapter in its history by hosting the category's first night race at the newly inaugurated Autódromo Internacional de Mato Grosso in Cuiabá. In the tenth stage of the 2025 season, veteran Ricardo Maurício stood out as the main protagonist, winning the race and the main event, securing a rare one-two finish in a weekend full of challenges and innovations.

 

A new and promising circuit

The racetrack, with its 4.5 kilometers of length and 13 curves, revealed a technical and fast layout, combining long straights with flexible curve sections. Professional lighting, installed specifically for the event, ensured full visibility, allowing Stock Car to enter the era of night racing and bringing Cuiabá closer to the level of major international competitions. The track, which already has dates scheduled to host categories such as Copa Truck, NASCAR Brazil, and TCR South America, positions Mato Grosso as a new hub for Brazilian motorsports.

 

Adverse weather and logistical setbacks

 

The weather, however, brought complications off the track. A strong gale knocked down part of the grandstand roof on Thursday, forcing the organization to adjust the schedule and cancel practice sessions. There was no serious damage, but the material damage generated debate about the need for structural reinforcements for large-scale events, generating greater safety and public confidence.

 

The races: strategy and dominance of Maurício

In the qualifying session, held on Friday night (14), Felipe Massa secured pole position with a time of 1min47s005, becoming the first driver to achieve the top spot in Stock Car at night. Behind him, Arthur Gama and Rafael Suzuki completed the front row.

 

Due to the category regulations, the top 12 in qualifying were reversed to form the sprint grid, which benefited Maurício, who started from pole position in the first race. The race, originally scheduled for the evening, was special for Saturday afternoon due to heavy rain. Maurício dominated the race, managing the pace efficiently and crossing the finish line ahead of Arthur Leist, in second, and Nelson Piquet Jr., in third.

 

The main race, held under floodlights with more stable weather, was shaken up by three safety car interventions, which scrambled the strategies. Starting from 12th position, Maurício opted for an early pit stop during a mandatory window, taking advantage of the neutralizations to take the lead and maintain it until the end. He was followed by Rafael Reis in second and Cacá Bueno in third. Felipe Fraga, the championship leader, scored important points by finishing eighth, even without a victory.

 

Championship Impact

Maurício's one-two finish wasn't enough to shake Fraga's lead, who extended his advantage in the standings after the stage. With 790 points, Fraga remains ahead of Gaetano Di Mauro (722). Maurício, in turn, had an almost flawless performance, accumulating the majority of possible points and strengthening his chances in the final rounds.

 

Economic Legacy and Lessons Learned

The event served as a showcase for Cuiabá's tourism potential, with hotels fully booked and attention from specialized media. The technical success of the track and the nighttime spectacle consolidated the racetrack as a relevant space on the sporting calendar. Still, the initial incident highlighted the urgency of improving temporary infrastructure for future major events.

 

Cuiabá entered the motorsport map in style. The first night of Stock Car races delighted fans, tested the teams, and paved the way for new attractions in the Midwest. And under the lights of the new circuit, Ricardo Maurício established himself as the hero of a stage that has already entered the annals of the category.

 

Por: Ana Elisa 
@ana_arquiteturaevelocidade
Tradução: Autoral 
Informações/dados: Stock car 

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