Ricardo Maurício brilha em Cuiabá com dobradinha histórica na primeira corrida noturna da Stock Car
Ricardo Maurício brilha em Cuiabá com dobradinha
histórica na primeira corrida noturna da Stock Car
Na noite de vitória no Autódromo Internacional de Mato
Grosso, tricampeão vence sprint e prova principal sob holofotes; Massa crava
primeiro pole em pista iluminada.
Cuiabá, 15 de novembro de 2025 — A Stock Car escreveu mais
um capítulo marcante em sua história ao promover a primeira corrida noturna da
categoria no recém-inaugurado Autódromo Internacional de Mato Grosso, em
Cuiabá. Na décima etapa da temporada 2025, o veterano Ricardo Maurício se
destacou como o grande protagonista, faturando a vitória na corrida e na prova
principal, garantindo uma rara dobradinha em um fim de semana repleto de
desafios e inovações.
Um circuito novo e promissor
O autódromo, com seus 4,5 quilômetros de extensão e 13
curvas, revelou um traçado técnico e rápido, combinando retas extensas com
setores de curvas flexíveis. A iluminação profissional, instalada especialmente
para o evento, garantiu visibilidade plena, permitindo que a Stock Car
adentrasse a era das corridas noturnas e aproximasse Cuiabá do nível de grandes
competições internacionais. A pista, que já tem dados agendados para receber
categorias como Copa Truck, Nascar Brasil e TCR South America, posiciona Mato
Grosso como um novo polo do automobilismo brasileiro.
Clima adverso e contratempo logístico
O clima, no entanto, trouxe complicações fora da pista. Um
vendaval forte derrubou parte da cobertura de uma arquibancada ainda na
quinta-feira, forçando a organização a ajustar a programação e cancelar
treinos. Não houve danos graves, mas os danos materiais geraram debates sobre a
necessidade de reforços estruturais para eventos de grande porte, gerando maior
segurança e confiança do público.
As provas: estratégia e domínio de Maurício
Na sessão de classificação, realizada na noite de
sexta-feira (14), Felipe Massa garantiu a pole position com o tempo de
1min47s005, tornando-se o primeiro piloto a conquistar a posição de honra da
Stock Car em uma corrida noturna. Atrás dele, Arthur Gama e Rafael Suzuki
completaram a primeira fila.
Devido ao regulamento da categoria, os 12 primeiros da
classificação foram invertidos para formar o grid do sprint, o que beneficiou
Maurício, que largou na pole da primeira corrida. A prova, originalmente
programada para a noite, foi especial para a tarde de sábado por conta de
chuvas intensas. Maurício dominou a disputa, administrando o ritmo com
eficiência e cruzando a linha de chegada à frente de Arthur Leist, em segundo,
e Nelson Piquet Jr., em terceiro.
A corrida principal, realizada sob os refletores com o tempo
mais estável, foi agitada por três intervenções do safety-car, que embaralharam
as estratégias. Largando da 12ª posição, Maurício optou por uma parada
antecipada nos boxes durante uma janela obrigatória, aproveitando as
neutralizações para assumir a liderança e mantê-la até o fim. Ele foi seguido
por Rafael Reis, em segundo, e Cacá Bueno, em terceiro. Felipe Fraga, líder do
campeonato, somou pontos importantes ao terminar em oitavo, mesmo sem vitória.
Reflexos no campeonato
A dobradinha de Maurício não foi suficiente para abalar a
liderança de Fraga, que ampliou sua vantagem na tabela após a etapa. Com 790
pontos, Fraga segue à frente de Gaetano Di Mauro (722). Maurício, por sua vez,
teve um desempenho quase impecável, acumulando a maioria dos pontos possíveis e
fortalecendo suas chances nas rodadas finais.
Legado econômico e lições aprendidas
O evento serviu como vitrine para o potencial turístico de
Cuiabá, com hotéis lotados e atenção da mídia especializada. O sucesso técnico
da pista e o espetáculo noturno consolidaram o autódromo como um espaço
relevante no calendário esportivo. Ainda assim, o incidente inicial destacou a
urgência de aprimorar a infraestrutura temporária para futuros grandes eventos.
Cuiabá entrou para o mapa do automobilismo com estilo. A
primeira noite de corridas da Stock Car encantou os fãs, testou as equipes e
pavimentou o caminho para novas atrações no Centro-Oeste. E sob as luzes do
novo circuito, Ricardo Maurício se firmou como o herói de uma etapa que já
entrou para os anais da categoria.
Ricardo Maurício shines in Cuiabá with a historic one-two
finish in the first Stock Car night race
On the night of victory at the Autódromo Internacional de
Mato Grosso, the three-time champion wins the sprint and the main race under
the spotlights; Massa secures his first pole position on an illuminated track.
Cuiabá, November 15, 2025 — Stock Car wrote another
remarkable chapter in its history by hosting the category's first night race at
the newly inaugurated Autódromo Internacional de Mato Grosso in Cuiabá. In the
tenth stage of the 2025 season, veteran Ricardo Maurício stood out as the main
protagonist, winning the race and the main event, securing a rare one-two
finish in a weekend full of challenges and innovations.
A new and promising circuit
The racetrack, with its 4.5 kilometers of length and 13
curves, revealed a technical and fast layout, combining long straights with
flexible curve sections. Professional lighting, installed specifically for the
event, ensured full visibility, allowing Stock Car to enter the era of night
racing and bringing Cuiabá closer to the level of major international
competitions. The track, which already has dates scheduled to host categories
such as Copa Truck, NASCAR Brazil, and TCR South America, positions Mato Grosso
as a new hub for Brazilian motorsports.
Adverse weather and logistical setbacks
The weather, however, brought complications off the track. A
strong gale knocked down part of the grandstand roof on Thursday, forcing the
organization to adjust the schedule and cancel practice sessions. There was no
serious damage, but the material damage generated debate about the need for
structural reinforcements for large-scale events, generating greater safety and
public confidence.
The races: strategy and dominance of Maurício
In the qualifying session, held on Friday night (14), Felipe
Massa secured pole position with a time of 1min47s005, becoming the first
driver to achieve the top spot in Stock Car at night. Behind him, Arthur Gama
and Rafael Suzuki completed the front row.
Due to the category regulations, the top 12 in qualifying
were reversed to form the sprint grid, which benefited Maurício, who started
from pole position in the first race. The race, originally scheduled for the
evening, was special for Saturday afternoon due to heavy rain. Maurício
dominated the race, managing the pace efficiently and crossing the finish line
ahead of Arthur Leist, in second, and Nelson Piquet Jr., in third.
The main race, held under floodlights with more stable
weather, was shaken up by three safety car interventions, which scrambled the
strategies. Starting from 12th position, Maurício opted for an early pit stop
during a mandatory window, taking advantage of the neutralizations to take the
lead and maintain it until the end. He was followed by Rafael Reis in second
and Cacá Bueno in third. Felipe Fraga, the championship leader, scored
important points by finishing eighth, even without a victory.
Championship Impact
Maurício's one-two finish wasn't enough to shake Fraga's
lead, who extended his advantage in the standings after the stage. With 790
points, Fraga remains ahead of Gaetano Di Mauro (722). Maurício, in turn, had
an almost flawless performance, accumulating the majority of possible points
and strengthening his chances in the final rounds.
Economic Legacy and Lessons Learned
The event served as a showcase for Cuiabá's tourism
potential, with hotels fully booked and attention from specialized media. The
technical success of the track and the nighttime spectacle consolidated the
racetrack as a relevant space on the sporting calendar. Still, the initial
incident highlighted the urgency of improving temporary infrastructure for
future major events.
Cuiabá entered the motorsport map in style. The first night
of Stock Car races delighted fans, tested the teams, and paved the way for new
attractions in the Midwest. And under the lights of the new circuit, Ricardo
Maurício established himself as the hero of a stage that has already entered
the annals of the category.
Por: Ana Elisa
@ana_arquiteturaevelocidade
Tradução: Autoral
Informações/dados: Stock car
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